Expressão Dramática e Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e Artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Tânia Filipa de Jesus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104248
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_8cddf0d74826134bc95db66d45e11866
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104248
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Expressão Dramática e Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e ArtísticaDramatic Expression and Plastic Expression in the 1st Cycle of Basic Education: Aesthetic and Artistic Education Program1.º Ciclo do Ensino BásicoPrograma de Educação Estética e ArtísticaExpressão PlásticaExpressão DramáticaFormação de Professores.Elementary EducationAesthetic and Artistic Education ProgramPlastic ExpressionDramatic Expression;Teacher trainingCiências sociais::Ciências da educaçãoRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio Curricular – Expressão Dramática e Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e Artística – apresenta o trabalho desenvolvido no ano letivo 2021/2022, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O Estágio Curricular desenvolve-se a partir do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), presente no currículo escolar, sendo o ponto principal as visitas virtuais a museus com o intuito de observar e analisar diferentes obras.O Relatório é duas partes: Enquadramento, em que se contextualiza o 1.º Ciclo do Ensino Básico, a Educação Artística, o Plano de Formação de Professores e Apontamentos de Ordem Teórica; e Intervenção Escolar, em que se apresenta as atividades desenvolvidas de forma sistematizada num Agrupamento de Escolas de Coimbra, sendo que abrange duas escolas, um total de onze turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.É possível verificar, o esforço dos responsáveis pela Expressão Artística para conquistar uma posição na educação, pois desde a década de 90 que, em Portugal, tentam sensibilizar para a importância desta área no desenvolvimento integral das crianças. Consequentemente, as atividades desenvolvidas pretendem ir ao encontro do esforço do Ministério da Educação em valorizar a área em questão, assim como, a colaboração dos professores com os profissionais em Ciências da Educação. Constatou-se que, a implementação das atividades, teve um impacto positivo, tanto pelo feedback dos professores como dos alunos, visto que os mesmos mostraram interesse em conhecer mais.This is the Curricular Situation Report - Dramatic Expression and Plastic Expression in the 1st Cycle of Basic Education: Aesthetic and Artistic Education Program - learns or developed work in the year 2021/2022, to obtain the degree of Master in Educational Sciences by the Faculty of Psychology and Educational Sciences at the University of Coimbra. The Curricular Stage is developed from the Aesthetic and Artistic Education Program, present in the school curriculum, having as main point the virtual visits to museums to observe and analyze different works.The Report is in two parts: Framework, which contextualizes the 1st Cycle of Basic Education, Artistic Education or Teacher Training Plan and Notes on the Theoretical Order; and School Intervention, in which the activities developed in a systematic way in the Coimbra School Group are presented, since it covers two schools, in a total of eleven classes of the 1st Cycle of Basic Education.It is possible to verify, or fight for, two responsibilities for the Artistic Expression to conquer a place in education, since the 90s, in Portugal, it is sought to raise awareness of the importance of this area in the integral development of children. Consequently, the activities carried out are intended to meet the efforts of the Ministry of Education in valuing the area in question, as well as the collaboration of two teachers with professionals in Educational Sciences. I know that the implementation of the activities had a positive impact, both through feedback from two teachers and from two students, as they themselves show an interest in knowing more.2022-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104248http://hdl.handle.net/10316/104248TID:203127927porNogueira, Tânia Filipa de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T21:45:03Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:57.509870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Expressão Dramática e Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e Artística
Dramatic Expression and Plastic Expression in the 1st Cycle of Basic Education: Aesthetic and Artistic Education Program
title Expressão Dramática e Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e Artística
spellingShingle Expressão Dramática e Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e Artística
Nogueira, Tânia Filipa de Jesus
1.º Ciclo do Ensino Básico
Programa de Educação Estética e Artística
Expressão Plástica
Expressão Dramática
Formação de Professores.
Elementary Education
Aesthetic and Artistic Education Program
Plastic Expression
Dramatic Expression;
Teacher training
Ciências sociais::Ciências da educação
title_short Expressão Dramática e Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e Artística
title_full Expressão Dramática e Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e Artística
title_fullStr Expressão Dramática e Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e Artística
title_full_unstemmed Expressão Dramática e Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e Artística
title_sort Expressão Dramática e Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Programa de Educação Estética e Artística
author Nogueira, Tânia Filipa de Jesus
author_facet Nogueira, Tânia Filipa de Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Tânia Filipa de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
Programa de Educação Estética e Artística
Expressão Plástica
Expressão Dramática
Formação de Professores.
Elementary Education
Aesthetic and Artistic Education Program
Plastic Expression
Dramatic Expression;
Teacher training
Ciências sociais::Ciências da educação
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
Programa de Educação Estética e Artística
Expressão Plástica
Expressão Dramática
Formação de Professores.
Elementary Education
Aesthetic and Artistic Education Program
Plastic Expression
Dramatic Expression;
Teacher training
Ciências sociais::Ciências da educação
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104248
http://hdl.handle.net/10316/104248
TID:203127927
url http://hdl.handle.net/10316/104248
identifier_str_mv TID:203127927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134101218787328