Intervenção psicomotora na Qlnesis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18238 |
Resumo: | O presente relatório foi produzido sobre o estágio desenvolvido na QInesis, no âmbito do Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais, do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Em primeiro lugar, apresentam-se os fundamentos teóricos base da prática deste estágio, é apresentado de forma breve o que é a Psicomotricidade e o que se entende por Intervenção Psicomotora, assim como se procura identificar vários aspetos importantes no sucesso desta intervenção. De seguida, apresenta-se com maior detalhe o conceito de Literacia Emocional, definindo-o e procurando perceber como se desenvolve, se avalia e que contributos têm sido encontrados com a sua promoção, termina-se com uma breve contextualização do Ensino Doméstico em Portugal. Em segundo lugar, apresenta-se a prática profissional desenvolvida, caracterizando a entidade promotora do estágio, seguida de uma descrição breve dos casos acompanhados, da apresentação detalhada de dois estudos de caso e termina-se com a elucidação do trabalho desenvolvido neste estágio em Intervenções Assistidas por Animais. |
id |
RCAP_ef34d32f987cf120328e6344f2f35f63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18238 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção psicomotora na QlnesisAprendizagemAsinoterapiaEducaçãoEmoçõesEnsino domésticoIntervenção PsicomotoraIntervenções assistidas por animaisLiteracia EmocionalTerapiaVivênciasAnimal assisted interventionsDonkey assisted therapyEducationEmotional literacyEmotionsExperiencesHome schoolingLearningPsychomotor InterventionTherapyDomínio/Área Científica::Ciências MédicasO presente relatório foi produzido sobre o estágio desenvolvido na QInesis, no âmbito do Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais, do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Em primeiro lugar, apresentam-se os fundamentos teóricos base da prática deste estágio, é apresentado de forma breve o que é a Psicomotricidade e o que se entende por Intervenção Psicomotora, assim como se procura identificar vários aspetos importantes no sucesso desta intervenção. De seguida, apresenta-se com maior detalhe o conceito de Literacia Emocional, definindo-o e procurando perceber como se desenvolve, se avalia e que contributos têm sido encontrados com a sua promoção, termina-se com uma breve contextualização do Ensino Doméstico em Portugal. Em segundo lugar, apresenta-se a prática profissional desenvolvida, caracterizando a entidade promotora do estágio, seguida de uma descrição breve dos casos acompanhados, da apresentação detalhada de dois estudos de caso e termina-se com a elucidação do trabalho desenvolvido neste estágio em Intervenções Assistidas por Animais.This report was developed with regards to the internship at QInesis, within the scope of the Professional Skills Development Branch of the Master’s Degree in Psychomotor Rehabilitation at Faculdade de Motricidade Humana of Universidade de Lisboa. First of all, the theoretical foundations of the practical aspect of this internship are presented; a brief explanation of what is meant by Psychomotricity and Psychomotor Intervention is given, as well as an attempt to identify several important aspects that have contributed to the success of this intervention. This is followed by a detailed account of the concept of Emotional Literacy, by defining it and attempting to understand how it is developed and evaluated, what contributions have been found with its promotion, and ending with a brief contextualization of Homeschooling in Portugal. Secondly, the developed professional practice is presented, characterizing the entity that promoted this internship, followed by a brief description of the observed cases and a detailed presentation of two case studies, and ending with the elucidation of the work developed in the internshipon Animal Assisted Interventions.Espadinha, Ana Cristina GuerreiroRepositório da Universidade de LisboaJacinto, Joana Isabel Alves2019-08-20T13:51:19Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18238TID:202275353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:51Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:19.302900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção psicomotora na Qlnesis |
title |
Intervenção psicomotora na Qlnesis |
spellingShingle |
Intervenção psicomotora na Qlnesis Jacinto, Joana Isabel Alves Aprendizagem Asinoterapia Educação Emoções Ensino doméstico Intervenção Psicomotora Intervenções assistidas por animais Literacia Emocional Terapia Vivências Animal assisted interventions Donkey assisted therapy Education Emotional literacy Emotions Experiences Home schooling Learning Psychomotor Intervention Therapy Domínio/Área Científica::Ciências Médicas |
title_short |
Intervenção psicomotora na Qlnesis |
title_full |
Intervenção psicomotora na Qlnesis |
title_fullStr |
Intervenção psicomotora na Qlnesis |
title_full_unstemmed |
Intervenção psicomotora na Qlnesis |
title_sort |
Intervenção psicomotora na Qlnesis |
author |
Jacinto, Joana Isabel Alves |
author_facet |
Jacinto, Joana Isabel Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Espadinha, Ana Cristina Guerreiro Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacinto, Joana Isabel Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Asinoterapia Educação Emoções Ensino doméstico Intervenção Psicomotora Intervenções assistidas por animais Literacia Emocional Terapia Vivências Animal assisted interventions Donkey assisted therapy Education Emotional literacy Emotions Experiences Home schooling Learning Psychomotor Intervention Therapy Domínio/Área Científica::Ciências Médicas |
topic |
Aprendizagem Asinoterapia Educação Emoções Ensino doméstico Intervenção Psicomotora Intervenções assistidas por animais Literacia Emocional Terapia Vivências Animal assisted interventions Donkey assisted therapy Education Emotional literacy Emotions Experiences Home schooling Learning Psychomotor Intervention Therapy Domínio/Área Científica::Ciências Médicas |
description |
O presente relatório foi produzido sobre o estágio desenvolvido na QInesis, no âmbito do Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais, do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Em primeiro lugar, apresentam-se os fundamentos teóricos base da prática deste estágio, é apresentado de forma breve o que é a Psicomotricidade e o que se entende por Intervenção Psicomotora, assim como se procura identificar vários aspetos importantes no sucesso desta intervenção. De seguida, apresenta-se com maior detalhe o conceito de Literacia Emocional, definindo-o e procurando perceber como se desenvolve, se avalia e que contributos têm sido encontrados com a sua promoção, termina-se com uma breve contextualização do Ensino Doméstico em Portugal. Em segundo lugar, apresenta-se a prática profissional desenvolvida, caracterizando a entidade promotora do estágio, seguida de uma descrição breve dos casos acompanhados, da apresentação detalhada de dois estudos de caso e termina-se com a elucidação do trabalho desenvolvido neste estágio em Intervenções Assistidas por Animais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-08-20T13:51:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/18238 TID:202275353 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/18238 |
identifier_str_mv |
TID:202275353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131124141654016 |