Estratégias de auto-regulação da aprendizagem no ensino instrumental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Lígia Raquel Brito
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12925
Resumo: A auto-regulação da aprendizagem é o produto da interação de um conjunto de competências cognitivas, motivacionais e metacognitivas que os estudantes vão desenvolvendo ao longo do seu processo de formação. Na área da música, estes processos auto-regulatórios são fundamentais para a qualidade do trabalho individual, promovendo uma progressiva autonomia académica e artística. Compreender o funcionamento destes processos e identificá-los nos alunos é fundamental para que seja possível uma intervenção rigorosa e eficaz. Nesse sentido, foi propósito deste trabalho a aplicação de um questionário de auto-regulação da autoria de Peter Miksza, traduzido, adaptado e analisado com vista à validação do mesmo para a população portuguesa, em conjunto com a observação de comportamentos autoregulados numa experiência de ensino entre pares. Os resultados indicam que são, respectivamente, uma medida de diagnóstico adequada e viável no que diz respeito ao estado de várias dimensões de auto-regulação, e uma estratégia passível de ser utilizada em intervenção na prática pedagógica instrumental.
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