Ler o texto literário na aula de língua portuguesa – constrangimentos e possibilidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/5008 |
Resumo: | O ensino da literatura na aula de Língua Portuguesa, em Portugal, está demasiado centrado nas sugestões enunciadas pelos manuais e nas respectivas propostas de correcção, fornecidas pelo guia do professor, que limitam quer a interpretação dos alunos quer a do próprio professor. Este, muitas vezes, não vê necessidade de investir numa análise mais subjectiva que permita alargar o horizonte dos alunos ou lhes permita trazer para essa mesma interpretação as suas experiências, não possibilitando a apreensão/valorização estética das obras literárias. Esta investigação, ao nível de Mestrado, configurou-se como um estudo de caso, tendo-se realizado o estudo numa turma de 9º ano de escolaridade, inspirado no modelo de Yopp e Yopp (2006), aplicado ao estudo de um conto do escritor português do século XIX, Eça de Queirós, conto este previsto no Programa da disciplina de Língua Portuguesa. Os resultados do estudo apontam para grande identificação dos alunos com o texto em análise, tendo sido produzidos trabalhos muito interessantes que manifestam o grau de envolvimento afectivo crescente que gradualmente foram criando com o texto. Este envolvimento repercutiu-se em experiências de aprendizagem extremamente enriquecedoras quer a nível das competências da compreensão da leitura quer a nível das competências de expressão escrita e oral. |
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Ler o texto literário na aula de língua portuguesa – constrangimentos e possibilidadesEnsino da Língua PortuguesaLeituraO ensino da literatura na aula de Língua Portuguesa, em Portugal, está demasiado centrado nas sugestões enunciadas pelos manuais e nas respectivas propostas de correcção, fornecidas pelo guia do professor, que limitam quer a interpretação dos alunos quer a do próprio professor. Este, muitas vezes, não vê necessidade de investir numa análise mais subjectiva que permita alargar o horizonte dos alunos ou lhes permita trazer para essa mesma interpretação as suas experiências, não possibilitando a apreensão/valorização estética das obras literárias. Esta investigação, ao nível de Mestrado, configurou-se como um estudo de caso, tendo-se realizado o estudo numa turma de 9º ano de escolaridade, inspirado no modelo de Yopp e Yopp (2006), aplicado ao estudo de um conto do escritor português do século XIX, Eça de Queirós, conto este previsto no Programa da disciplina de Língua Portuguesa. Os resultados do estudo apontam para grande identificação dos alunos com o texto em análise, tendo sido produzidos trabalhos muito interessantes que manifestam o grau de envolvimento afectivo crescente que gradualmente foram criando com o texto. Este envolvimento repercutiu-se em experiências de aprendizagem extremamente enriquecedoras quer a nível das competências da compreensão da leitura quer a nível das competências de expressão escrita e oral.2012-02-07T16:16:44Z2012-02-072010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/5008http://hdl.handle.net/10174/5008porBalça, A. (2010) Ler o texto literário na aula de língua portuguesa – constrangimentos e possibilidades. Anais do Jalla Brasil 2010, 210-213ISBN 978-85-228-0573-0apb@uevora.pt229Balça, Ângelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:03.777256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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