Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruivo, Maria de Lurdes Ribeiro de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9885
Resumo: Nos últimos anos temos assistido a uma mudança do papel que é considerado ser o da escola, em particular o da escola pública. Das escolas espera-se o cumprimento das novas orientações centrais e também a sua responsabilização na procura das soluções mais eficazes para o seu desempenho, tendo sido notória uma crescente pressão sobre estas organizações educativas relativamente aos resultados escolares obtidos. Neste estudo, procuramos analisar o impacto dessa pressão a que as escolas são sujeitas, no que concerne aos resultados escolares, procurando refletir sobre as respostas possíveis, pensando sempre a Escola como um lugar onde se prepare academicamente os alunos mas que também os forme enquanto futuros cidadãos, que desejamos capazes de exercer uma cidadania ativa e critica. Centrando o estudo de caso numa escola do Grande Porto, procuramos perceber como percepcionam os professores esta pressão e, que alterações daí decorrem na dinâmica/organização escolar, utilizando a técnica de inquérito por focus group, a lideranças intermédias, e questionário, a todos os docentes, bem como a técnica de análise documental, às atas de órgãos de coordenação e supervisão. Por fim foi elaborado um Plano de ação que visou delinear estratégias que ajudem no desenvolvimento de melhores aprendizagens e, portanto, promovam o sucesso dos alunos bem como a qualidade desse sucesso.
id RCAP_ef1c009de35b47dc6d37c4e7cb302cc7
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9885
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolarResultados escolaresDinâmica escolarMelhoria das aprendizagensSchool resultsSchool dynamicsLearning improvementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNos últimos anos temos assistido a uma mudança do papel que é considerado ser o da escola, em particular o da escola pública. Das escolas espera-se o cumprimento das novas orientações centrais e também a sua responsabilização na procura das soluções mais eficazes para o seu desempenho, tendo sido notória uma crescente pressão sobre estas organizações educativas relativamente aos resultados escolares obtidos. Neste estudo, procuramos analisar o impacto dessa pressão a que as escolas são sujeitas, no que concerne aos resultados escolares, procurando refletir sobre as respostas possíveis, pensando sempre a Escola como um lugar onde se prepare academicamente os alunos mas que também os forme enquanto futuros cidadãos, que desejamos capazes de exercer uma cidadania ativa e critica. Centrando o estudo de caso numa escola do Grande Porto, procuramos perceber como percepcionam os professores esta pressão e, que alterações daí decorrem na dinâmica/organização escolar, utilizando a técnica de inquérito por focus group, a lideranças intermédias, e questionário, a todos os docentes, bem como a técnica de análise documental, às atas de órgãos de coordenação e supervisão. Por fim foi elaborado um Plano de ação que visou delinear estratégias que ajudem no desenvolvimento de melhores aprendizagens e, portanto, promovam o sucesso dos alunos bem como a qualidade desse sucesso.In recent years we have witnessed a change in the role of what school is considered to be, in particular the State School. Schools are expected to comply with the new central guidelines and with the responsibility in finding the most effective solutions for their performance. The increasing pressure on these educational organizations for school results is evident. In this study, we have analyzed the impact of the pressure to which schools are subject, with regard to school results, seeking to reflect on possible responses, always considering the school as a place to academically prepare students and also educate future citizens who want to be engaged in an active citizenship. Centering the case study in a school of Oporto, we seek to understand how the teachers’ perception of this pressure and the changes resulting therefrom affect the dynamic of the school organization , by using the survey technique of focus group, the intermediate leaderships, questionnaires to all teachers, document analysis technique, coordination and supervision proceedings . Finally an Action Plan was elaborated. This Plan aimed at outlining strategies to help in the development of better learning and thus promoting the success of students and the quality of that success.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDiogo, Fernando Luís TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRuivo, Maria de Lurdes Ribeiro de Sousa2017-06-06T14:04:05Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9885TID:201711559porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:46:49Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:21.827310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar
title Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar
spellingShingle Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar
Ruivo, Maria de Lurdes Ribeiro de Sousa
Resultados escolares
Dinâmica escolar
Melhoria das aprendizagens
School results
School dynamics
Learning improvement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar
title_full Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar
title_fullStr Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar
title_full_unstemmed Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar
title_sort Resultados escolares: impacto na dinâmica da organização escolar
author Ruivo, Maria de Lurdes Ribeiro de Sousa
author_facet Ruivo, Maria de Lurdes Ribeiro de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diogo, Fernando Luís Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruivo, Maria de Lurdes Ribeiro de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Resultados escolares
Dinâmica escolar
Melhoria das aprendizagens
School results
School dynamics
Learning improvement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Resultados escolares
Dinâmica escolar
Melhoria das aprendizagens
School results
School dynamics
Learning improvement
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Nos últimos anos temos assistido a uma mudança do papel que é considerado ser o da escola, em particular o da escola pública. Das escolas espera-se o cumprimento das novas orientações centrais e também a sua responsabilização na procura das soluções mais eficazes para o seu desempenho, tendo sido notória uma crescente pressão sobre estas organizações educativas relativamente aos resultados escolares obtidos. Neste estudo, procuramos analisar o impacto dessa pressão a que as escolas são sujeitas, no que concerne aos resultados escolares, procurando refletir sobre as respostas possíveis, pensando sempre a Escola como um lugar onde se prepare academicamente os alunos mas que também os forme enquanto futuros cidadãos, que desejamos capazes de exercer uma cidadania ativa e critica. Centrando o estudo de caso numa escola do Grande Porto, procuramos perceber como percepcionam os professores esta pressão e, que alterações daí decorrem na dinâmica/organização escolar, utilizando a técnica de inquérito por focus group, a lideranças intermédias, e questionário, a todos os docentes, bem como a técnica de análise documental, às atas de órgãos de coordenação e supervisão. Por fim foi elaborado um Plano de ação que visou delinear estratégias que ajudem no desenvolvimento de melhores aprendizagens e, portanto, promovam o sucesso dos alunos bem como a qualidade desse sucesso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-06-06T14:04:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9885
TID:201711559
url http://hdl.handle.net/10400.22/9885
identifier_str_mv TID:201711559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131399871004672