Perspectivas críticas para o ensino de Física na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Mateus Braga
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22502
Resumo: A monografia aborda o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) orientado por perspectivas críticas no campo educacional. Esse tema se justifica pela relevância social e acadêmica, na medida em que a EJA é marcada tanto pela invisibilidade na educação, quanto pela visão de reposição acelerada de conteúdos na perspectiva chamada de educação bancária. Trata-se de um estudo bibliográfico que tem como procedimentos metodológicos o levantamento e estudo de artigos sobre o tema. A partir do questionamento sobre as possíveis contribuições das pedagogias críticas para o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos, o estudo teve por objetivo geral conhecer as perspectivas emancipatórias da educação e do ensino de Ciências e apontar suas implicações e possibilidades no âmbito do ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto discute as contribuições de duas teorias educacionais críticas ou contra-hegemônicas, a Pedagogia Libertadora e a Pedagogia Histórico-Crítica e as principais ideias de seus formuladores, os professores Paulo Freire e Dermeval Saviani, buscando compreender o projeto de sociedade, de escola e de ser humano para cada um. Em seguida, apresenta um breve olhar sobre a história da Educação de jovens e adultos no Brasil situando o contexto em que essas pedagogias entrecruzam com a EJA. Na sequência, é apresentado dois movimentos do ensino de ciências que propõem uma perspectiva crítica para a educação: o movimento ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) e o movimento História, Filosofia e Sociologia (HFS) evidenciando os nexos entre a teoria crítica da educação e do ensino de ciências. Por fim, relaciona-se tais enfoques críticos tentando perceber nexos e contribuições para o ensino de física na EJA. Conclui-se que refletir sobre uma educação problematizadora é sinalizar para a necessidade de uma educação de natureza científico-tecnológica para todos, com um ensino de Física, que tenha o horizonte de uma educação emancipadora
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A partir do questionamento sobre as possíveis contribuições das pedagogias críticas para o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos, o estudo teve por objetivo geral conhecer as perspectivas emancipatórias da educação e do ensino de Ciências e apontar suas implicações e possibilidades no âmbito do ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto discute as contribuições de duas teorias educacionais críticas ou contra-hegemônicas, a Pedagogia Libertadora e a Pedagogia Histórico-Crítica e as principais ideias de seus formuladores, os professores Paulo Freire e Dermeval Saviani, buscando compreender o projeto de sociedade, de escola e de ser humano para cada um. Em seguida, apresenta um breve olhar sobre a história da Educação de jovens e adultos no Brasil situando o contexto em que essas pedagogias entrecruzam com a EJA. Na sequência, é apresentado dois movimentos do ensino de ciências que propõem uma perspectiva crítica para a educação: o movimento ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) e o movimento História, Filosofia e Sociologia (HFS) evidenciando os nexos entre a teoria crítica da educação e do ensino de ciências. Por fim, relaciona-se tais enfoques críticos tentando perceber nexos e contribuições para o ensino de física na EJA. Conclui-se que refletir sobre uma educação problematizadora é sinalizar para a necessidade de uma educação de natureza científico-tecnológica para todos, com um ensino de Física, que tenha o horizonte de uma educação emancipadoraThis monographic paper addresses the teaching of Physics in Youth and Adult Education guided by critical perspectives in the educational field. This subject is justified by its social and academic relevance, since Youth and Adult Education is marked both by invisibility in the education field and by a mentality that privileges accelerated replacement of contents, characterizing what Paulo Freire called banking education. The methodological procedures used in this bibliographic study were the survey and study of articles on the subject. The general purpose of this study was to understand the implications and possibilities of the emancipatory perspective of Science education in the context of Physics teaching in Youth and Adult Education, which was done through the reflection regarding possible contributions of critical pedagogies. To this end, the paper discusses the contributions of two educational theories, Liberating Pedagogy and Historical-Critical Pedagogy highlighting the main ideas of its formulators, professors Paulo Freire and Dermeval Saviani, seeking to understand the project of society, school and being human for each one of them. Then, it presents a brief history of Education for young people and adults in Brazil, placing the context in which these pedagogies intertwine with EJA. In the sequence, two movements of science teaching that propose a critical perspective for education are presented: the movement Science, Technology and Society (CTS) and the movement History, Philosophy and Sociology (HFS) highlighting the nexus between critical theory of education and science teaching. Finally, an attempt is made to perceive links between the referred critical approaches and find contributions to the teaching of Physics at Young and Adult Education. The paper concludes that reflecting about a problematizing education necessarily involves pointing out the need of a scientific-technological education for all, and a Physics teaching concerned with an emancipating educationVentura, JaquelineAlmeida, Lucia da Cruz deBonfim, Alexandre Maia doCavalcanti, Mateus Braga2021-07-08T18:34:57Z2021-07-08T18:34:57Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCAVALCANTI, Mateus Braga. Perspectivas críticas para o ensino de física na educação de jovens e adultos. 2021. 62f. 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