Brincar no espaço exterior: Um percurso participado para a construção de materiais lúdico-pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Joana Isabel Panasqueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5480
Resumo: O presente estudo insere-se nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como objetivo investigar o espaço exterior e a sua utilização pelas crianças. A temática em estudo surgiu da observação e da constatação de ocorrências/ ações durante a permanência das crianças no espaço exterior à sala, nas semanas de observação cooperada da Unidade Curricular da Prática Profissional II – Educação Pré-Escolar. No decorrer do projeto foi formulada a seguinte questão de partida:  Que intervenção realizar no espaço exterior de modo a que as crianças possam aí vivenciar situações de bem-estar e ludicidade? A metodologia de investigação aplicada no presente estudo, devido ao seu caráter descritivo e indutivo de análise intensiva e pormenorizada da realidade em estudo, insere-se naquilo que é designado de metodologia qualitativa, com caraterísticas de investigação-ação. Neste sentido estamos perante uma metodologia de investigação-ação, na modalidade de investigação-para-a-ação. Portanto, o método de investigação-ação permite obter ideias, utilizando a prática como um meio para desenvolver o conhecimento. Assim, durante todo este processo existiu produção do saber, através da reflexão sobre a ação, proporcionando um aumento do conhecimento do investigador e de todo o contexto envolvente. Este estudo foi colocado em prática unicamente em contexto de Educação Pré-Escolar, devido à pandemia de Covid-19, não houve intervenção em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. As atividades a desenvolver com os alunos do 1.º ano de escolaridade foram objeto de planificação mas não foram concretizadas.
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