Observar o brincar no exterior com materiais não estruturados e de fim aberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Raquel Alexandra Fonseca
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48051
Resumo: O presente Relatório Final relata a investigação que foi concretizada durante a prática educativa I supervisionada em contexto de Educação Pré-escolar, para a obtenção de grau Mestre na Escola Superior de Educação de Coimbra, e que evidência as aprendizagens feitas ao longo do percurso académico. Nos dias que correm cada vez mais as crianças são privadas de brincar e explorar o mundo natural bem como o espaço exterior que as envolve, perdendo assim diversas oportunidades para aprendizagens que estes espaços promovem. Esta investigação vem apoiar a importância do contacto com a natureza e com o espaço exterior, para as crianças, evidenciando no fundamento teórico a opinião positiva de diversos autores, em relação a estes espaços. A intervenção levada a cabo teve como objetivo geral defender a exploração do espaço exterior pelas crianças, mas também melhorá-lo acrescentando objetos e materiais que vão ao encontro dos seus interesses e necessidades. É desta forma, que surgem os materiais não estruturados no espaço exterior. Segundo England (2019) o espaço exterior é um espaço rico e que potencializa a introdução dos materiais não estruturados (peças soltas), visto que já possuí um vasto leque destes materiais e também porque permitem que a criança se desafie quando vai brincar neste espaço. Pois é de referir que estes materiais são uma mais-valia para estimular a curiosidade e a imaginação das crianças. A investigação baseou-se na observação direta através da utilização de vídeos para atingir o objetivo específico desta intervenção, que era perceber o tipo de brincar que emerge da exploração de materiais não estruturados e de fim aberto, no espaço exterior. Esta investigação, bem como todas as experiências vivenciadas ao longo das práticas, fortaleceram e contribuíram para as minhas aprendizagens enquanto futura educadora de infância, onde o espaço exterior, a natureza e os materiais não estruturados assumirão um papel de destaque na minha prática profissional.
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