Intervenção psicomotora na Qlnesis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacinto, Joana Isabel Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18238
Resumo: O presente relatório foi produzido sobre o estágio desenvolvido na QInesis, no âmbito do Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais, do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Em primeiro lugar, apresentam-se os fundamentos teóricos base da prática deste estágio, é apresentado de forma breve o que é a Psicomotricidade e o que se entende por Intervenção Psicomotora, assim como se procura identificar vários aspetos importantes no sucesso desta intervenção. De seguida, apresenta-se com maior detalhe o conceito de Literacia Emocional, definindo-o e procurando perceber como se desenvolve, se avalia e que contributos têm sido encontrados com a sua promoção, termina-se com uma breve contextualização do Ensino Doméstico em Portugal. Em segundo lugar, apresenta-se a prática profissional desenvolvida, caracterizando a entidade promotora do estágio, seguida de uma descrição breve dos casos acompanhados, da apresentação detalhada de dois estudos de caso e termina-se com a elucidação do trabalho desenvolvido neste estágio em Intervenções Assistidas por Animais.
id RCAP_ef34d32f987cf120328e6344f2f35f63
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18238
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção psicomotora na QlnesisAprendizagemAsinoterapiaEducaçãoEmoçõesEnsino domésticoIntervenção PsicomotoraIntervenções assistidas por animaisLiteracia EmocionalTerapiaVivênciasAnimal assisted interventionsDonkey assisted therapyEducationEmotional literacyEmotionsExperiencesHome schoolingLearningPsychomotor InterventionTherapyDomínio/Área Científica::Ciências MédicasO presente relatório foi produzido sobre o estágio desenvolvido na QInesis, no âmbito do Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais, do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Em primeiro lugar, apresentam-se os fundamentos teóricos base da prática deste estágio, é apresentado de forma breve o que é a Psicomotricidade e o que se entende por Intervenção Psicomotora, assim como se procura identificar vários aspetos importantes no sucesso desta intervenção. De seguida, apresenta-se com maior detalhe o conceito de Literacia Emocional, definindo-o e procurando perceber como se desenvolve, se avalia e que contributos têm sido encontrados com a sua promoção, termina-se com uma breve contextualização do Ensino Doméstico em Portugal. Em segundo lugar, apresenta-se a prática profissional desenvolvida, caracterizando a entidade promotora do estágio, seguida de uma descrição breve dos casos acompanhados, da apresentação detalhada de dois estudos de caso e termina-se com a elucidação do trabalho desenvolvido neste estágio em Intervenções Assistidas por Animais.This report was developed with regards to the internship at QInesis, within the scope of the Professional Skills Development Branch of the Master’s Degree in Psychomotor Rehabilitation at Faculdade de Motricidade Humana of Universidade de Lisboa. First of all, the theoretical foundations of the practical aspect of this internship are presented; a brief explanation of what is meant by Psychomotricity and Psychomotor Intervention is given, as well as an attempt to identify several important aspects that have contributed to the success of this intervention. This is followed by a detailed account of the concept of Emotional Literacy, by defining it and attempting to understand how it is developed and evaluated, what contributions have been found with its promotion, and ending with a brief contextualization of Homeschooling in Portugal. Secondly, the developed professional practice is presented, characterizing the entity that promoted this internship, followed by a brief description of the observed cases and a detailed presentation of two case studies, and ending with the elucidation of the work developed in the internshipon Animal Assisted Interventions.Espadinha, Ana Cristina GuerreiroRepositório da Universidade de LisboaJacinto, Joana Isabel Alves2019-08-20T13:51:19Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18238TID:202275353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:51Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:19.302900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção psicomotora na Qlnesis
title Intervenção psicomotora na Qlnesis
spellingShingle Intervenção psicomotora na Qlnesis
Jacinto, Joana Isabel Alves
Aprendizagem
Asinoterapia
Educação
Emoções
Ensino doméstico
Intervenção Psicomotora
Intervenções assistidas por animais
Literacia Emocional
Terapia
Vivências
Animal assisted interventions
Donkey assisted therapy
Education
Emotional literacy
Emotions
Experiences
Home schooling
Learning
Psychomotor Intervention
Therapy
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
title_short Intervenção psicomotora na Qlnesis
title_full Intervenção psicomotora na Qlnesis
title_fullStr Intervenção psicomotora na Qlnesis
title_full_unstemmed Intervenção psicomotora na Qlnesis
title_sort Intervenção psicomotora na Qlnesis
author Jacinto, Joana Isabel Alves
author_facet Jacinto, Joana Isabel Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Espadinha, Ana Cristina Guerreiro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacinto, Joana Isabel Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Asinoterapia
Educação
Emoções
Ensino doméstico
Intervenção Psicomotora
Intervenções assistidas por animais
Literacia Emocional
Terapia
Vivências
Animal assisted interventions
Donkey assisted therapy
Education
Emotional literacy
Emotions
Experiences
Home schooling
Learning
Psychomotor Intervention
Therapy
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
topic Aprendizagem
Asinoterapia
Educação
Emoções
Ensino doméstico
Intervenção Psicomotora
Intervenções assistidas por animais
Literacia Emocional
Terapia
Vivências
Animal assisted interventions
Donkey assisted therapy
Education
Emotional literacy
Emotions
Experiences
Home schooling
Learning
Psychomotor Intervention
Therapy
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
description O presente relatório foi produzido sobre o estágio desenvolvido na QInesis, no âmbito do Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais, do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Em primeiro lugar, apresentam-se os fundamentos teóricos base da prática deste estágio, é apresentado de forma breve o que é a Psicomotricidade e o que se entende por Intervenção Psicomotora, assim como se procura identificar vários aspetos importantes no sucesso desta intervenção. De seguida, apresenta-se com maior detalhe o conceito de Literacia Emocional, definindo-o e procurando perceber como se desenvolve, se avalia e que contributos têm sido encontrados com a sua promoção, termina-se com uma breve contextualização do Ensino Doméstico em Portugal. Em segundo lugar, apresenta-se a prática profissional desenvolvida, caracterizando a entidade promotora do estágio, seguida de uma descrição breve dos casos acompanhados, da apresentação detalhada de dois estudos de caso e termina-se com a elucidação do trabalho desenvolvido neste estágio em Intervenções Assistidas por Animais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-08-20T13:51:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18238
TID:202275353
url http://hdl.handle.net/10400.5/18238
identifier_str_mv TID:202275353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131124141654016