Evolução do Grade Inflation entre instituições de ensino secundário público e privado em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Helena Ferreira Barbosa de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/33892
Resumo: Dissertação de mestrado em Economia, Mercados e Políticas Públicas
id RCAP_f04b084d2e372d92f2041e49d6fd192c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33892
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Evolução do Grade Inflation entre instituições de ensino secundário público e privado em PortugalEvolution of grade inflation between public and private secondary schools in PortugalGrade inflationEnsino secundárioEnsino públicoEnsino privadoSecondary schoolsPublic schoolsPrivate schools371.26Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Economia, Mercados e Políticas PúblicasA literatura indica que existem evidências de grade inflation no ensino, ou seja, de aumentos contínuos das classificações atribuídas aos alunos sem o correspondente aumento no desempenho académico. Esta dissertação estuda o impacto do tipo de instituição de ensino secundário no grade inflation em Portugal. Este fenómeno produz uma redução no bem-estar da sociedade, gera ineficiência económica, contribui para a queda da reputação nas instituições que inflacionam as classificações, gera injustiças e desigualdade sociais entre estudantes e estimula a redução de esforço na obtenção de elevadas classificações. Para a análise empírica utilizamos os resultados dos exames nacionais e restringimos o estudo às disciplinas de Português B e Matemática A, entre os anos 2001 e 2011, divulgamos pelo Júri Nacional de Exames. A metodologia aplicada nesta dissertação utiliza uma regressão linear múltipla pelo método dos mínimos quadrados (OLS). Concluímos que existem diferenças no grade inflation entre o ensino secundário público e privado em Portugal. Para anos mais recentes, com exceção do ano 2011, o desvio no grade inflation é superior no privado para a disciplina de Português B e, o grade inflation é superior no público para a disciplina de Matemática A desde o ano 2009. Estes resultados poderão indiciar uma inversão de tendência, relativos à evolução do grade inflation entre o ensino secundário público e privado em Portugal.The literature indicates argues that there is evidence on the grade inflation in education, ie , the awarded higher acedemic without the corresponding increase in academic achievement. This dissertation studies the impact of the type of secondary institution in grade inflation in Portugal. For the empirical analysis, we use the results of the national tests and restrict study by the disciplines of Mathematics A and Portuguese B, between the years 2001 and 2011, released by the National Jury Examinations. This phenomenon produces a reduction in the welfare of society, generates economic inefficiency, contributes to the decline in the reputation of the institutions that inflate ratings, generates social injustice and inequality among students and encourages the reduction of effort in getting higher rankings. The data are in the official source of the National Jury of Examinations, The methodology applied in this dissertation, uses a multiple linear regression, by ordinary least squares (OLS). In this analysis, we concluded that there are differences in grade inflation between public and private secondary education in Portugal. By years more recent, with the exception of the year 2011, the deviation in the grade inflation is higher in private to the discipline Portuguese B and, the grade inflation is higher in public to the discipline of Mathematics A since the year 2009. These results may indicate a reversal of the trend, on the evolution of grade inflation between public and private secondary education in Portugal.Silva, João C. Cerejeira daUniversidade do MinhoMelo, Helena Ferreira Barbosa de20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33892por201557916info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:02.045954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Evolução do Grade Inflation entre instituições de ensino secundário público e privado em Portugal
Evolution of grade inflation between public and private secondary schools in Portugal
title Evolução do Grade Inflation entre instituições de ensino secundário público e privado em Portugal
spellingShingle Evolução do Grade Inflation entre instituições de ensino secundário público e privado em Portugal
Melo, Helena Ferreira Barbosa de
Grade inflation
Ensino secundário
Ensino público
Ensino privado
Secondary schools
Public schools
Private schools
371.26
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Evolução do Grade Inflation entre instituições de ensino secundário público e privado em Portugal
title_full Evolução do Grade Inflation entre instituições de ensino secundário público e privado em Portugal
title_fullStr Evolução do Grade Inflation entre instituições de ensino secundário público e privado em Portugal
title_full_unstemmed Evolução do Grade Inflation entre instituições de ensino secundário público e privado em Portugal
title_sort Evolução do Grade Inflation entre instituições de ensino secundário público e privado em Portugal
author Melo, Helena Ferreira Barbosa de
author_facet Melo, Helena Ferreira Barbosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, João C. Cerejeira da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Helena Ferreira Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Grade inflation
Ensino secundário
Ensino público
Ensino privado
Secondary schools
Public schools
Private schools
371.26
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Grade inflation
Ensino secundário
Ensino público
Ensino privado
Secondary schools
Public schools
Private schools
371.26
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Economia, Mercados e Políticas Públicas
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/33892
url http://hdl.handle.net/1822/33892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201557916
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132500813938688