Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/58526 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_6ffb3c92b7c0f153a31fdfebc962dacc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/58526 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuaisMultimédiaAnimaçãoArte digitalEducação artísticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente projeto de implementação foi realizado na Escola Secundária Pedro Nunes, com uma turma do 12º ano do Curso de Artes Visuais, e teve como objetivo explorar o impacto das artes digitais no ensino multimédia, nomeadamente a ligação entre o desenho e a animação digital. Foi este o ponto de partida para o desenvolvimento da Unidade Didática Desenho Agitado, relacionada com a ilusão de movimento, que se manifesta ambos em imagens únicas e em conjuntos de imagens em sequência, englobando a criação de uma animação através de desenhos de gesto. Esta unidade didática foi intitulada “Desenho Agitado” e remete para a necessidade de “agitar”, metaforicamente e figurativamente, o desenho - a sua relação para com a arte digital, o seu lugar no currículo de disciplinas como Oficina de Multimédia B, neste caso, através da animação. A partir da análise do contexto educativo, artístico, escolar e curricular, e das questões da prática pedagógica no Ensino Artístico, foi pelo paradigma da criação de movimento e da sua dimensão fulcral na aprendizagem artística, que se criou o presente projeto pedagógico, com o qual se pretendeu uma ação educativa conducente a aprendizagens significativas, tanto da parte dos alunos como da professora estagiária. A criação deste projeto tem em mente duas metas essenciais: primeiramente, projeta-se que os alunos explorem e dominem as potencialidades do desenho de gesto e assimilem, concetual e materialmente, o processo da animação; posteriormente, a interpretação e desconstrução do movimento próprio e a sua projeção numa animação 2D através do uso de software de arte digital.The present implementation project was carried out at Pedro Nunes Secondary School, with a 12th grade class of the Visual Arts Course, and aimed to explore the impact of digital arts in multimedia teaching, namely the connection between drawing and digital animation. This was the starting point for the development of the Didactic Unit Agitated Drawing, related to the illusion of movement that manifests itself in a single image and through a set of images in sequence, encompassing the creation of an animation through a sequence of gesture drawing. This didactic unit was entitled "Agitated Drawing" and refers to the need to "agitate", metaphorically and figuratively, drawing - its relationship to digital art, its place in the curriculum of subjects such as Multimedia Workshop B, in this case through animation. From the analysis of the educational, artistic, school and curricular context, and from the issues of pedagogical practice in Art Education, it was through the paradigm of movement creation and its central dimension in artistic learning, that the present pedagogical project was created, with which we intended an educational action leading to significant learning, both by the students and by the trainee teacher. The creation of this project has two essential goals in mind: firstly, it aims for students to explore and master the potentialities of gesture drawing and assimilate, conceptually and materially, the animation process; secondly, the interpretation and deconstruction of their own movement and its projection in 2D animation through the use of digital art software.Afonso, Joana, 1989-Repositório da Universidade de LisboaCoelho, Margarida Barreto2023-07-07T15:04:51Z2023-05-162023-04-042023-05-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58526porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:07:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:46.088490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuais |
title |
Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuais |
spellingShingle |
Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuais Coelho, Margarida Barreto Multimédia Animação Arte digital Educação artística Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuais |
title_full |
Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuais |
title_fullStr |
Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuais |
title_full_unstemmed |
Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuais |
title_sort |
Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuais |
author |
Coelho, Margarida Barreto |
author_facet |
Coelho, Margarida Barreto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Afonso, Joana, 1989- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Margarida Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimédia Animação Arte digital Educação artística Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Multimédia Animação Arte digital Educação artística Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-07T15:04:51Z 2023-05-16 2023-04-04 2023-05-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/58526 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/58526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134642467504128 |