Terapia Assistida por cães e as contribuições para a saúde de crianças e adolescentes: Uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66503 |
Resumo: | A Terapia Assistida por Cães (TAC) é uma modalidade de intervenção terapêutica individualizada, na qual um cão bem treinado colabora como incentivador e parte fundamental do tratamento. A interação humano-cão é trabalhada para a obtenção de benefícios biopsicossociais. O presente trabalho tem como objetivo geral investigar a utilização da TAC voltada para crianças e adolescentes com os mais variados diagnósticos, nos mais variados contextos e serviços de saúde, buscando identificar os seus benefícios para este grupo. Foi realizada uma pesquisa do tipo revisão sistemática que incluiu ensaios clínicos controlados e não controlados, ensaios clínicos randomizados e não randomizados. Os critérios de inclusão foram: estudos que realizaram TAC em crianças e adolescentes com idade entre 6 meses e 17 anos. Os critérios de exclusão foram: estudos com intervenções e desfechos não relacionados com a saúde do assistido, estudos com Intervenções Assistidas por Animais aplicadas a adultos e idosos. Não houve restrição na busca referente ao ano de publicação. A seleção dos estudos ocorreu através do software Rayyan QCRI, após inserção dos resultados das buscas nos seguintes bancos de dados: PubMed, Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Embase, Web of Science e Scopus. Foram selecionados 22 estudos para leitura completa e extração de dados, finalizando em apenas 10 estudos. Os estudos selecionados são estudos recentes, nenhum deles publicado no Brasil. Todos os estudos objetivaram proporcionar cuidados em saúde para crianças e adolescentes com diferentes diagnósticos com objetivos terapêuticos bem precisos. Apesar do crescimento do emprego de cães exercendo funções voltadas para o cuidado de crianças, não há padronização consensual das terminologias adotadas. O tempo médio das sessões variou, tanto em duração de cada sessão como em quantidade para cada estudo. Apesar das divergências entre os estudos, é possível concluir que os resultados foram promissores para o tratamento de crianças e adolescentes em seus variados contextos e aplicações, indicando possíveis benefícios para a funcionalidade, comunicação, habilidades de socialização, respostas emocionais e cognitivas, além de aparentemente ajudar no controle da ansiedade, ter um papel importante na redução do estresse e na facilitação da abordagem terapêutica. No entanto, é necessário que sejam realizados mais ensaios clínicos randomizados controlados para confirmar tais achados. Também é preciso alinhar nomenclaturas e ampliar a discussão sobre o papel da inter e multidisciplinaridade na TAC com a inclusão do profissional da fisioterapia. |
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Terapia Assistida por cães e as contribuições para a saúde de crianças e adolescentes: Uma revisão sistemáticaTerapia Assistida com Cães; Cães; Crianças; Reabilitação.CãesCriançasReabilitaçãoDog Assisted TherapyDogsChildrenRehabilitationA Terapia Assistida por Cães (TAC) é uma modalidade de intervenção terapêutica individualizada, na qual um cão bem treinado colabora como incentivador e parte fundamental do tratamento. A interação humano-cão é trabalhada para a obtenção de benefícios biopsicossociais. O presente trabalho tem como objetivo geral investigar a utilização da TAC voltada para crianças e adolescentes com os mais variados diagnósticos, nos mais variados contextos e serviços de saúde, buscando identificar os seus benefícios para este grupo. Foi realizada uma pesquisa do tipo revisão sistemática que incluiu ensaios clínicos controlados e não controlados, ensaios clínicos randomizados e não randomizados. Os critérios de inclusão foram: estudos que realizaram TAC em crianças e adolescentes com idade entre 6 meses e 17 anos. Os critérios de exclusão foram: estudos com intervenções e desfechos não relacionados com a saúde do assistido, estudos com Intervenções Assistidas por Animais aplicadas a adultos e idosos. Não houve restrição na busca referente ao ano de publicação. A seleção dos estudos ocorreu através do software Rayyan QCRI, após inserção dos resultados das buscas nos seguintes bancos de dados: PubMed, Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Embase, Web of Science e Scopus. Foram selecionados 22 estudos para leitura completa e extração de dados, finalizando em apenas 10 estudos. Os estudos selecionados são estudos recentes, nenhum deles publicado no Brasil. Todos os estudos objetivaram proporcionar cuidados em saúde