Estratégias de auto-regulação da aprendizagem no ensino instrumental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12925 |
Resumo: | A auto-regulação da aprendizagem é o produto da interação de um conjunto de competências cognitivas, motivacionais e metacognitivas que os estudantes vão desenvolvendo ao longo do seu processo de formação. Na área da música, estes processos auto-regulatórios são fundamentais para a qualidade do trabalho individual, promovendo uma progressiva autonomia académica e artística. Compreender o funcionamento destes processos e identificá-los nos alunos é fundamental para que seja possível uma intervenção rigorosa e eficaz. Nesse sentido, foi propósito deste trabalho a aplicação de um questionário de auto-regulação da autoria de Peter Miksza, traduzido, adaptado e analisado com vista à validação do mesmo para a população portuguesa, em conjunto com a observação de comportamentos autoregulados numa experiência de ensino entre pares. Os resultados indicam que são, respectivamente, uma medida de diagnóstico adequada e viável no que diz respeito ao estado de várias dimensões de auto-regulação, e uma estratégia passível de ser utilizada em intervenção na prática pedagógica instrumental. |
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Estratégias de auto-regulação da aprendizagem no ensino instrumentalEnsino da músicaEstratégias da aprendizagemTécnicas musicaisEficácia do ensinoDesenvolvimento das competênciasRelações entre paresA auto-regulação da aprendizagem é o produto da interação de um conjunto de competências cognitivas, motivacionais e metacognitivas que os estudantes vão desenvolvendo ao longo do seu processo de formação. Na área da música, estes processos auto-regulatórios são fundamentais para a qualidade do trabalho individual, promovendo uma progressiva autonomia académica e artística. Compreender o funcionamento destes processos e identificá-los nos alunos é fundamental para que seja possível uma intervenção rigorosa e eficaz. Nesse sentido, foi propósito deste trabalho a aplicação de um questionário de auto-regulação da autoria de Peter Miksza, traduzido, adaptado e analisado com vista à validação do mesmo para a população portuguesa, em conjunto com a observação de comportamentos autoregulados numa experiência de ensino entre pares. Os resultados indicam que são, respectivamente, uma medida de diagnóstico adequada e viável no que diz respeito ao estado de várias dimensões de auto-regulação, e uma estratégia passível de ser utilizada em intervenção na prática pedagógica instrumental.Self-regulated learning is the result of the interaction between several cognitive, motivational and metacognitive abilities, through which students develop during their learning process. In the musical field, these self-regulated processes are essential for improving the quality of individual practice, and enhancing the students’ academic and artistic autonomy. It is fundamental for an accurate and effective pedagogical intervention to understand the manner in which these processes function and to identify them. Thus, the purpose of this project was to apply a Portuguese version of Peter Miksza’s measure of self-regulated practice behavior; the measure was translated, adapted and analyzed in order to validate it to the Portuguese population. This task was complemented with an observational measure of self-regulation through a peer-learning experience. Results show that these strategies are adequate and viable as, respectively, measure of several dimensions of self-regulation, and suitable strategy for instrumental teaching contexts.Universidade de Aveiro2014-12-03T20:44:40Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12925porMadeira, Lígia Raquel Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:38Zoai:ria.ua.pt:10773/12925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:58.748685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A auto-regulação da aprendizagem é o produto da interação de um conjunto de competências cognitivas, motivacionais e metacognitivas que os estudantes vão desenvolvendo ao longo do seu processo de formação. Na área da música, estes processos auto-regulatórios são fundamentais para a qualidade do trabalho individual, promovendo uma progressiva autonomia académica e artística. Compreender o funcionamento destes processos e identificá-los nos alunos é fundamental para que seja possível uma intervenção rigorosa e eficaz. Nesse sentido, foi propósito deste trabalho a aplicação de um questionário de auto-regulação da autoria de Peter Miksza, traduzido, adaptado e analisado com vista à validação do mesmo para a população portuguesa, em conjunto com a observação de comportamentos autoregulados numa experiência de ensino entre pares. Os resultados indicam que são, respectivamente, uma medida de diagnóstico adequada e viável no que diz respeito ao estado de várias dimensões de auto-regulação, e uma estratégia passível de ser utilizada em intervenção na prática pedagógica instrumental. |
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