MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/970 |
Resumo: | O artigo discute as tecnologias educacionais enfatizando o uso do computador como ferramenta do ensino-aprendizagem. Empreende discussões acerca da prática pedagógica e o uso do computador, na sua relação com o currículo escolar numa visão interdisciplinar. Problematiza as relações que vêm se estabelecendo em relação ao uso do computador no universo escolar enquanto prática de apropriação de conhecimento na sociedade contemporânea. O estudo se fundamenta na abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica de exploração e pesquisa bibliográfica. A discussão está ancorada em Almeida (2009), Cox (2003), Moreira (1997), Pais (2005), Perrenoud (2000) e Kenski (2007), o que revela um debate emergente numa sociedade marcada pela informatização em vários setores. Assim, destaca-se a necessidade de se efetivar uma prática docente que priorize o ensino-aprendizagem mediado pelo o uso das tecnologias. |
id |
UERN-5_b5036aadfb3a920ecd3a9d8f3aea660a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/970 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica ComputadorPrática pedagógicaEnsino-aprendizagemO artigo discute as tecnologias educacionais enfatizando o uso do computador como ferramenta do ensino-aprendizagem. Empreende discussões acerca da prática pedagógica e o uso do computador, na sua relação com o currículo escolar numa visão interdisciplinar. Problematiza as relações que vêm se estabelecendo em relação ao uso do computador no universo escolar enquanto prática de apropriação de conhecimento na sociedade contemporânea. O estudo se fundamenta na abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica de exploração e pesquisa bibliográfica. A discussão está ancorada em Almeida (2009), Cox (2003), Moreira (1997), Pais (2005), Perrenoud (2000) e Kenski (2007), o que revela um debate emergente numa sociedade marcada pela informatização em vários setores. Assim, destaca-se a necessidade de se efetivar uma prática docente que priorize o ensino-aprendizagem mediado pelo o uso das tecnologias.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/970Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 7 (2017): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/970/889Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessMauro Antonio de OliveiraJailma Nunes Viana de Oliveira2020-10-29T12:51:12Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/970Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:51:12Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica |
title |
MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica |
spellingShingle |
MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica Mauro Antonio de Oliveira Computador Prática pedagógica Ensino-aprendizagem |
title_short |
MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica |
title_full |
MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica |
title_fullStr |
MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica |
title_sort |
MÍDIA E EDUCAÇÃO NO UNIVERSO ESCOLAR: discutindo o uso do computador na prática pedagógica |
author |
Mauro Antonio de Oliveira |
author_facet |
Mauro Antonio de Oliveira Jailma Nunes Viana de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Jailma Nunes Viana de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mauro Antonio de Oliveira Jailma Nunes Viana de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computador Prática pedagógica Ensino-aprendizagem |
topic |
Computador Prática pedagógica Ensino-aprendizagem |
description |
O artigo discute as tecnologias educacionais enfatizando o uso do computador como ferramenta do ensino-aprendizagem. Empreende discussões acerca da prática pedagógica e o uso do computador, na sua relação com o currículo escolar numa visão interdisciplinar. Problematiza as relações que vêm se estabelecendo em relação ao uso do computador no universo escolar enquanto prática de apropriação de conhecimento na sociedade contemporânea. O estudo se fundamenta na abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica de exploração e pesquisa bibliográfica. A discussão está ancorada em Almeida (2009), Cox (2003), Moreira (1997), Pais (2005), Perrenoud (2000) e Kenski (2007), o que revela um debate emergente numa sociedade marcada pela informatização em vários setores. Assim, destaca-se a necessidade de se efetivar uma prática docente que priorize o ensino-aprendizagem mediado pelo o uso das tecnologias. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/970 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/970/889 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 7 (2017): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124580139008 |