O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7957 |
Resumo: | Atualmente, existe uma grande preocupação por parte de profissionais envolvidos em Educação, no sentido de insistir na ideia de que a prática pedagógica precisa valorizar as tarefas que promovam o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. Esta pesquisa busca valorizar a prática onde as situações de aprendizagem sejam variadas, com aulas diversificadas, quando acredita-se que através do jogo, a criança constrói novos conhecimentos e facilita a sua socialização atingindo duas funções: lúdica e educativa. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa adota uma metodologia participativa, baseada no encontro da criança com as atividades lúdicas, proporcionada pelos jogos como desencadeador de todo processo de aprendizagem. Os resultados alcançados tecem considerações sobre o jogo da matemática relacionado com as circunstancias de aprendizagem matemática das crianças, o que desenvolve a imaginação e exige a tomada de iniciativas, desafiando a sua inteligência para encontrar soluções para os problemas. Através das atividades lúdicas e dos jogos, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando, configurando-se ainda mais que o uso de brincadeiras na matemática possibilita o desenvolvimento de conceitos para o desenvolvimento de diferentes habilidades. Neste sentido, compreende-se que o lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, bem como na formação de sua personalidade. |
id |
UFER_31caace9ca3c5be34c430d9fe6098a19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7957 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogosCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALudicidadeInteraçãoAprendizagemAtualmente, existe uma grande preocupação por parte de profissionais envolvidos em Educação, no sentido de insistir na ideia de que a prática pedagógica precisa valorizar as tarefas que promovam o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. Esta pesquisa busca valorizar a prática onde as situações de aprendizagem sejam variadas, com aulas diversificadas, quando acredita-se que através do jogo, a criança constrói novos conhecimentos e facilita a sua socialização atingindo duas funções: lúdica e educativa. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa adota uma metodologia participativa, baseada no encontro da criança com as atividades lúdicas, proporcionada pelos jogos como desencadeador de todo processo de aprendizagem. Os resultados alcançados tecem considerações sobre o jogo da matemática relacionado com as circunstancias de aprendizagem matemática das crianças, o que desenvolve a imaginação e exige a tomada de iniciativas, desafiando a sua inteligência para encontrar soluções para os problemas. Através das atividades lúdicas e dos jogos, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando, configurando-se ainda mais que o uso de brincadeiras na matemática possibilita o desenvolvimento de conceitos para o desenvolvimento de diferentes habilidades. Neste sentido, compreende-se que o lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, bem como na formação de sua personalidade.BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoViana, KéziaViana, KéziaMaia, Luziete Marques da Costa2022-12-15T18:01:36Z2022-12-15T18:01:36Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7957MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-29T23:36:58Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7957Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-29T23:36:58Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogos |
title |
O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogos |
spellingShingle |
O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogos Maia, Luziete Marques da Costa CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Ludicidade Interação Aprendizagem |
title_short |
O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogos |
title_full |
O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogos |
title_fullStr |
O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogos |
title_full_unstemmed |
O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogos |
title_sort |
O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogos |
author |
Maia, Luziete Marques da Costa |
author_facet |
Maia, Luziete Marques da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viana, Kézia Viana, Kézia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Luziete Marques da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Ludicidade Interação Aprendizagem |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Ludicidade Interação Aprendizagem |
description |
Atualmente, existe uma grande preocupação por parte de profissionais envolvidos em Educação, no sentido de insistir na ideia de que a prática pedagógica precisa valorizar as tarefas que promovam o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. Esta pesquisa busca valorizar a prática onde as situações de aprendizagem sejam variadas, com aulas diversificadas, quando acredita-se que através do jogo, a criança constrói novos conhecimentos e facilita a sua socialização atingindo duas funções: lúdica e educativa. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa adota uma metodologia participativa, baseada no encontro da criança com as atividades lúdicas, proporcionada pelos jogos como desencadeador de todo processo de aprendizagem. Os resultados alcançados tecem considerações sobre o jogo da matemática relacionado com as circunstancias de aprendizagem matemática das crianças, o que desenvolve a imaginação e exige a tomada de iniciativas, desafiando a sua inteligência para encontrar soluções para os problemas. Através das atividades lúdicas e dos jogos, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando, configurando-se ainda mais que o uso de brincadeiras na matemática possibilita o desenvolvimento de conceitos para o desenvolvimento de diferentes habilidades. Neste sentido, compreende-se que o lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, bem como na formação de sua personalidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2022-12-15T18:01:36Z 2022-12-15T18:01:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7957 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747446650109952 |