Cultura musical na escola : a influência das actividades de complemento curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tracana, Marta Isabel Lopes Garcia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7954
Resumo: Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Área de Especialização em Educação Musical
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spelling Cultura musical na escola : a influência das actividades de complemento curricular78:372.878372.878:7837.036Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Área de Especialização em Educação MusicalAo longo deste documento intitulado “Cultura Musical na Escola: a influência das actividades de complemento curricular”, será defendido que a criação de Actividades de Complemento Curricular (ACC) é não só útil para formar públicos de cultura como viável em qualquer escola de ensino regular. A tese relata a experiência prática de um grupo de jovens, de idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, envolvidos quer como participantes, quer como espectadores, numa ACC no âmbito da música, um Clube de Música, cuja base é a performance instrumental, individual e em grupo. A importância das ACC, especificamente as actividades no âmbito da Música, apresenta a perspectiva da formação ou da remodelação dos públicos da cultura nas camadas mais jovens. Através da apresentação de um estudo de caso, é intenção mostrar como uma ACC na área da Música, um Clube de Música, numa escola do Ensino Básico, pode contribuir para a formação de públicos da cultura jovens, quer como criadores artísticos, quer como receptores artísticos, e comprovar a sua importância para a melhoria do relacionamento entre a escola e a comunidade envolvente. Neste trabalho é apresentado um exemplo de ACC no âmbito da música, o Ensemble Sophia de Mello Breyner, levada a efeito por três professores de Educação Musical da Escola E.B. 2/3 Sophia de Mello Breyner (Arcozelo – Vila Nova de Gaia). Apesar dos tempos de aperto financeiro ditado pelo Ministério da Educação e da época de contestação por parte dos docentes, fica provada a viabilidade de Actividades de Complemento Curricular, desenvolvidas em escolas do ensino regular. Além dos progressos na interpretação musical e execução instrumental por parte dos participantes, criaram-se apetências por diferentes géneros musicais, principalmente música erudita e popular portuguesa, e deu-se a conhecer a obra de compositores portugueses desconhecidos do grande público.In this presentation, “Cultura Musical na Escola: a influência das actividades de coplemento curricular”, I plan to show that the implementation of Complementary Activities (ACC – Actividades de Complemento Curricular) is not only useful to educate culture audiences, but also feasible in every regular public school. This paper reports the practical experience of a group of young people between 10 and 18 involved both as participants and as an audience, in a complementary activity with music, a Music Club based on the individual or group instrumental performance. The importance of the ACCs, especially those related to Music, perspectives the formation or the renewal of the culture audiences amongst the young population. I intend to show, through a case study, how an ACC in the area of Music, a Music Club in a Basic School, may help the formation of young culture audiences, either as creators or as artistic listeners and prove its importance for better relationships between school and the surrounding community. In this work I explore an example of an ACC in the area of Music, the Sophia de Mello Breyner Ensemble, accomplished by three Music teachers from E.B. 2/3 Sophia de Mello Breyner Basic School (from Arcozelo – Vila Nova de Gaia). In spite of the hard financial times we are living, imposed by our Ministry of Education, and the protests of the teachers, it is proved that the Complementary Activities developed in regular public schools are feasible. Besides the progress in musical interpretation and instrumental performance, the participants developed a curiosity for different music types, namely erudite and popular Portuguese music. Moreover they came across names of Portuguese composers unknown by the vast majority of the public.Lessa, Elisa MariaUniversidade do MinhoTracana, Marta Isabel Lopes Garcia2008-03-072008-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7954porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:54.423309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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