Seria possível “ler” uma obra de literatura digital no videogame?: um comparativo entre obras literárias digitais e videogame

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matsuda, Alice Atsuko
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marques, Thiago Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/h2d.3563
Resumo: A presente análise pretende, ao cruzar as definições do que é um jogo eletrônico e o que é uma obra literária em meio digital, responder se seria possível ler uma obra literária digital em um videogame. Também é realizada a análise de dois jogos eletrônicos, Braid e Return of the Obra Dinn, de modo a elucidar se são semelhantes às obras literárias (digitais ou não). Para alcançar o objetivo, os pressupostos teóricos que embasam a análise são Katherine Hayles (2009); Jane Macgonigal (2012); Walter Benjamin (1987); Laurent Jenny (1979) entre outros.
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spelling Seria possível “ler” uma obra de literatura digital no videogame?: um comparativo entre obras literárias digitais e videogameIs it possible to “read” a digital literary work on a video game console?: A comparative between digital literary works and video gamesArtigosA presente análise pretende, ao cruzar as definições do que é um jogo eletrônico e o que é uma obra literária em meio digital, responder se seria possível ler uma obra literária digital em um videogame. Também é realizada a análise de dois jogos eletrônicos, Braid e Return of the Obra Dinn, de modo a elucidar se são semelhantes às obras literárias (digitais ou não). Para alcançar o objetivo, os pressupostos teóricos que embasam a análise são Katherine Hayles (2009); Jane Macgonigal (2012); Walter Benjamin (1987); Laurent Jenny (1979) entre outros.The following analysis intends to, by comparing definitions of what is an electronic game and what is a digital literary work, answer if it is possible to read a digital literary work in a videogame console. An analysis of two games, Braid and Return of the Obra Dinn is also present, in a way to clarify if they have any similarities to literary works (digital or not). To achieve the objective, the theoretical assumptions that support the analysis are Katherine Hayles (2009); Jane Macgonigal (2012); Walter Benjamin (1987); Laurent Jenny (1979) among others.UMinho Editora2021-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.3563por2184-562XMatsuda, Alice AtsukoMarques, Thiago Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-02T13:30:19Zoai:journals.uminho.pt:article/3563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:43.724499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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