Plano de marketing para a produtora "Music"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Carla Manuela Martins Costa de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11684
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_d8a2f928c1b8bb2f0f4b4ec59d436d1f
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11684
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para a produtora "Music"plano de marketingmarketing B2Bmarketing relacionalindústria fonográficaeditoras discográficasCRMfidelização de clientesestudo de casomarketing planB2B marketingrelationship marketingmusic industryrecord labelscustomer loyaltycase study researchMestrado em MarketingO presente trabalho teve como objetivo criar um plano de marketing para a produtora portuguesa ?Music?. Estando o mercado discográfico a atravessar uma fase conturbada, surge a necessidade da empresa em se adaptar a estes novos tempos e rever a sua estratégia de marketing. Analisando as receitas da empresa, concluiu-se que 75% das mesmas derivam do produto físico e apenas 25% do produto digital. Assim, apesar das tendências futuras apontarem o formato digital, para já, as vendas físicas são as geradoras de maior lucro. Com base nesta análise e sabendo que a ?Music? apresenta algumas lacunas como: fraca gestão de logística, inexistência de marketing relacional, deficiente manutenção de política comercial e de prospeção de clientes, e limitada estratégia de comunicação interna e externa; decidiu-se desenvolver um plano de marketing cimentado num trabalho de pesquisa interligado com a realidade empírica da empresa, com recolha de dados primários e secundários, sustentado por estudo de caso. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas ao CEO e ao diretor de marketing como aos clientes, analisando o seu nível de satisfação, a visão sobre a indústria discográfica e quais as melhorias a implementar. Em suma, este trabalho permitiu inferir que o aumento do IVA, a intensificação da pirataria, a crise económica, as inovações tecnológicas e a mudança de hábitos de consumo deram origem a uma quebra acentuada das vendas e dos lucros. Tornou-se impreterível criar um plano de marketing em que se prevê uma reformulação do seu marketing mix, reposicionando a empresa para aumentar os seus lucros.This present study had as purpose to create a marketing plan for the record company "Music". Once the music market is going through a troubled phase, there is the company's need to adapt to these new times and revise its marketing strategy. Analyzing the company's revenues, it was concluded that 75% of them derive from the physical product and only 25% of the digital product. Thus, despite the future trends point the digital format, for now the physical sales are generating higher profits. Based on this analysis and knowing that the "Music" has some shortcomings such as weak logistics management, lack of relationship marketing, poor maintenance of commercial policy and prospecting customers, and limited internal and external communication strategy; it was decided to develop a marketing plan based in a research work connected with the empirical reality of the company, with collection of primary and secondary data, sustained by case study research. It has been applied semi-structured interviews both to the CEO and the director of marketing as to customers, analyzing their satisfaction level, the view of industry and what improvements to be implemented. In short, this study had shown that the increase in VAT, the intensification of piracy, the economic crisis, the technological innovations and consumer habits change have led to a sharp decline in sales and profits. It has become imperative to create a marketing plan that provides for an overhaul of its marketing mix, repositioning the company in order to increase their profits.Instituto Superior de Economia e GestãoBrochado, Fernando OliveiraRepositório da Universidade de LisboaSousa, Carla Manuela Martins Costa de2016-11-01T01:30:08Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11684porSousa, Carla Manuela Martins Costa de (2015). "Plano de marketing para a produtora "Music"". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:57.302858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para a produtora "Music"
title Plano de marketing para a produtora "Music"
spellingShingle Plano de marketing para a produtora "Music"
Sousa, Carla Manuela Martins Costa de
plano de marketing
marketing B2B
marketing relacional
indústria fonográfica
editoras discográficas
CRM
fidelização de clientes
estudo de caso
marketing plan
B2B marketing
relationship marketing
music industry
record labels
customer loyalty
case study research
title_short Plano de marketing para a produtora "Music"
title_full Plano de marketing para a produtora "Music"
title_fullStr Plano de marketing para a produtora "Music"
title_full_unstemmed Plano de marketing para a produtora "Music"
title_sort Plano de marketing para a produtora "Music"
author Sousa, Carla Manuela Martins Costa de
author_facet Sousa, Carla Manuela Martins Costa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brochado, Fernando Oliveira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Carla Manuela Martins Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv plano de marketing
marketing B2B
marketing relacional
indústria fonográfica
editoras discográficas
CRM
fidelização de clientes
estudo de caso
marketing plan
B2B marketing
relationship marketing
music industry
record labels
customer loyalty
case study research
topic plano de marketing
marketing B2B
marketing relacional
indústria fonográfica
editoras discográficas
CRM
fidelização de clientes
estudo de caso
marketing plan
B2B marketing
relationship marketing
music industry
record labels
customer loyalty
case study research
description Mestrado em Marketing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-11-01T01:30:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11684
url http://hdl.handle.net/10400.5/11684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, Carla Manuela Martins Costa de (2015). "Plano de marketing para a produtora "Music"". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131063921934336