Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78284 |
Resumo: | O presente artigo pretende fomentar o debate sobre como o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e adultos (PROEJA) e a transversalização da temática atividade física nas aulas do componente curricular Educação Física. Verificou-se que a disciplina é optativa na modalidade EJA/PROEJA conforme dispõe a LDBEN/1996, contudo a literatura aponta para a importância da disciplina na formação do cidadão, logo é um direito dos jovens e adultos o acesso a esse conhecimento. Tal perspectiva é recepcionada pelo PROEJA que, embora não faça especificação de disciplinas em seus dispositivos, é claro em destacar que a proposta curricular da EJA deve ser construída com bases nos princípios de igualdade e equidade em relação à educação básica |
id |
RCAP_efa8604988f910327aeac72f80584236 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78284 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultosPhysical activity in physical education classes in vocational evening classes for youth and adultseducação físicaeducação de jovens e adultosatividade físicaphysical educationyouth and adult educationphysical activityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente artigo pretende fomentar o debate sobre como o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e adultos (PROEJA) e a transversalização da temática atividade física nas aulas do componente curricular Educação Física. Verificou-se que a disciplina é optativa na modalidade EJA/PROEJA conforme dispõe a LDBEN/1996, contudo a literatura aponta para a importância da disciplina na formação do cidadão, logo é um direito dos jovens e adultos o acesso a esse conhecimento. Tal perspectiva é recepcionada pelo PROEJA que, embora não faça especificação de disciplinas em seus dispositivos, é claro em destacar que a proposta curricular da EJA deve ser construída com bases nos princípios de igualdade e equidade em relação à educação básicaThis article aims to encourage discussion about how the National Program for Integration of Vocational Education with Basic Education in the form of Youth and Adult Education (PROEJA) and the transversalization of the theme physical activity in the classes of the curriculum component Physical Education. It was verified that the subject is optional in the modality EJA/PROEJA as provided by the LDBEN/1996, however, the literature points to the importance of the subject in the citizen's education, so it is a right of young people and adults to have access to this knowledge. This perspective is welcomed by PROEJA which, although it does not specify the subjects in its provisions, it is clear in highlighting that the curriculum proposal for EJA should be built on the principles of equality and equity in relation to basic education.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.Universidade do MinhoLucas, Bianca BissoliCunha, António Camilo2022-062022-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78284porLucas, B. B., & Cunha, A. C. T. N. (2022, June 2). Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos / Physical activity in physical education classes in vocational evening classes for youth and adults. Brazilian Journal of Development. South Florida Publishing LLC. http://doi.org/10.34117/bjdv8n6-0412525-876110.34117/bjdv8n6-041https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/48874info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:48.153417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos Physical activity in physical education classes in vocational evening classes for youth and adults |
title |
Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos |
spellingShingle |
Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos Lucas, Bianca Bissoli educação física educação de jovens e adultos atividade física physical education youth and adult education physical activity Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos |
title_full |
Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos |
title_fullStr |
Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos |
title_sort |
Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos |
author |
Lucas, Bianca Bissoli |
author_facet |
Lucas, Bianca Bissoli Cunha, António Camilo |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, António Camilo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Bianca Bissoli Cunha, António Camilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação física educação de jovens e adultos atividade física physical education youth and adult education physical activity Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
educação física educação de jovens e adultos atividade física physical education youth and adult education physical activity Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente artigo pretende fomentar o debate sobre como o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e adultos (PROEJA) e a transversalização da temática atividade física nas aulas do componente curricular Educação Física. Verificou-se que a disciplina é optativa na modalidade EJA/PROEJA conforme dispõe a LDBEN/1996, contudo a literatura aponta para a importância da disciplina na formação do cidadão, logo é um direito dos jovens e adultos o acesso a esse conhecimento. Tal perspectiva é recepcionada pelo PROEJA que, embora não faça especificação de disciplinas em seus dispositivos, é claro em destacar que a proposta curricular da EJA deve ser construída com bases nos princípios de igualdade e equidade em relação à educação básica |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06 2022-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/78284 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/78284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lucas, B. B., & Cunha, A. C. T. N. (2022, June 2). Atividade física nas aulas de educação física no ensino noturno profissionalizante de jovens e adultos / Physical activity in physical education classes in vocational evening classes for youth and adults. Brazilian Journal of Development. South Florida Publishing LLC. http://doi.org/10.34117/bjdv8n6-041 2525-8761 10.34117/bjdv8n6-041 https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/48874 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132211841073152 |