EXPRESSÕES PLÁSTICA E DRAMÁTICA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Catarina Isabel Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99330
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_efa6adeaf365b928adc1727a9889e189
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/99330
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling EXPRESSÕES PLÁSTICA E DRAMÁTICA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICAPLASTIC AND DRAMATIC EXPRESSIONS IN THE 1st CYCLE OF BASIC EDUCATION: PROGRAM OF AESTHETIC AND ARTISTIC EDUCATIONEnsino BásicoEducação Estética e ArtísticaExpressão PlásticaExpressão DramáticaBasic SchoolAesthetic and Artistic EducationPlastic ExpressionDramatic ExpressionCiências sociais::Ciências da educaçãoRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório de Estágio Curricular dá a conhecer o trabalho concretizado no ano letivo de 2020/2021, de forma a obter o grau de Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.O título – Expressões Plástica e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e Artística – indica o foco: concretização, em contexto escolar, de duas expressões artísticas constantes no currículo escolar, com base num programa estruturado.Este relatório é composto por duas partes: Enquadramento, onde se apresentam as linhas programáticas para a área e se fazem algumas considerações de ordem teórica; e Intervenção em contexto escolar, onde se apresentam as atividades pedagógicas desenvolvidas num Agrupamento de Escolas da Região Centro do país, que envolveram duas escolas e dez turmas dos primeiros quatro anos de escolaridade. Tais atividades encontram justificações no facto da área das Expressões Artísticas, não obstante, a imposição de tempos letivos por parte do Ministério da Educação e a sua recente determinação de as tornar objeto de avaliação, continuarem a ter um lugar pouco significativo no processo de ensino-aprendizagem. A priorização de outras áreas disciplinares e a fraca formação de professores para lecionar as Expressões poderão justificar esta situação. Assim, é bastante pertinente a colaboração entre os professores do ciclo de escolaridade referido anteriormente e o profissional de Ciências da Educação, na condição de este ter preparação dentro desta área curricular, prestando suporte tanto na planificação, como na ação como, ainda, na avaliação.Este trabalho de colaboração, restrito às Expressões Plástica e Dramática, tem sidodesenvolvido, em continuidade, em diversas escolas da cidade de Coimbra, com supervisão de especialistas. O trabalho de Estágio Curricular que se descreve neste Relatório éenquadrado nesse contexto de comunicação entre escolas públicas e universidade.É ainda importante referir o facto do PEEA (Programa da Educação Estética e Artística) ter sido substituído pelo Programa Nacional das Artes, pelo Ministério da Educação, algo que vai ser discutido no enquadramento do relatórioThis report of Curricular Internship makes known the work carried out in the academic year 2020/2021 for the acquisition of the Master's degree in Educational Sciences by the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.The title – Articulation of Plastic and Dramatic Expressions in the 1st Cycle of Basic Education: Aesthetic and Artistic Education Program – indicates the focus of this work: the realization, in the school context, of two artistic expressions contained in the curriculum, based on a structured program.This report is composed of two parts: Framework, where the programmatic lines for the area are presented and some theoretical considerations are made; and Intervention in a school context, where the pedagogical activities developed in a Grouping of Schools of the Central Region are presented involving two schools and ten classes from the first four years of schooling.These activities find justifications in the fact that the area of Artistic Expressions, however, the imposition of school time by the Ministry of Education and its recent determination to make them the subject of national evaluation continue to have a little significant place in the teaching-learning process. The prioritization of other disciplinary areas and the poor training of teachers to teach the Expressions may justify this situation. There fore, it is quite pertinent the collaboration between the teachers of the schooling cycle mentioned above and the professional of Education Sciences, on condition that them havepreparation within this curricular area, providing support both in planning, in action and also in the evaluation.This collaborative work, restricted to plastic and dramatic expressions, has been developed, in continuity, in several schools in the city of Coimbra, with the supervision of specialists. The curricular internship work described in this Report is framed in this context of communication between public schools and university.It is also important to mention the fact that the PEEA (Aesthetic and Artistic Education Program) has been replaced by the National Arts Program by the Ministry of Education, something that will be discussed within the framework of the report.2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99330http://hdl.handle.net/10316/99330TID:202963411porFernandes, Catarina Isabel Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:40:10Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:58.131067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv EXPRESSÕES PLÁSTICA E DRAMÁTICA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA
PLASTIC AND DRAMATIC EXPRESSIONS IN THE 1st CYCLE OF BASIC EDUCATION: PROGRAM OF AESTHETIC AND ARTISTIC EDUCATION
title EXPRESSÕES PLÁSTICA E DRAMÁTICA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA
spellingShingle EXPRESSÕES PLÁSTICA E DRAMÁTICA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA
Fernandes, Catarina Isabel Oliveira
Ensino Básico
Educação Estética e Artística
Expressão Plástica
Expressão Dramática
Basic School
Aesthetic and Artistic Education
Plastic Expression
Dramatic Expression
Ciências sociais::Ciências da educação
title_short EXPRESSÕES PLÁSTICA E DRAMÁTICA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA
title_full EXPRESSÕES PLÁSTICA E DRAMÁTICA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA
title_fullStr EXPRESSÕES PLÁSTICA E DRAMÁTICA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA
title_full_unstemmed EXPRESSÕES PLÁSTICA E DRAMÁTICA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA
title_sort EXPRESSÕES PLÁSTICA E DRAMÁTICA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA
author Fernandes, Catarina Isabel Oliveira
author_facet Fernandes, Catarina Isabel Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Catarina Isabel Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Educação Estética e Artística
Expressão Plástica
Expressão Dramática
Basic School
Aesthetic and Artistic Education
Plastic Expression
Dramatic Expression
Ciências sociais::Ciências da educação
topic Ensino Básico
Educação Estética e Artística
Expressão Plástica
Expressão Dramática
Basic School
Aesthetic and Artistic Education
Plastic Expression
Dramatic Expression
Ciências sociais::Ciências da educação
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/99330
http://hdl.handle.net/10316/99330
TID:202963411
url http://hdl.handle.net/10316/99330
identifier_str_mv TID:202963411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134065278844928