O que vemos quando lemos – Linguagens gráficas comparadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cândido, Maria de Fátima Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/58529
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
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spelling O que vemos quando lemos – Linguagens gráficas comparadasArte e designCultura visualEnsino artísticoInterdisciplinaridadeRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO relatório que se apresenta é referente à prática de ensino supervisionada de uma unidade didática implementada na Escola Secundária Manuel Cargaleiro, na disciplina de Oficina de Artes (12ºAno), no ano letivo de 2020/21, no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional IV, do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo e no Ensino Secundário. Com o fim de responder ao projeto interdisciplinar de cidadania de escola Sentir a Cores, Cesário Verde - leitura e aferição dos sentidos, foi explorado o processo de criação do objeto artístico, sob o conceito de “contaminação” numa analogia a questões ambientais, mas também, como meio de interseção das linguagens da arte e do design, mediadas pelo texto literário, tendo como mote o binómio campo-cidade, proveniente da poesia de Cesário Verde. Adotou-se o objeto livro, enquanto ferramenta pedagógica, potenciadora do cruzamento de linguagens gráficas, processos e técnicas distintos, e como tal, favorável à realização do projeto interdisciplinar, levando a turma a entender a importância da sua fusão para tocar o lado emocional do público, dando ao livro convencional uma outra dimensão. Explorou-se a natureza bi e tridimensional do objeto, atendendo ao programa de Oficina de Artes e são abordadas áreas de desenho, ilustração (literal e não literal), arte, literatura e design através das quais, os alunos aprendem a distinguir um trabalho autoral de um trabalho de design. O problema em estudo, parte das fragilidades evidenciadas, relativamente ao grau de motivação e entrega, distintos no Turno 2 em relação ao Turno 1. As estratégias de ensino adotadas, permitiram encontrar a sua causa e uma possível forma de o resolver. Incluíram uma pedagogia ativa, contando com a abertura da sala de aula ao contacto com a vida real através de um ilustrador profissional; a abordagem ao processo de leitura de Peter Mendelsund como ferramenta de desenvolvimento da imaginação; a partilha de referências da arte contemporânea; a criação de uma drive de apoio na classroom; a utilização de materiais convencionais, não-convencionais e ferramentas digitais; enunciados e informação de apoio; a mobilização de conhecimentos provenientes, das disciplinas envolvidas; a aplicação da metodologia de projeto, aliada à avaliação diagnóstica e autoavaliação complementadas pela avaliação formativa e agilização do feedback.The report presented refers to the supervised teaching practice of a didactic unit implemented at the Manuel Cargaleiro Secondary School, in the Oficina de Artes (12th grade), in the academic year 2020/21, within the scope of the Initiation to Practice course unit. Professional IV, of the Master in Visual Arts Teaching in the 3rd cycle and in Secondary Education. In order to respond to the interdisciplinary project of citizenship of the Sentir a Cores Cesário Verde - reading and measuring the senses school, the process of creation of the artistic object was explored, under the concept of "contamination" in an analogy to environmental issues, but also, as a means of intersection between the languages of art and design, mediated by the literary text, having as a motto the country-city binomial, from the poetry of Cesário Verde. The book object was adopted as a pedagogical tool, potentiating the crossing of different graphic languages, processes and techniques, and as such, favorable to the realization of the interdisciplinary project, leading the class to understand the importance of its fusion to touch the emotional side of the subject. public, giving the conventional book another dimension. The bi and three-dimensional nature of the object was explored, attending the Arts Workshop program and areas of drawing, illustration (literal and non-literal), art, literature and design through which students learn to distinguish an authorial work from a design job. The problem under study is based on the weaknesses highlighted, regarding the degree of motivation and delivery, different in Shift 2 in relation to Shift 1. The teaching strategies adopted allowed to find its cause and a possible way to solve it. They included an active pedagogy, with the opening of the classroom to contact with real life through a professional illustrator; Peter Mendelsund's approach to the reading process as a tool for developing imagination; sharing contemporary art references; the creation of a support drive in the Classroom platform; the use of conventional, unconventional materials and digital tools; statements and supporting information; the mobilization of knowledge from the disciplines involved; the application of the project methodology, combined with diagnostic and self-assessment complemented by formative assessment and speeding up feedback.Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaCândido, Maria de Fátima Costa2023-07-07T15:21:53Z2022-12-162022-10-112022-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58529porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:07:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:46.133101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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