Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9885 |
Resumo: | Nos últimos anos temos assistido a uma mudança do papel que é considerado ser o da escola, em particular o da escola pública. Das escolas espera-se o cumprimento das novas orientações centrais e também a sua responsabilização na procura das soluções mais eficazes para o seu desempenho, tendo sido notória uma crescente pressão sobre estas organizações educativas relativamente aos resultados escolares obtidos. Neste estudo, procuramos analisar o impacto dessa pressão a que as escolas são sujeitas, no que concerne aos resultados escolares, procurando refletir sobre as respostas possíveis, pensando sempre a Escola como um lugar onde se prepare academicamente os alunos mas que também os forme enquanto futuros cidadãos, que desejamos capazes de exercer uma cidadania ativa e critica. Centrando o estudo de caso numa escola do Grande Porto, procuramos perceber como percepcionam os professores esta pressão e, que alterações daí decorrem na dinâmica/organização escolar, utilizando a técnica de inquérito por focus group, a lideranças intermédias, e questionário, a todos os docentes, bem como a técnica de análise documental, às atas de órgãos de coordenação e supervisão. Por fim foi elaborado um Plano de ação que visou delinear estratégias que ajudem no desenvolvimento de melhores aprendizagens e, portanto, promovam o sucesso dos alunos bem como a qualidade desse sucesso. |
id |
RCAP_ef1c009de35b47dc6d37c4e7cb302cc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9885 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolarResultados escolaresDinâmica escolarMelhoria das aprendizagensSchool resultsSchool dynamicsLearning improvementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNos últimos anos temos assistido a uma mudança do papel que é considerado ser o da escola, em particular o da escola pública. Das escolas espera-se o cumprimento das novas orientações centrais e também a sua responsabilização na procura das soluções mais eficazes para o seu desempenho, tendo sido notória uma crescente pressão sobre estas organizações educativas relativamente aos resultados escolares obtidos. Neste estudo, procuramos analisar o impacto dessa pressão a que as escolas são sujeitas, no que concerne aos resultados escolares, procurando refletir sobre as respostas possíveis, pensando sempre a Escola como um lugar onde se prepare academicamente os alunos mas que também os forme enquanto futuros cidadãos, que desejamos capazes de exercer uma cidadania ativa e critica. Centrando o estudo de caso numa escola do Grande Porto, procuramos perceber como percepcionam os professores esta pressão e, que alterações daí decorrem na dinâmica/organização escolar, utilizando a técnica de inquérito por focus group, a lideranças intermédias, e questionário, a todos os docentes, bem como a técnica de análise documental, às atas de órgãos de coordenação e supervisão. Por fim foi elaborado um Plano de ação que visou delinear estratégias que ajudem no desenvolvimento de melhores aprendizagens e, portanto, promovam o sucesso dos alunos bem como a qualidade desse sucesso.In recent years we have witnessed a change in the role of what school is considered to be, in particular the State School. Schools are expected to comply with the new central guidelines and with the responsibility in finding the most effective solutions for their performance. The increasing pressure on these educational organizations for school results is evident. In this study, we have analyzed the impact of the pressure to which schools are subject, with regard to school results, seeking to reflect on possible responses, always considering the school as a place to academically prepare students and also educate future citizens who want to be engaged in an active citizenship. Centering the case study in a school of Oporto, we seek to understand how the teachers’ perception of this pressure and the changes resulting therefrom affect the dynamic of the school organization , by using the survey technique of focus group, the intermediate leaderships, questionnaires to all teachers, document analysis technique, coordination and supervision proceedings . Finally an Action Plan was elaborated. This Plan aimed at outlining strategies to help in the development of better learning and thus promoting the success of students and the quality of that success.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDiogo, Fernando Luís TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRuivo, Maria de Lurdes Ribeiro de Sousa2017-06-06T14:04:05Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9885TID:201711559porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:46:49Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:21.827310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar |
title |
Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar |
spellingShingle |
Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar Ruivo, Maria de Lurdes Ribeiro de Sousa Resultados escolares Dinâmica escolar Melhoria das aprendizagens School results School dynamics Learning improvement Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar |
title_full |
Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar |
title_fullStr |
Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar |
title_full_unstemmed |
Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar |
title_sort |
Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar |
author |
Ruivo, Maria de Lurdes Ribeiro de Sousa |
author_facet |
Ruivo, Maria de Lurdes Ribeiro de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Diogo, Fernando Luís Teixeira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruivo, Maria de Lurdes Ribeiro de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resultados escolares Dinâmica escolar Melhoria das aprendizagens School results School dynamics Learning improvement Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Resultados escolares Dinâmica escolar Melhoria das aprendizagens School results School dynamics Learning improvement Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Nos últimos anos temos assistido a uma mudança do papel que é considerado ser o da escola, em particular o da escola pública. Das escolas espera-se o cumprimento das novas orientações centrais e também a sua responsabilização na procura das soluções mais eficazes para o seu desempenho, tendo sido notória uma crescente pressão sobre estas organizações educativas relativamente aos resultados escolares obtidos. Neste estudo, procuramos analisar o impacto dessa pressão a que as escolas são sujeitas, no que concerne aos resultados escolares, procurando refletir sobre as respostas possíveis, pensando sempre a Escola como um lugar onde se prepare academicamente os alunos mas que também os forme enquanto futuros cidadãos, que desejamos capazes de exercer uma cidadania ativa e critica. Centrando o estudo de caso numa escola do Grande Porto, procuramos perceber como percepcionam os professores esta pressão e, que alterações daí decorrem na dinâmica/organização escolar, utilizando a técnica de inquérito por focus group, a lideranças intermédias, e questionário, a todos os docentes, bem como a técnica de análise documental, às atas de órgãos de coordenação e supervisão. Por fim foi elaborado um Plano de ação que visou delinear estratégias que ajudem no desenvolvimento de melhores aprendizagens e, portanto, promovam o sucesso dos alunos bem como a qualidade desse sucesso. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-06-06T14:04:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/9885 TID:201711559 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/9885 |
identifier_str_mv |
TID:201711559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131399871004672 |