Diversidade na Universidade: estilos de pensamento na resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Inês Faria de Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25976
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicopatologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_efe6e5cb120fc772ae93a88c4ab425e0
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/25976
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diversidade na Universidade: estilos de pensamento na resolução de problemasAlunos do superiorResolução de problemasEstilos de pensamentoMulticulturalidadeDissertação de mestrado em Psicologia (Psicopatologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraCom a finalidade última de contribuir para a compreensão do sucesso, particularmente, de estudantes de ensino superior, e dentre eles, estudantes que de algum modo são especiais ou diferentes, do ponto de vista da sua origem multicultural ou por especificidades de desenvolvimento, tomámos como construto de referência os estilos de resolução de problemas. Ou seja, em que medida diferentes estilos de pensamento podem facilitar ou não a adaptação académica dos estudantes na etapa de formação académica superior, que pressupõe processos complexos de transição? Serão os estilos pessoais de pensamento e de resolução de problemas um factor distintivo do sucesso dos estudantes? Haverá, de facto, estilos de maior resiliência e protetores quando se trata de perspetivar a diversidade dos estudantes em ambientes de formação avançada, de maior exigência cognitiva e complexidade de gestão emocional, social e de recursos? Serve a Teoria do Autogoverno Mental, de Robert Sternberg (1988), de sustentação para a defesa da tese de que os estilos de pensamento assumem funções, formas, níveis, âmbitos e tendências de maior vulnerabilidade versus proteção na aprendizagem e percursos de desenvolvimento dos estudantes do ensino superior. No caso de estudantes com necessidades educativas especiais, sejam elas de ordem linguística, cultural ou específicas, a identificação desses estilos de pensamento ainda se torna mais premente, para prevenir o sucesso na adaptação às tarefas de vida, neste período e contexto, de modo a acompanhar ou regular os processos de resolução de problemas localmente. De facto, dentro da diversidade sobressaem estilos de menor afirmação, assertividade e autonomia em situações “especiais” de deficiência ou de estudantes de sociedades mais conservadoras. Os estudantes masculinos surgem mais auto-afirmativos, enquanto as estudantes são executivas e de maior dependência social ou exterior.Aiming to contribute to the understanding of success, particularly in higher education students, and among them, students who are somehow special or different from the standpoint of their multicultural origin or specific development, we conducted this study on the basis of thinking styles or styles of problem solving. That is, to what extent different thinking styles can facilitate or not the adaptation of the students in the academic stage of training and in the complex processes of transition? Are the personal styles of thinking and problem solving a distinguishing factor in student success? Are there will styles of resilience and protection when it comes to envisage the diversity of students in advanced training environments, with higher cognitive demand and complexity of managing emotional, and social resources? The framework of the Theory of Mental Self-Government, by Robert Sternberg (1988), supports the thesis that thinking styles assume functions, forms, levels, trends and areas of greatest vulnerability versus protection in learning and development pathways for students‟ higher education. For students with special educational linguistic, cultural or specific needs the identification of these thinking styles becomes even more urgent to prevent the successful adaptation to life tasks in this period and context in order to monitor or regulate the processes of solving problems locally. In fact, within the diversity of styles the results revealed that students in "special" situations of disability are lesser affirmative, less assertive and autonomous. Male students appear more self-assertive, while the female are executive and are more social dependent.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25976http://hdl.handle.net/10316/25976porGonçalves, Inês Faria de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:33.575803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade na Universidade: estilos de pensamento na resolução de problemas
title Diversidade na Universidade: estilos de pensamento na resolução de problemas
spellingShingle Diversidade na Universidade: estilos de pensamento na resolução de problemas
Gonçalves, Inês Faria de Sousa
Alunos do superior
Resolução de problemas
Estilos de pensamento
Multiculturalidade
title_short Diversidade na Universidade: estilos de pensamento na resolução de problemas
title_full Diversidade na Universidade: estilos de pensamento na resolução de problemas
title_fullStr Diversidade na Universidade: estilos de pensamento na resolução de problemas
title_full_unstemmed Diversidade na Universidade: estilos de pensamento na resolução de problemas
title_sort Diversidade na Universidade: estilos de pensamento na resolução de problemas
author Gonçalves, Inês Faria de Sousa
author_facet Gonçalves, Inês Faria de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Inês Faria de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos do superior
Resolução de problemas
Estilos de pensamento
Multiculturalidade
topic Alunos do superior
Resolução de problemas
Estilos de pensamento
Multiculturalidade
description Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicopatologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/25976
http://hdl.handle.net/10316/25976
url http://hdl.handle.net/10316/25976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133775452438528