Atividades Assistidas por Animais: A Leitura Assistida por Cães para Crianças no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Jorge Coelho da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104337
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_efd9ff51e06a4ff2609d35070fe2d63a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104337
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atividades Assistidas por Animais: A Leitura Assistida por Cães para Crianças no Ensino BásicoAnimal Assisted Activities: Dog Assisted Reading for Children in the Primary SchoolActividades Assistidas por CãesLeitura Assistida por CãesDificuldades na aprendizagemDog Assisted ActivitiesDog Assisted ReadingLearning DifficultiesDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoOs animais fazem parte da história do Homem desde sempre (Shipman, 2010). O Homem é capaz de estabelecer uma relação especial com os animais, diferente da relação que estabelece com os elementos da sua própria espécie. Existem várias teorias que suportam a existência desta relação especial, que a tentam explicar e enquadrar. Todas as pessoas que têm animais domésticos entendem o nível de apego que está subjacente a estas relações, mesmo que muitas vezes não o consigam verbalizar nem tenham consciência total do impacto que os animais têm nas suas vidas.A relação especial que existe entre os homens e os animais levou a que estes fossem utilizados em várias atividades, tendo como objetivo a melhoria de alguns aspetos da vida das pessoas, ou das suas competências em determinadas áreas. Esta cooperação entre o homem e o animal vai para lá da ajuda em atividades físicas.Neste trabalho, apresenta-se uma revisão de literatura que se foca no estudo das atividades assistidas por animais e, em particular, às atividades de leitura assistida por cães para crianças com dificuldades neste processo. Tendo em conta o conhecimento adquirido pela consulta da literatura existente, levou-se a cabo um estudo exploratório acerca do potencial de uma estratégia de superação de dificuldades de leitura por mediação da presença de um animal de companhia (neste projeto, um canídeo treinado para o acompanhamento tranquilo da atividade dos participantes no trabalho). Neste estudo, três crianças com dificuldades a nível da leitura participaram num conjunto de sessões de leitura assistida por um cão. Os resultados deste estudo estão alinhados com os resultados da maior parte dos estudos existentes. Foi possível concluir que, para estas crianças, a participação nesta atividade foi benéfica, com uma melhoria quantificável a nível das competências de leitura medida por teste-reteste (com base em O Rei aferido para a população portuguesa).Animals have always been part of human history (Shipman, 2010). The humankind is able to establish a special relationship with animals, different from the relationship that is established with their own kind. There are several theories that support, explain and frame the existence of this special relationship. Everyone who owns pets understands the level of attachment that exists in these relationships, even if this attachment is difficult to put into words, or even when the owners are not fully and conscientiously aware of the impact animals have on their lives.The special relationship that exists between humans and animals has led them to be used in various activities, aiming to improve some aspects of people's lives, or their skills in certain areas. This cooperation between man and animal goes beyond the immediate help with more physical activities.This dissertation presents a literature review that is focused on the study of animal-assisted activities and, in particular, dog-assisted reading activities for children with reading difficulties. Considering the knowledge acquired by consulting the existing scientific literature, an empirical study was also carried out. In this study, three children with reading difficulties participated in a set of dog-assisted reading sessions. The results of this study are in line with the results of most existing studies. It was possible to conclude that, for these children, participating in this activity was beneficial, with quantifiable improvements in their reading skills.2021-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104337http://hdl.handle.net/10316/104337TID:203131592porSilva, Pedro Jorge Coelho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-23T21:45:01Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:21:01.925836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividades Assistidas por Animais: A Leitura Assistida por Cães para Crianças no Ensino Básico
Animal Assisted Activities: Dog Assisted Reading for Children in the Primary School
title Atividades Assistidas por Animais: A Leitura Assistida por Cães para Crianças no Ensino Básico
spellingShingle Atividades Assistidas por Animais: A Leitura Assistida por Cães para Crianças no Ensino Básico
Silva, Pedro Jorge Coelho da
Actividades Assistidas por Cães
Leitura Assistida por Cães
Dificuldades na aprendizagem
Dog Assisted Activities
Dog Assisted Reading
Learning Difficulties
title_short Atividades Assistidas por Animais: A Leitura Assistida por Cães para Crianças no Ensino Básico
title_full Atividades Assistidas por Animais: A Leitura Assistida por Cães para Crianças no Ensino Básico
title_fullStr Atividades Assistidas por Animais: A Leitura Assistida por Cães para Crianças no Ensino Básico
title_full_unstemmed Atividades Assistidas por Animais: A Leitura Assistida por Cães para Crianças no Ensino Básico
title_sort Atividades Assistidas por Animais: A Leitura Assistida por Cães para Crianças no Ensino Básico
author Silva, Pedro Jorge Coelho da
author_facet Silva, Pedro Jorge Coelho da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro Jorge Coelho da
dc.subject.por.fl_str_mv Actividades Assistidas por Cães
Leitura Assistida por Cães
Dificuldades na aprendizagem
Dog Assisted Activities
Dog Assisted Reading
Learning Difficulties
topic Actividades Assistidas por Cães
Leitura Assistida por Cães
Dificuldades na aprendizagem
Dog Assisted Activities
Dog Assisted Reading
Learning Difficulties
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104337
http://hdl.handle.net/10316/104337
TID:203131592
url http://hdl.handle.net/10316/104337
identifier_str_mv TID:203131592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134102127902720