Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Bianca Bissoli
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cunha, António Camilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78284
Resumo: O presente artigo pretende fomentar o debate sobre como o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e adultos (PROEJA) e a transversalização da temática atividade física nas aulas do componente curricular Educação Física. Verificou-se que a disciplina é optativa na modalidade EJA/PROEJA conforme dispõe a LDBEN/1996, contudo a literatura aponta para a importância da disciplina na formação do cidadão, logo é um direito dos jovens e adultos o acesso a esse conhecimento. Tal perspectiva é recepcionada pelo PROEJA que, embora não faça especificação de disciplinas em seus dispositivos, é claro em destacar que a proposta curricular da EJA deve ser construída com bases nos princípios de igualdade e equidade em relação à educação básica
id RCAP_efa8604988f910327aeac72f80584236
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78284
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultosPhysical activity in physical education classes in vocational evening classes for youth and adultseducação físicaeducação de jovens e adultosatividade físicaphysical educationyouth and adult educationphysical activityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente artigo pretende fomentar o debate sobre como o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e adultos (PROEJA) e a transversalização da temática atividade física nas aulas do componente curricular Educação Física. Verificou-se que a disciplina é optativa na modalidade EJA/PROEJA conforme dispõe a LDBEN/1996, contudo a literatura aponta para a importância da disciplina na formação do cidadão, logo é um direito dos jovens e adultos o acesso a esse conhecimento. Tal perspectiva é recepcionada pelo PROEJA que, embora não faça especificação de disciplinas em seus dispositivos, é claro em destacar que a proposta curricular da EJA deve ser construída com bases nos princípios de igualdade e equidade em relação à educação básicaThis article aims to encourage discussion about how the National Program for Integration of Vocational Education with Basic Education in the form of Youth and Adult Education (PROEJA) and the transversalization of the theme physical activity in the classes of the curriculum component Physical Education. It was verified that the subject is optional in the modality EJA/PROEJA as provided by the LDBEN/1996, however, the literature points to the importance of the subject in the citizen's education, so it is a right of young people and adults to have access to this knowledge. This perspective is welcomed by PROEJA which, although it does not specify the subjects in its provisions, it is clear in highlighting that the curriculum proposal for EJA should be built on the principles of equality and equity in relation to basic education.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.Universidade do MinhoLucas, Bianca BissoliCunha, António Camilo2022-062022-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78284porLucas, B. B., & Cunha, A. C. T. N. (2022, June 2). Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos / Physical activity in physical education classes in vocational evening classes for youth and adults. Brazilian Journal of Development. South Florida Publishing LLC. http://doi.org/10.34117/bjdv8n6-0412525-876110.34117/bjdv8n6-041https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/48874info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:48.153417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos
Physical activity in physical education classes in vocational evening classes for youth and adults
title Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos
spellingShingle Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos
Lucas, Bianca Bissoli
educação física
educação de jovens e adultos
atividade física
physical education
youth and adult education
physical activity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos
title_full Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos
title_fullStr Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos
title_full_unstemmed Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos
title_sort Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos
author Lucas, Bianca Bissoli
author_facet Lucas, Bianca Bissoli
Cunha, António Camilo
author_role author
author2 Cunha, António Camilo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Bianca Bissoli
Cunha, António Camilo
dc.subject.por.fl_str_mv educação física
educação de jovens e adultos
atividade física
physical education
youth and adult education
physical activity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic educação física
educação de jovens e adultos
atividade física
physical education
youth and adult education
physical activity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente artigo pretende fomentar o debate sobre como o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e adultos (PROEJA) e a transversalização da temática atividade física nas aulas do componente curricular Educação Física. Verificou-se que a disciplina é optativa na modalidade EJA/PROEJA conforme dispõe a LDBEN/1996, contudo a literatura aponta para a importância da disciplina na formação do cidadão, logo é um direito dos jovens e adultos o acesso a esse conhecimento. Tal perspectiva é recepcionada pelo PROEJA que, embora não faça especificação de disciplinas em seus dispositivos, é claro em destacar que a proposta curricular da EJA deve ser construída com bases nos princípios de igualdade e equidade em relação à educação básica
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06
2022-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78284
url https://hdl.handle.net/1822/78284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lucas, B. B., & Cunha, A. C. T. N. (2022, June 2). Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos / Physical activity in physical education classes in vocational evening classes for youth and adults. Brazilian Journal of Development. South Florida Publishing LLC. http://doi.org/10.34117/bjdv8n6-041
2525-8761
10.34117/bjdv8n6-041
https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/48874
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132211841073152