Contributos para a uniformização e melhoria de processos transversais, fomentando o conhecimento organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Maria Inês Ferreira e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32714
Resumo: O presente relatório apresenta um projeto, desenvolvido em contexto industrial, numa organização de renome nos setores Energia, do Ambiente e Indústria, da Mobilidade e dos Transportes. Face ao crescimento tecnológico das sociedades, as empresas vêm-se obrigadas a adaptar as suas estratégias para conseguir responder aos requisitos do mercado e alcançar a vantagem competitiva que tanto anseiam. Neste paradigma digital, as organizações tendem a focarem-se nos seus processos de negócio de modo a conseguirem cadeias de valor mais eficientes. A Gestão Orientada por Processos é uma prática que enfatiza os processos de negócio, concentrando-se essencialmente nos resultados alcançados e na satisfação do cliente. O contexto tecnológico gera uma enormidade de dados digitalizados que necessitam ser tratados e visualizados para suportar a tomada de decisão. A Visualização de Dados descodifica estes dados e disponibiliza-os, em termos visuais, de forma a que estes sejam compreendidos pelas pessoas. O ambiente de mudança, impulsionado pelo paradigma digital, leva a que as organizações sintam a necessidade de reter o conhecimento dentro da empresa. A Gestão do Conhecimento integra práticas que procuram manter o conhecimento tácito dentro das organizações, evitando que este seja perdido com a saída dos colaboradores. A aplicação de metodologias BPM, mais especificamente BPMN, facilitam a representação do conhecimento tácito dos colaboradores, tornando-o explícito, permitindo que este seja facilmente comunicado e transmitido. Por outro lado, a Visualização de Dados disponibiliza o conhecimento explícito, em termos visuais, auxiliando o processo de aquisição de conhecimento por parte do ser humano. Neste sentido, este trabalho, alicerçado numa revisão de literatura, apresenta uma contribuição da integração da Gestão Orientada a Processos, da Visualização de Dados e da Gestão do Conhecimento. O projeto envolveu, numa primeira etapa, a utilização de metodologias BPM para a uniformização e melhoria de um processo comercial transversal e, posteriormente, a conceção de uma página de Registo de Oportunidades de Melhoria. Para o desenvolvimento da página foram utilizadas ferramentas como o Microsoft PowerApps, para a construção do formulário, o Microsoft PowerBI para o controlo das oportunidades de melhoria registadas e o Microsoft SharePoint para a conceptualização da página. Os resultados apontam que tanto a dashboard como a gestão orientada a processos contribuem para a unificação do grupo e fomentam o conhecimento organizacional.
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O contexto tecnológico gera uma enormidade de dados digitalizados que necessitam ser tratados e visualizados para suportar a tomada de decisão. A Visualização de Dados descodifica estes dados e disponibiliza-os, em termos visuais, de forma a que estes sejam compreendidos pelas pessoas. O ambiente de mudança, impulsionado pelo paradigma digital, leva a que as organizações sintam a necessidade de reter o conhecimento dentro da empresa. A Gestão do Conhecimento integra práticas que procuram manter o conhecimento tácito dentro das organizações, evitando que este seja perdido com a saída dos colaboradores. A aplicação de metodologias BPM, mais especificamente BPMN, facilitam a representação do conhecimento tácito dos colaboradores, tornando-o explícito, permitindo que este seja facilmente comunicado e transmitido. Por outro lado, a Visualização de Dados disponibiliza o conhecimento explícito, em termos visuais, auxiliando o processo de aquisição de conhecimento por parte do ser humano. Neste sentido, este trabalho, alicerçado numa revisão de literatura, apresenta uma contribuição da integração da Gestão Orientada a Processos, da Visualização de Dados e da Gestão do Conhecimento. O projeto envolveu, numa primeira etapa, a utilização de metodologias BPM para a uniformização e melhoria de um processo comercial transversal e, posteriormente, a conceção de uma página de Registo de Oportunidades de Melhoria. Para o desenvolvimento da página foram utilizadas ferramentas como o Microsoft PowerApps, para a construção do formulário, o Microsoft PowerBI para o controlo das oportunidades de melhoria registadas e o Microsoft SharePoint para a conceptualização da página. Os resultados apontam que tanto a dashboard como a gestão orientada a processos contribuem para a unificação do grupo e fomentam o conhecimento organizacional.This report presents a project, developed in an industrial context within a prestigious organization in the energy, environment and industry, mobility and transport sectors. Nowadays, given the technological growth of societies, companies are forced to adapt their strategies in order to meet the demands of the market and thus achieve the desired competitive advantage. In today’s digital paradigm, organizations are shifting their focus to their business processes in order to reach a more efficient supply chain. Business Process Orientation is a practice that puts the business process first by ensuring that customer satisfaction and end results are the focus. In today’s world, the technological environment generates a vast quantity of digitized data that needs to be analized and visualized to support decision making. Data visualization enables people to understand data by decoding it and making it visually accessible. In a changing environment driven by the digital paradigm, organizations must preserve employees knowledge, with special focus on the tacit one. Knowledge Management integrates practices to preserve tacit knowledge within organizations and avoid the loss of knowledge when employees leave the organization. The application of BPM methodology, more specifically BPMN, facilitates the representation of tacit knowledge of employees by making it explicit and thus easy to communicate. On the other hand, Data Visualization makes explicit knowledge available in visual form and thus supports people in acquiring knowledge. In this sense, supported by a literature review, this paper presents the contribution of business process orientation, data visualization and knowledge management. The first phase of the project focused on the use of BPM to uniformize and improve of transversal commercial process, and then on the design of a register page for improvement opportunities. For the development of the page the following tools were used: Microsoft PowerApps for the elaboration of the form, Microsoft Power BI to control the input of improvement opportunities and finally, Microsoft SharePoint for the page design. The results show that both dashboards and business process orientation promote the organizational knowledge.2026-07-29T00:00:00Z2021-07-21T00:00:00Z2021-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32714porFreire, Maria Inês Ferreira einfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:56Zoai:ria.ua.pt:10773/32714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:16.509130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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