Bom aluno-Boa aluna. Conceções de docentes do 1º Ciclo do ensino básico. O papel da formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Luísa Vieira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1865
Resumo: Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre na Área de Supervisão e Orientação Pedagógica
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spelling Bom aluno-Boa aluna. Conceções de docentes do 1º Ciclo do ensino básico. O papel da formaçãogéneroconceções educativaspapel da formação.gendereducational conceptionsthe training roleDissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre na Área de Supervisão e Orientação PedagógicaEste trabalho pretende compreender a influência do género nos desempenhos escolares, do ponto de vista dos/as docentes, e analisar o papel da formação na (re)construção das suas conceções educativas. Para a realização desta pesquisa, integrada num projeto que Escola Superior de Educação de Santarém está a desenvolver com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, recorremos a cem docentes de um concelho do distrito de Santarém; e a dezassete docentes que integraram uma oficina de formação sobre Género e Educação para a Cidadania realizada na ESES. Numa primeira fase foram inquiridos professores/as do 1º. ciclo e educadoras de infância. Numa segunda fase, com os/as formandos/as da oficina também foram realizados questionários e entrevistas, antes e depois da formação, tentando estudar o seu impacto relativamente às questões de género nas práticas educativas. No final, refletindo como através da formação é possível promover um maior questionamento das práticas educativas, motivando uma mudança de atitude relativamente ao trabalho das questões de género, apresentamos um modelo de grelha de autoavalição/autoformação.This work aims to understand the gender influence on school performance according with teachers and analyze the training role in the reconstruction of their educational conceptions. For this research, integrated in a project that the Higher School of Education in Santarém is developing with the support of the (Commission for Gender Citizenship and Equality), we contacted one hundred teachers from one municipality of the district of Santarém and seventeen teachers that integrated a training workshop on Gender and Education for Citizenship by Higher School of Education in Santarém. In a first stage, primary teachers and nursing teachers were interviewed. Later on, training students were given some questionnaires and were also interviewed, before and after their training, with the objective of trying to study the impact on gender questions in educational practice. Finally, we presented a sample grid for self-assessment and self-training, bearing in mind the possibility of promoting a deeper reflection about educational practice, motivating a change in attitudes regardless the gender questions.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPereira, Ana Luísa Vieira2017-08-18T11:13:14Z2014-03-052014-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1865TID:201161257porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:07Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:02.655991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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