A Comunicação Digital: O Caso da Universidade de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveirinha, Duarte Nuno Silva de Mendonça Côrte-Real
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/108419
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_ef99ba06daa3269a4b86047bded3fc3c
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/108419
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Comunicação Digital: O Caso da Universidade de AveiroDigital Communication: The Case of the University of AveiroComunicação DigitalInternetRedes SociaisInstituições de Ensino SuperiorUniversidade de AveiroDigital CommunicationInternetSocial MediaHigher Education InstitutionsUniversity of AveiroRelatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de LetrasPerante um mundo cada vez mais ligado em rede, a importância e o poder do digital está presente em todas as fações da sociedade, influenciando a forma como comunicamos e estabelecemos contactos com indivíduos, instituições, organizações e empresas. O panorama comunicacional, em todo o mundo, alterou-se profundamente, abrindo precedentes até então inexistentes. No presente trabalho refletimos sobre a emergência da sociedade de informação, impulsionada pelo aparecimento e, consequente impacto resultante da internet, da world wide web e das redes sociais. Ainda na mesma linha de pensamento, abordamos questões relacionadas com o digital e a forma como as instituições utilizam o mesmo para comunicarem com o seu público, principalmente, no caso das universidades e dos institutos politécnicos. É objetivo do presente trabalho empírico analisar e compreender em que pressupostos se sustenta a comunicação digital praticada na secção de notícias do website da Universidade de Aveiro. O recurso a estas plataformas online permite, às universidades, manter o público interno e externo informado dos acontecimentos mais marcantes para a instituição. Desta forma, à distância de um clique, os utilizadores das plataformas digitais acedem a uma série de informações relevantes.Para analisar os conteúdos partilhados na secção de notícias, foram definidos pressupostos específicos: temáticas, tipos de suporte, hiperligações, tipos de hiperligação, comunicação de ciência, público-alvo e conteúdos relacionados com a universidade. Para este efeito, foi definido um período de análise de seis meses, o que permitiu uma avaliação mais detalhada e abrangente. A análise destes pressupostos permitiu aferir os principais suportes da comunicação digital praticada na Universidade de Aveiro.Faced with an increasingly networked world, the importance and power of the digital is present in all factions of society, influencing the way we communicate and establish contacts with individuals, institutions, organizations and companies. The communication landscape around the world has changed profoundly, opening up precedents that did not exist until then. In the present work we reflect on the emergence of the information society, driven by the emergence and consequent impact resulting from the internet, the world wide web and social networks. Still in the same line of thought, we address issues related to the digital and how institutions use it to communicate with their audience, especially in the case of universities and polytechnic institutes.The goal of this empirical work is to analyze and understand in which assumptions the digital communication practiced in the news section of the website of the University of Aveiro is based. The use of these online platforms allows universities to keep the internal and external public informed of the most important events for the institution. This way, at the distance of a click, users of the digital platforms access a series of relevant informations.To analyze the content shared in the news section, specific assumptions were defined: themes, types of support, hyperlinks, types of hyperlink, science communication, target audience and content related to the university. For this purpose, a six-month analysis period was defined, which allowed a more detailed and comprehensive evaluation. The analysis of these assumptions allowed to assess the main supports of digital communication practiced at the University of Aveiro.2023-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/108419http://hdl.handle.net/10316/108419TID:203344588porSilveirinha, Duarte Nuno Silva de Mendonça Côrte-Realinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-29T22:00:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/108419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:24:43.325688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Comunicação Digital: O Caso da Universidade de Aveiro
Digital Communication: The Case of the University of Aveiro
title A Comunicação Digital: O Caso da Universidade de Aveiro
spellingShingle A Comunicação Digital: O Caso da Universidade de Aveiro
Silveirinha, Duarte Nuno Silva de Mendonça Côrte-Real
Comunicação Digital
Internet
Redes Sociais
Instituições de Ensino Superior
Universidade de Aveiro
Digital Communication
Internet
Social Media
Higher Education Institutions
University of Aveiro
title_short A Comunicação Digital: O Caso da Universidade de Aveiro
title_full A Comunicação Digital: O Caso da Universidade de Aveiro
title_fullStr A Comunicação Digital: O Caso da Universidade de Aveiro
title_full_unstemmed A Comunicação Digital: O Caso da Universidade de Aveiro
title_sort A Comunicação Digital: O Caso da Universidade de Aveiro
author Silveirinha, Duarte Nuno Silva de Mendonça Côrte-Real
author_facet Silveirinha, Duarte Nuno Silva de Mendonça Côrte-Real
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveirinha, Duarte Nuno Silva de Mendonça Côrte-Real
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Digital
Internet
Redes Sociais
Instituições de Ensino Superior
Universidade de Aveiro
Digital Communication
Internet
Social Media
Higher Education Institutions
University of Aveiro
topic Comunicação Digital
Internet
Redes Sociais
Instituições de Ensino Superior
Universidade de Aveiro
Digital Communication
Internet
Social Media
Higher Education Institutions
University of Aveiro
description Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/108419
http://hdl.handle.net/10316/108419
TID:203344588
url http://hdl.handle.net/10316/108419
identifier_str_mv TID:203344588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134130706841600