para crianças e adolescentes com diferentes diagnósticos com objetivos terapêuticos bem precisos. Apesar do crescimento do emprego de cães exercendo funções voltadas para o cuidado de crianças, não há padronização consensual das terminologias adotadas. O tempo médio das sessões variou, tanto em duração de cada sessão como em quantidade para cada estudo. Apesar das divergências entre os estudos, é possível concluir que os resultados foram promissores para o tratamento de crianças e adolescentes em seus variados contextos e aplicações, indicando possíveis benefícios para a funcionalidade, comunicação, habilidades de socialização, respostas emocionais e cognitivas, além de aparentemente ajudar no controle da ansiedade, ter um papel importante na redução do estresse e na facilitação da abordagem terapêutica. No entanto, é necessário que sejam realizados mais ensaios clínicos randomizados controlados para confirmar tais achados. Também é preciso alinhar nomenclaturas e ampliar a discussão sobre o papel da inter e multidisciplinaridade na TAC com a inclusão do profissional da fisioterapia.Dog-Assisted Therapy is an individualized therapeutic intervention modality, in which a well-trained dog collaborates as an incentive and a fundamental part of treatment. Human-dog interaction is worked towards obtaining biopsychosocial benefits. The present work has a general objective to investigate the use of Dog Assisted Therapy (DAT) aimed for children with the most varied diagnoses, in the most varied contexts and health services, seeking to identify its benefits for this group. A systematic research was conducted that includes controlled and uncontrolled clinical trials, randomized and non-randomized clinical trials. Inclusion methods were: studies that performed DAT in children and teenages with aged between 6 months and 17 years. Exclusion methods were: studies with interventions and outcomes not related to the health of the assisted, studies with Animal Assisted Interventions applied to adults and the elderly. There was no restriction on the search regarding the year of publication. The selection of studies occurred through Rayyan QCRI software, after insertion of search results in the following databases: PubMed, Lilacs (Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences), Embase, Web of Science and Scopus. 22 studies were selected for complete reading and data extraction, of which only 10 met the inclusion methods of this review. The selected studies are recent studies, none of which were published in Brazil. All studies included in this review aimed to provide health care for children and teenages with different diagnoses with very precise therapeutic objectives. Despite the growth in the employment of dogs performing functions aimed at the care of children, there is no consensual standardization of the terminologies adopted. The mean time of the sessions varied, both in duration of each session and in quantity for each study. Despite the divergences between the studies, it is possible to conclude that the results collected are promising for the treatment of children and teenages in their varied contexts and applications, indicating possible benefits for functionality, communication, socialization skills, emotional and cognitive responses. In addition to apparently helping in the control of anxiety, have an important role in reducing stress and facilitating the therapeutic approach. However, more randomized controlled trials need to be conducted to confirm these results. It is also necessary to align nomenclatures and broaden the discussion about the role of inter and multidisciplinarity in DAT with the inclusion of the physiotherapy professional.Universidade Federal de São PauloCarvalho, Raquel de Paula [UNIFESP]Nascimento, Anice Maria Calil dohttp://lattes.cnpq.br/7980384093582831Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Lima, Steffany Silva [UNIFESP]2023-01-21T00:19:50Z2023-01-21T00:19:50Z2023-01-05info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion59 f.application/pdfLIMA, Steffany Silva. Terapia Assistida por cães e as contribuições para a saúde de crianças e adolescentes: Uma revisão sistemática. 2023. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Fisioterapia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66503porUNIFESPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T07:41:45Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66503Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T07:41:45Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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