Colaboração entre famílias de crianças com necessidades educativas especiais e os docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Rute Maria Pombo Paulino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7507
Resumo: Este trabalho pretende fazer um estudo sobre a colaboração existente entre famílias de crianças com necessidades educativas especiais e os docentes, onde se equacionam as semelhanças e diferenças entre a escola e a família e se apela à compreensão mútua em prol de um bem maior, o sucesso educativo da criança. Apelando à compreensão mútua para a corresponsabilização de pais e docentes em todo o processo educativo. A investigação parte da identificação dos conceitos centrais que emergem da colaboração sustentada em referenciais teóricos de investigadores e pedagogos que se têm debruçado nas temáticas do envolvimento parental em geral e do envolvimento parental na especificidade das situações de pais de crianças com necessidades educativas especiais. Para tentar percepcionar e compreender quando e como colaboram os pais e os docentes, bem como se existe motivação que leve a estabelecer e manter uma boa relação entre ambos, utilizámos a metodologia de inquérito por questionário. Para este estudo de natureza quantitativa, procedemos à recolha de dados através de dois questionários distintos, um destinado aos pais/ EE de crianças com necessidades educativas especiais e outro aos docentes, como forma de poder fazer o cruzamento de duas perspectivas distintas e enriquecer o conteúdo da nossa investigação. Verificámos, a partir do tratamento dos dados, que a colaboração entre a família e os docentes, tendo em conta a criança com necessidades educativas especiais, ainda é uma problemática real que necessita de mudanças de práticas e atitudes, necessita de investimento em educação e formação de pais e professores e, necessita, fundamentalmente, de regularização da comunicação entre ambas as partes para que se possa estabelecer uma relação eficiente e positiva para o principal beneficiário, a criança com necessidades educativas especiais.
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