Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Maria José Magalhães da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5535
Resumo: A Expressão Dramática é uma área que deve integrar as aprendizagens a realizar na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na atuação educativa do educador/professor, deverão ser contempladas experiências de aprendizagem inseridas neste domínio uma vez que, tal como Sousa (2003) refere a Expressão Dramática, “ajuda no desenvolvimento bio-psico-sócio-motor, pondo em jogo a expressividade, a criatividade e a consciência de valores ético-morais e estéticos, ao mesmo tempo que ajuda a criança na sua relacionação social (…)” (p. 33) A fundamentação teórica deste estudo e a análise reflexiva sobre a atuação do professor/educador abordam as aprendizagens no domínio da Expressão Dramática / Teatro num Grupo de Educação Pré-Escolar e num Grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico. A partir da observação realizada nestes contextos, foi analisado o papel do educador/professor como promotor de estímulos para o desenvolvimento da criança, através da realização de atividades e jogos práticos de Expressão Dramática. Estes dados conduziram à realização de um conjunto de atividades que pretendiam facultar diferentes possibilidades e opções no âmbito da Expressão Dramática/Teatro e enriquecer as experiências dramáticas das crianças/alunos através de sessões de Expressão Dramática/Teatro intencionalmente organizadas. A opção metodológica centrou-se na investigação sobre a ação e para a ação, que na perspetiva de Halsey (1972), citado por Máximo-Esteves (2008), “é um processo de articulação simultânea da prática e da teoria (…) tem a necessidade de avaliar não só o processo como também as próprias mudanças geradas pela referida intervenção” (p. 19). Assim, recorreu-se à utilização de algumas técnicas de recolha e registo de dados, tais como a observação participante, a análise documental, o diário de formação, as grelhas de registo e as entrevistas aplicadas à educadora titular de turma e à professora titular de turma. Através deste estudo, pretende-se dar a conhecer o processo de elaboração e implementação do plano de ação e as atividades que o integram, assim como a sua planificação e avaliação. A atuação educativa na área da Expressão Dramática/Teatro, realizada durante o estágio, foi sustentada neste plano e pretendeu proporcionar às crianças/alunos atividades que promovessem aprendizagens no domínio da Expressão Dramática / Teatro.
id RCAP_f05e72b512195f67e704a2f424aba382
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5535
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino BásicoExpressão DramáticaJogo dramáticoExpressividadeAprendizagens.A Expressão Dramática é uma área que deve integrar as aprendizagens a realizar na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na atuação educativa do educador/professor, deverão ser contempladas experiências de aprendizagem inseridas neste domínio uma vez que, tal como Sousa (2003) refere a Expressão Dramática, “ajuda no desenvolvimento bio-psico-sócio-motor, pondo em jogo a expressividade, a criatividade e a consciência de valores ético-morais e estéticos, ao mesmo tempo que ajuda a criança na sua relacionação social (…)” (p. 33) A fundamentação teórica deste estudo e a análise reflexiva sobre a atuação do professor/educador abordam as aprendizagens no domínio da Expressão Dramática / Teatro num Grupo de Educação Pré-Escolar e num Grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico. A partir da observação realizada nestes contextos, foi analisado o papel do educador/professor como promotor de estímulos para o desenvolvimento da criança, através da realização de atividades e jogos práticos de Expressão Dramática. Estes dados conduziram à realização de um conjunto de atividades que pretendiam facultar diferentes possibilidades e opções no âmbito da Expressão Dramática/Teatro e enriquecer as experiências dramáticas das crianças/alunos através de sessões de Expressão Dramática/Teatro intencionalmente organizadas. A opção metodológica centrou-se na investigação sobre a ação e para a ação, que na perspetiva de Halsey (1972), citado por Máximo-Esteves (2008), “é um processo de articulação simultânea da prática e da teoria (…) tem a necessidade de avaliar não só o processo como também as próprias mudanças geradas pela referida intervenção” (p. 19). Assim, recorreu-se à utilização de algumas técnicas de recolha e registo de dados, tais como a observação participante, a análise documental, o diário de formação, as grelhas de registo e as entrevistas aplicadas à educadora titular de turma e à professora titular de turma. Através deste estudo, pretende-se dar a conhecer o processo de elaboração e implementação do plano de ação e as atividades que o integram, assim como a sua planificação e avaliação. A atuação educativa na área da Expressão Dramática/Teatro, realizada durante o estágio, foi sustentada neste plano e pretendeu proporcionar às crianças/alunos atividades que promovessem aprendizagens no domínio da Expressão Dramática / Teatro.2022-06-08T12:01:01Z2021-04-20T00:00:00Z2021-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5535TID:202918114porFigueiredo, Maria José Magalhães da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:16:49Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:45.340500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico
title Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico
Figueiredo, Maria José Magalhães da Silva
Expressão Dramática
Jogo dramático
Expressividade
Aprendizagens.
title_short Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico
author Figueiredo, Maria José Magalhães da Silva
author_facet Figueiredo, Maria José Magalhães da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Maria José Magalhães da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão Dramática
Jogo dramático
Expressividade
Aprendizagens.
topic Expressão Dramática
Jogo dramático
Expressividade
Aprendizagens.
description A Expressão Dramática é uma área que deve integrar as aprendizagens a realizar na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na atuação educativa do educador/professor, deverão ser contempladas experiências de aprendizagem inseridas neste domínio uma vez que, tal como Sousa (2003) refere a Expressão Dramática, “ajuda no desenvolvimento bio-psico-sócio-motor, pondo em jogo a expressividade, a criatividade e a consciência de valores ético-morais e estéticos, ao mesmo tempo que ajuda a criança na sua relacionação social (…)” (p. 33) A fundamentação teórica deste estudo e a análise reflexiva sobre a atuação do professor/educador abordam as aprendizagens no domínio da Expressão Dramática / Teatro num Grupo de Educação Pré-Escolar e num Grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico. A partir da observação realizada nestes contextos, foi analisado o papel do educador/professor como promotor de estímulos para o desenvolvimento da criança, através da realização de atividades e jogos práticos de Expressão Dramática. Estes dados conduziram à realização de um conjunto de atividades que pretendiam facultar diferentes possibilidades e opções no âmbito da Expressão Dramática/Teatro e enriquecer as experiências dramáticas das crianças/alunos através de sessões de Expressão Dramática/Teatro intencionalmente organizadas. A opção metodológica centrou-se na investigação sobre a ação e para a ação, que na perspetiva de Halsey (1972), citado por Máximo-Esteves (2008), “é um processo de articulação simultânea da prática e da teoria (…) tem a necessidade de avaliar não só o processo como também as próprias mudanças geradas pela referida intervenção” (p. 19). Assim, recorreu-se à utilização de algumas técnicas de recolha e registo de dados, tais como a observação participante, a análise documental, o diário de formação, as grelhas de registo e as entrevistas aplicadas à educadora titular de turma e à professora titular de turma. Através deste estudo, pretende-se dar a conhecer o processo de elaboração e implementação do plano de ação e as atividades que o integram, assim como a sua planificação e avaliação. A atuação educativa na área da Expressão Dramática/Teatro, realizada durante o estágio, foi sustentada neste plano e pretendeu proporcionar às crianças/alunos atividades que promovessem aprendizagens no domínio da Expressão Dramática / Teatro.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-20T00:00:00Z
2021-04-20
2022-06-08T12:01:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12207/5535
TID:202918114
url https://hdl.handle.net/20.500.12207/5535
identifier_str_mv TID:202918114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129869970309120