A comunicação sustentável digital na organização de eventos: estudo de caso do Município de Viseu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Margarida Madeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6377
Resumo: Pretende-se com esta tese perceber de que forma a publicidade digital sustentável está a ser realizada pelo Município de Viseu e entender, através de dois eventos, que registam uma significativa afluência do público, se essa publicidade está a ser elaborada de acordo com as regras da sustentabilidade digital e no caso de tal não se verificar, serão sugeridos alguns caminhos para que ela possa ser implementada. Ao longo deste estudo foram tidos em consideração conceitos de sustentabilidade e a sua relação com a comunicação digital. Após a revisão de literatura e a recolha de critérios no âmbito da comunicação sustentável, foi elaborada uma grelha de análise para avaliação da sustentabilidade de dois eventos cuja amplitude se destaca na cidade de Viseu, o “Viseu sabe bem” e o “Que jazz é este?”. Foi também elaborado um inquérito por entrevista no sentido de perceber mais detalhadamente, junto das pessoas responsáveis pela organização dos eventos, a sua forma de implementar a comunicação digital sustentável. No entanto, esta metodologia de recolha de dados não se demonstrou viável pelo que tive de o substituir por um questionário dicotómico, uma vez que me deparei, ao contrário do que seria expectável, com muita dificuldade em obter a colaboração do Município de Viseu. Esta instituição não se demonstrou recetiva não respondendo em tempo útil às informações solicitadas, dificultando por isso todo o trabalho de pesquisa. Era intenção inicial comparar as respostas dadas pelos responsáveis dos eventos, com uma grelha baseada numa tabela criada pela Associação Brasileira de Agência e Publicidade com o apoio académico da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com o objetivo de auxiliar as agências de comunicação a adotar práticas sustentáveis.
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