Encarregados de educação em contexto de pandemia - COVID 19: práticas e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felícia, Paula Alexandra Correia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/18556
Resumo: Em pleno século XXI, onde a medicina está claramente avançada, desenvolvida e tecnologicamente evoluída, nada indicaria que uma pandemia viesse alterar as rotinas pessoais diárias de uma forma tão intensa. E foi devido a estas alterações forçadas que a questão de partida deste estudo surge no sentido de saber como os Encarregados de Educação (EE) se reajustaram à nova realidade de pandemia Covid-19. Emerge assim, como seu principal objetivo: Conhecer e analisar o papel dos EE no apoio ao ensino aprendizagem dos seus educandos e na relação com a escola, durante o período de confinamento e pandemia acompanhado por diversos objetivos específicos. Desenvolveu-se o estudo, de cariz exploratório, de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, sustentado em dados quantitativos e qualitativos, na forma de estudo de caso, num agrupamento de escolas do Algarve. Para a recolha de dados, realizámos inquéritos por questionário, aos educadores (ED), aos titulares de turma (TT), aos diretores de turma (DT), num total de 23 docentes, e aos pais e EE (n=73) e, ainda, dois grupos focais, um para os docentes com 8 intervenientes e outro para EE onde participaram 7 pais. A análise dos resultados obtidos revela que o papel dos EE é de extrema importância no apoio ao processo de ensino aprendizagem em qualquer contexto, sendo que, em contexto pandémico, a sua importância foi imprescindível e fundamental. Sem o apoio dos EE não era possível ter existido E@D.
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