Estratégias de comunicação na indústria da música: os casos Universal Music Portugal vs. Azáfama

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Ana Raquel Tereso de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9029
Resumo: Esta dissertação pretende dar pistas para a compreensão dos formatos de comunicação entre artistas e públicos. O enfoque é dirigido sobretudo à vertente promocional de trabalhos no interior da indústria da música. A partir dos exemplos de estudo de caso da Universal Music Portugal e da Azáfama, descreveu-se as estratégias utilizadas por cada uma destas editoras para promoverem os seus produtos. A escolha de uma editora major e de uma editora portuguesa independente permitiu obter uma visão mais alargada do funcionamento da indústria fonográfica em termos de comunicação. Além disso, recorreu-se ainda à análise de um artista de cada editora, com o objetivo de compreender na prática a forma como é feita a comunicação e a promoção por cada uma das empresas em análise. Através do método de pesquisa escolhido, foi possível descrever, em parte, o estado da arte das estratégias de comunicação e promoção dentro da indústria discográfica e concluir que existem mais diferenças do que semelhanças entre as majors e as independentes, tanto a nível da comunicação e da promoção como da própria estrutura das empresas e dos artistas que representam.
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