Aplicação de metodologia para desenvolvimento de heurísticas de usabilidade e UX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44391 |
Resumo: | Para que um produto tenha sucesso no mercado, não basta apenas procurar que este seja fácil de usar, é necessário também garantir que este proporciona boas sensações aos utilizadores. No entanto, algumas empresas de desenvolvimento de software acabam por não dar tanta importância à realização de estudos e testes de usabilidade e User eXperience (UX), por assumirem que tais investigações têm um custo elevado, o que pode levar ao fracasso prematuro dos seus produtos. Na verdade, quanto mais cedo estas questões forem levadas em consideração no processo de desenvolvimento dos produtos, menor é o impacto em termos de custos, até porque previne esforços adicionais de desenvolvimento após se obter feedback dos primeiros utilizadores ou stakeholders. Atualmente, com a disseminação da utilização de dispositivos móveis e as suas aplicações no quotidiano das pessoas, têm surgido várias aplicações móveis que interagem com equipamentos externos, com particularidades em termos da sua utilização, o que leva a que as avaliações de usabilidade e UX realizadas neste tipo de produtos, por vezes não sejam as mais adequadas. Neste projeto de investigação pretendeu-se verificar através de uma revisão de literatura os métodos existentes para avaliar aplicações móveis que interagem com equipamentos externos. Este tipo de aplicações tem a particularidade de englobar um elemento adicional na interação entre o utilizador e o dispositivo móvel, o equipamento. Posto isto, foi selecionada uma metodologia, que pretende desenvolver e validar um conjunto de heurísticas de usabilidade e UX adequada a avaliar aplicações de um certo domínio. Assim, a metodologia foi levada a cabo meticulosamente, tendo em conta 3 aplicações móveis, a qual integrou 4 experiências para melhoria e validação dos resultados. No fim, obteve-se um conjunto de heurísticas que, quando aplicadas, se pretende que melhorem a experiência de interação dos utilizadores com as aplicações móveis pertencentes a este domínio específico. |
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