MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauro Antonio de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Jailma Nunes Viana de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/970
Resumo: O artigo discute as tecnologias educacionais enfatizando o uso do computador como ferramenta do ensino-aprendizagem. Empreende discussões acerca da prática pedagógica e o uso do computador, na sua relação com o currí­culo escolar numa visão interdisciplinar. Problematiza as relações que vêm se estabelecendo em relação ao uso do computador no universo escolar enquanto prática de apropriação de conhecimento na sociedade contemporânea. O estudo se fundamenta na abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica de exploração e pesquisa bibliográfica. A discussão está ancorada em Almeida (2009), Cox (2003), Moreira (1997), Pais (2005), Perrenoud (2000) e Kenski (2007), o que revela um debate emergente numa sociedade marcada pela informatização em vários setores. Assim, destaca-se a necessidade de se efetivar uma prática docente que priorize o ensino-aprendizagem mediado pelo o uso das tecnologias.
id UERN-5_b5036aadfb3a920ecd3a9d8f3aea660a
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/970
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica ComputadorPrática pedagógicaEnsino-aprendizagemO artigo discute as tecnologias educacionais enfatizando o uso do computador como ferramenta do ensino-aprendizagem. Empreende discussões acerca da prática pedagógica e o uso do computador, na sua relação com o currí­culo escolar numa visão interdisciplinar. Problematiza as relações que vêm se estabelecendo em relação ao uso do computador no universo escolar enquanto prática de apropriação de conhecimento na sociedade contemporânea. O estudo se fundamenta na abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica de exploração e pesquisa bibliográfica. A discussão está ancorada em Almeida (2009), Cox (2003), Moreira (1997), Pais (2005), Perrenoud (2000) e Kenski (2007), o que revela um debate emergente numa sociedade marcada pela informatização em vários setores. Assim, destaca-se a necessidade de se efetivar uma prática docente que priorize o ensino-aprendizagem mediado pelo o uso das tecnologias.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/970Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 7 (2017): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/970/889Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessMauro Antonio de OliveiraJailma Nunes Viana de Oliveira2020-10-29T12:51:12Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/970Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:51:12Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica
title MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica
spellingShingle MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica
Mauro Antonio de Oliveira
Computador
Prática pedagógica
Ensino-aprendizagem
title_short MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica
title_full MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica
title_fullStr MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica
title_full_unstemmed MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica
title_sort MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica
author Mauro Antonio de Oliveira
author_facet Mauro Antonio de Oliveira
Jailma Nunes Viana de Oliveira
author_role author
author2 Jailma Nunes Viana de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mauro Antonio de Oliveira
Jailma Nunes Viana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Computador
Prática pedagógica
Ensino-aprendizagem
topic Computador
Prática pedagógica
Ensino-aprendizagem
description O artigo discute as tecnologias educacionais enfatizando o uso do computador como ferramenta do ensino-aprendizagem. Empreende discussões acerca da prática pedagógica e o uso do computador, na sua relação com o currí­culo escolar numa visão interdisciplinar. Problematiza as relações que vêm se estabelecendo em relação ao uso do computador no universo escolar enquanto prática de apropriação de conhecimento na sociedade contemporânea. O estudo se fundamenta na abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica de exploração e pesquisa bibliográfica. A discussão está ancorada em Almeida (2009), Cox (2003), Moreira (1997), Pais (2005), Perrenoud (2000) e Kenski (2007), o que revela um debate emergente numa sociedade marcada pela informatização em vários setores. Assim, destaca-se a necessidade de se efetivar uma prática docente que priorize o ensino-aprendizagem mediado pelo o uso das tecnologias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/970
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/970/889
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 7 (2017): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124580139008