Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Solórzano, Lorena Salazar
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: López, Susana Murillo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/820
Resumo: Este estudo centra-se em duas das competências transversais fundamentais na formação inicial de professores de matemática, Aprendizagem Autônoma (AA) e Trabalho Colaborativo (TC). Os resultados de uma investigação com base em uma experiência de sala de aula onde se implementou uma metodologia que se desenvolve essas competências em um curso de variável complexa para futuros professores de matemática. O estudo evidencia que a introdução de AA e TC, de froma conjunta, permite, em primeira instância, uma aprendizagem individual que, se refornçado através do trabalho colaborativo dos estudantes, permite aos professores realizar atividades para reforçar conceitos e conexões intra-matemáticos, otimiza o tempo de contato entre professor e alunos, resultando em aulas mais ricas, eficientes e rentáveis ​​e, portanto, um aprendizado mais profundo e significativo de conceitos matemáticos é obtida.
id UESB-7_3a99f0d569baa7fc16fb48548f3117e6
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/820
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemáticaAprendizagem autónomaTrabalho colaborativoFormação inicialEducação matemáticaProfessores de MatemáticaEste estudo centra-se em duas das competências transversais fundamentais na formação inicial de professores de matemática, Aprendizagem Autônoma (AA) e Trabalho Colaborativo (TC). Os resultados de uma investigação com base em uma experiência de sala de aula onde se implementou uma metodologia que se desenvolve essas competências em um curso de variável complexa para futuros professores de matemática. O estudo evidencia que a introdução de AA e TC, de froma conjunta, permite, em primeira instância, uma aprendizagem individual que, se refornçado através do trabalho colaborativo dos estudantes, permite aos professores realizar atividades para reforçar conceitos e conexões intra-matemáticos, otimiza o tempo de contato entre professor e alunos, resultando em aulas mais ricas, eficientes e rentáveis ​​e, portanto, um aprendizado mais profundo e significativo de conceitos matemáticos é obtida.Edições UESB2015-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/820Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 35-53Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 35-53Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 35-532178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/820/694Solórzano, Lorena SalazarLópez, Susana Murilloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:04:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/820Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:04:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática
title Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática
spellingShingle Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática
Solórzano, Lorena Salazar
Aprendizagem autónoma
Trabalho colaborativo
Formação inicial
Educação matemática
Professores de Matemática
title_short Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática
title_full Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática
title_fullStr Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática
title_full_unstemmed Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática
title_sort Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática
author Solórzano, Lorena Salazar
author_facet Solórzano, Lorena Salazar
López, Susana Murillo
author_role author
author2 López, Susana Murillo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Solórzano, Lorena Salazar
López, Susana Murillo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem autónoma
Trabalho colaborativo
Formação inicial
Educação matemática
Professores de Matemática
topic Aprendizagem autónoma
Trabalho colaborativo
Formação inicial
Educação matemática
Professores de Matemática
description Este estudo centra-se em duas das competências transversais fundamentais na formação inicial de professores de matemática, Aprendizagem Autônoma (AA) e Trabalho Colaborativo (TC). Os resultados de uma investigação com base em uma experiência de sala de aula onde se implementou uma metodologia que se desenvolve essas competências em um curso de variável complexa para futuros professores de matemática. O estudo evidencia que a introdução de AA e TC, de froma conjunta, permite, em primeira instância, uma aprendizagem individual que, se refornçado através do trabalho colaborativo dos estudantes, permite aos professores realizar atividades para reforçar conceitos e conexões intra-matemáticos, otimiza o tempo de contato entre professor e alunos, resultando em aulas mais ricas, eficientes e rentáveis ​​e, portanto, um aprendizado mais profundo e significativo de conceitos matemáticos é obtida.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/820
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/820/694
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 11 n. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 35-53
Práxis Educacional; Vol. 11 Núm. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 35-53
Práxis Educacional; Vol. 11 No. 19 (2015): Formação de Professores de Matemática e de Ciências; 35-53
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815975055360