A função criativa do director de fotografia na fase de pós-produção na era digital: o caso português no biénio 2010/2011
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5833 |
Resumo: | Dissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de projecto cinematográfico - Tecnologias de Pós-Produção |
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A função criativa do director de fotografia na fase de pós-produção na era digital: o caso português no biénio 2010/2011Director de fotografiaCinema portuguêsPós-produçãoWorkflowCinematographerPortuguese cinemaPost-productionCreativityDissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de projecto cinematográfico - Tecnologias de Pós-ProduçãoNesta era de revolução tecnológica, é perfeitamente adequado reflectir sobre a função do Director de Fotografia numa perspectiva criativa. Pretendemos apurar de que forma os meios tecnológicos permitem ao DF um desempenho criativo da sua função, em todas as etapas do processo de fabrico fílmico (preparação, rodagem, pós-produção), com especial relevância para a fase de trabalho laboratorial. Por forma a identificar e explicar o novo tipo de conhecimentos que o director de fotografia em Portugal tem actualmente de adquirir e constantemente renovar, iremos abordar o conceito de árvore de decisões (workflow) e estudar várias das suas aplicações práticas. É nosso objectivo compreender de que modo as novas ferramentas digitais e as presentes condições do trabalho no laboratório alteram os procedimentos técnicos. Ao mesmo tempo, pretendemos fazer um apanhado das competências técnicas que actualmente o director de fotografia deve possuir para vencer o desafio do digital. Prosseguir este objectivo pode, eventualmente, modificar a compreensão do trabalho do DF, tal como ainda o conhecemos.ABSTRACT - In this day and age of technological revolution, it’s only natural to analyse the work of the cinematographer in terms of creative input. In what way do the new existent technologies allow him to perform creatively in all stages of the film production (preproduction, shooting, and post-production), especially during the laboratorial process. In order to identify and explain the new type of knowledge the Portuguese cinematographer is currently asked to master and constantly recycle, we will pursue the concept of workflow and study several specific applications thereof. It is our goal both to understand how the new digital tools and laboratorial set of conditions alter technical proceedings, and to make an overview of the individual skills which are presently required of the cinematographer in order for him to face the digital challenge. Pursuing this double goal may, eventually, change the way the cinematographer’s work is at present understood.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemadel-Negro, DanielRCIPLOliveira, Maria do Rosário Azevedo de2016-03-11T12:14:18Z2012-09-142012-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5833TID:201041936porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:03.520070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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