O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Luziete Marques da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7957
Resumo: Atualmente, existe uma grande preocupação por parte de profissionais envolvidos em Educação, no sentido de insistir na ideia de que a prática pedagógica precisa valorizar as tarefas que promovam o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. Esta pesquisa busca valorizar a prática onde as situações de aprendizagem sejam variadas, com aulas diversificadas, quando acredita-se que através do jogo, a criança constrói novos conhecimentos e facilita a sua socialização atingindo duas funções: lúdica e educativa. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa adota uma metodologia participativa, baseada no encontro da criança com as atividades lúdicas, proporcionada pelos jogos como desencadeador de todo processo de aprendizagem. Os resultados alcançados tecem considerações sobre o jogo da matemática relacionado com as circunstancias de aprendizagem matemática das crianças, o que desenvolve a imaginação e exige a tomada de iniciativas, desafiando a sua inteligência para encontrar soluções para os problemas. Através das atividades lúdicas e dos jogos, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando, configurando-se ainda mais que o uso de brincadeiras na matemática possibilita o desenvolvimento de conceitos para o desenvolvimento de diferentes habilidades. Neste sentido, compreende-se que o lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, bem como na formação de sua personalidade.
id UFER_31caace9ca3c5be34c430d9fe6098a19
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7957
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogosCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALudicidadeInteraçãoAprendizagemAtualmente, existe uma grande preocupação por parte de profissionais envolvidos em Educação, no sentido de insistir na ideia de que a prática pedagógica precisa valorizar as tarefas que promovam o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. Esta pesquisa busca valorizar a prática onde as situações de aprendizagem sejam variadas, com aulas diversificadas, quando acredita-se que através do jogo, a criança constrói novos conhecimentos e facilita a sua socialização atingindo duas funções: lúdica e educativa. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa adota uma metodologia participativa, baseada no encontro da criança com as atividades lúdicas, proporcionada pelos jogos como desencadeador de todo processo de aprendizagem. Os resultados alcançados tecem considerações sobre o jogo da matemática relacionado com as circunstancias de aprendizagem matemática das crianças, o que desenvolve a imaginação e exige a tomada de iniciativas, desafiando a sua inteligência para encontrar soluções para os problemas. Através das atividades lúdicas e dos jogos, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando, configurando-se ainda mais que o uso de brincadeiras na matemática possibilita o desenvolvimento de conceitos para o desenvolvimento de diferentes habilidades. Neste sentido, compreende-se que o lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, bem como na formação de sua personalidade.BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoViana, KéziaViana, KéziaMaia, Luziete Marques da Costa2022-12-15T18:01:36Z2022-12-15T18:01:36Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7957MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-29T23:36:58Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7957Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-29T23:36:58Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogos
title O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogos
spellingShingle O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogos
Maia, Luziete Marques da Costa
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Ludicidade
Interação
Aprendizagem
title_short O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogos
title_full O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogos
title_fullStr O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogos
title_full_unstemmed O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogos
title_sort O lúdico no ensino da matemática nas series iniciais: brincando e aprendendo com os jogos
author Maia, Luziete Marques da Costa
author_facet Maia, Luziete Marques da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Kézia
Viana, Kézia
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Luziete Marques da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Ludicidade
Interação
Aprendizagem
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Ludicidade
Interação
Aprendizagem
description Atualmente, existe uma grande preocupação por parte de profissionais envolvidos em Educação, no sentido de insistir na ideia de que a prática pedagógica precisa valorizar as tarefas que promovam o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. Esta pesquisa busca valorizar a prática onde as situações de aprendizagem sejam variadas, com aulas diversificadas, quando acredita-se que através do jogo, a criança constrói novos conhecimentos e facilita a sua socialização atingindo duas funções: lúdica e educativa. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa adota uma metodologia participativa, baseada no encontro da criança com as atividades lúdicas, proporcionada pelos jogos como desencadeador de todo processo de aprendizagem. Os resultados alcançados tecem considerações sobre o jogo da matemática relacionado com as circunstancias de aprendizagem matemática das crianças, o que desenvolve a imaginação e exige a tomada de iniciativas, desafiando a sua inteligência para encontrar soluções para os problemas. Através das atividades lúdicas e dos jogos, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando, configurando-se ainda mais que o uso de brincadeiras na matemática possibilita o desenvolvimento de conceitos para o desenvolvimento de diferentes habilidades. Neste sentido, compreende-se que o lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, bem como na formação de sua personalidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-12-15T18:01:36Z
2022-12-15T18:01:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7957
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747446650109952