O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Bianor
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maurício, Paulo, Teodoro, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16465
Resumo: Em educação, os wikis têm ganho uma crescente popularidade. A presente investigação pretende analisar o uso de cadernos de laboratório virtuais, realizados com recurso a um wiki, numa instituição de ensino superior em Portugal. Neste artigo, foca-se a atenção no tipo de interação que se desenvolveu entre os estudantes, em grupos de trabalho de 2 ou 3 elementos, aquando da elaboração do caderno de laboratório virtual. Com esse objetivo, analisou-se o tipo de edição e compararam-se versões sucessivas de páginas do caderno, de uma amostra de grupos que frequentaram uma unidade curricular de biologia, no âmbito da formação inicial de educadores e professores dos 1.º e 2.ºciclos. Procedeu-se à categorização de contribuições individuais para o wiki e os dados obtidos foram analisados usando uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados contribuem para enriquecer a compreensão acerca do uso dos wikis em projetos educacionais de cariz colaborativo.
id RCAP_ef08ac702d1423ea12ea7b7e217ac733
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativoEnsino-aprendizagem colaborativoFormação inicial de educadoresFormação inicial de professoresWikisEm educação, os wikis têm ganho uma crescente popularidade. A presente investigação pretende analisar o uso de cadernos de laboratório virtuais, realizados com recurso a um wiki, numa instituição de ensino superior em Portugal. Neste artigo, foca-se a atenção no tipo de interação que se desenvolveu entre os estudantes, em grupos de trabalho de 2 ou 3 elementos, aquando da elaboração do caderno de laboratório virtual. Com esse objetivo, analisou-se o tipo de edição e compararam-se versões sucessivas de páginas do caderno, de uma amostra de grupos que frequentaram uma unidade curricular de biologia, no âmbito da formação inicial de educadores e professores dos 1.º e 2.ºciclos. Procedeu-se à categorização de contribuições individuais para o wiki e os dados obtidos foram analisados usando uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados contribuem para enriquecer a compreensão acerca do uso dos wikis em projetos educacionais de cariz colaborativo.RCIPLValente, BianorMaurício, PauloTeodoro, Ana2023-09-12T12:33:41Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16465porValente, B., Maurício, P., Teodoro, A. (2017). O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo. Investigar em Educação 2(6), 59-80.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-13T02:16:03Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:07.534244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo
title O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo
spellingShingle O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo
Valente, Bianor
Ensino-aprendizagem colaborativo
Formação inicial de educadores
Formação inicial de professores
Wikis
title_short O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo
title_full O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo
title_fullStr O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo
title_full_unstemmed O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo
title_sort O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo
author Valente, Bianor
author_facet Valente, Bianor
Maurício, Paulo
Teodoro, Ana
author_role author
author2 Maurício, Paulo
Teodoro, Ana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Bianor
Maurício, Paulo
Teodoro, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem colaborativo
Formação inicial de educadores
Formação inicial de professores
Wikis
topic Ensino-aprendizagem colaborativo
Formação inicial de educadores
Formação inicial de professores
Wikis
description Em educação, os wikis têm ganho uma crescente popularidade. A presente investigação pretende analisar o uso de cadernos de laboratório virtuais, realizados com recurso a um wiki, numa instituição de ensino superior em Portugal. Neste artigo, foca-se a atenção no tipo de interação que se desenvolveu entre os estudantes, em grupos de trabalho de 2 ou 3 elementos, aquando da elaboração do caderno de laboratório virtual. Com esse objetivo, analisou-se o tipo de edição e compararam-se versões sucessivas de páginas do caderno, de uma amostra de grupos que frequentaram uma unidade curricular de biologia, no âmbito da formação inicial de educadores e professores dos 1.º e 2.ºciclos. Procedeu-se à categorização de contribuições individuais para o wiki e os dados obtidos foram analisados usando uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados contribuem para enriquecer a compreensão acerca do uso dos wikis em projetos educacionais de cariz colaborativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2023-09-12T12:33:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16465
url http://hdl.handle.net/10400.21/16465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Valente, B., Maurício, P., Teodoro, A. (2017). O uso de uma ferramenta web 2.0 para um ensino-aprendizagem colaborativo. Investigar em Educação 2(6), 59-80.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133558613213184