Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Maria da Conceição da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11353
Resumo: O presente relatório descreve e analisa as atividades de aprendizagem e estratégias de ensino, desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) ao longo do ano lectivo de 2012/2013. Foram lecionados: parte da subunidade Ecossistemas à turma de 8º C; Sistema neurológico e endócrino, disciplina de Saúde, à turma de 11º. D (curso profissional de Auxiliar de Saúde); e noções de Suporte Básico de Vida (SBV), a 8 turmas (uma por ano curricular). No final destas aulas, aplicou-se um questionário para avaliação, cujos resultados mostram grande aceitação por parte dos alunos, em todas as idades e em ambos os sexos. Globalmente, 82% consideraram-nas muito satisfatórias. As aulas foram planificadas e conduzidas de acordo com o progresso dos alunos; #### ABSTRACT: Report of Supervised Teaching Practice performed by Maria da Conceição Silva Marinho at Cunha Rivara 2,3/S Basic Secondary School This report describes and analyzes the learning activities and the teaching strategies, developed during the Supervised Teaching Practice (STP) throughout the 2012/2013 school year. The subject matters taught were: part of subunit Ecosystems to 8th C grade class; Neurological and endocrine system, discipline of Health to 11th C grade class (Vocational Course of Health Aide). At the end of these classes, a questionnaire for evaluation was handed out, whose results showed a great acceptance on the part of the students, across all ages and in both genders. Globally, 82% were considered very satisfactory. The classes were planned and conducted in accordance with the progress of the students.
id RCAP_efa839070ac28bb09753bff2d1b38832
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11353
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha RivaraAprendizagemEnsinoPrática de ensino supervisionadaReflexãoSBVTeachingLearningSupervised teaching practiceReflectionO presente relatório descreve e analisa as atividades de aprendizagem e estratégias de ensino, desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) ao longo do ano lectivo de 2012/2013. Foram lecionados: parte da subunidade Ecossistemas à turma de 8º C; Sistema neurológico e endócrino, disciplina de Saúde, à turma de 11º. D (curso profissional de Auxiliar de Saúde); e noções de Suporte Básico de Vida (SBV), a 8 turmas (uma por ano curricular). No final destas aulas, aplicou-se um questionário para avaliação, cujos resultados mostram grande aceitação por parte dos alunos, em todas as idades e em ambos os sexos. Globalmente, 82% consideraram-nas muito satisfatórias. As aulas foram planificadas e conduzidas de acordo com o progresso dos alunos; #### ABSTRACT: Report of Supervised Teaching Practice performed by Maria da Conceição Silva Marinho at Cunha Rivara 2,3/S Basic Secondary School This report describes and analyzes the learning activities and the teaching strategies, developed during the Supervised Teaching Practice (STP) throughout the 2012/2013 school year. The subject matters taught were: part of subunit Ecosystems to 8th C grade class; Neurological and endocrine system, discipline of Health to 11th C grade class (Vocational Course of Health Aide). At the end of these classes, a questionnaire for evaluation was handed out, whose results showed a great acceptance on the part of the students, across all ages and in both genders. Globally, 82% were considered very satisfactory. The classes were planned and conducted in accordance with the progress of the students.Universidade de Évora2014-07-24T09:58:05Z2014-07-242014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11353http://hdl.handle.net/10174/11353TID:201125650porDepartamento de Pedagogia da Educaçãomarinho.conceicao@gmail.com676Marinho, Maria da Conceição da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:00.386383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara
title Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara
Marinho, Maria da Conceição da Silva
Aprendizagem
Ensino
Prática de ensino supervisionada
Reflexão
SBV
Teaching
Learning
Supervised teaching practice
Reflection
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola EB 2,3/S Cunha Rivara
author Marinho, Maria da Conceição da Silva
author_facet Marinho, Maria da Conceição da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Maria da Conceição da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino
Prática de ensino supervisionada
Reflexão
SBV
Teaching
Learning
Supervised teaching practice
Reflection
topic Aprendizagem
Ensino
Prática de ensino supervisionada
Reflexão
SBV
Teaching
Learning
Supervised teaching practice
Reflection
description O presente relatório descreve e analisa as atividades de aprendizagem e estratégias de ensino, desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) ao longo do ano lectivo de 2012/2013. Foram lecionados: parte da subunidade Ecossistemas à turma de 8º C; Sistema neurológico e endócrino, disciplina de Saúde, à turma de 11º. D (curso profissional de Auxiliar de Saúde); e noções de Suporte Básico de Vida (SBV), a 8 turmas (uma por ano curricular). No final destas aulas, aplicou-se um questionário para avaliação, cujos resultados mostram grande aceitação por parte dos alunos, em todas as idades e em ambos os sexos. Globalmente, 82% consideraram-nas muito satisfatórias. As aulas foram planificadas e conduzidas de acordo com o progresso dos alunos; #### ABSTRACT: Report of Supervised Teaching Practice performed by Maria da Conceição Silva Marinho at Cunha Rivara 2,3/S Basic Secondary School This report describes and analyzes the learning activities and the teaching strategies, developed during the Supervised Teaching Practice (STP) throughout the 2012/2013 school year. The subject matters taught were: part of subunit Ecosystems to 8th C grade class; Neurological and endocrine system, discipline of Health to 11th C grade class (Vocational Course of Health Aide). At the end of these classes, a questionnaire for evaluation was handed out, whose results showed a great acceptance on the part of the students, across all ages and in both genders. Globally, 82% were considered very satisfactory. The classes were planned and conducted in accordance with the progress of the students.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-24T09:58:05Z
2014-07-24
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11353
http://hdl.handle.net/10174/11353
TID:201125650
url http://hdl.handle.net/10174/11353
identifier_str_mv TID:201125650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia da Educação
marinho.conceicao@gmail.com
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136535515234304