Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5535 |
Resumo: | A Expressão Dramática é uma área que deve integrar as aprendizagens a realizar na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na atuação educativa do educador/professor, deverão ser contempladas experiências de aprendizagem inseridas neste domínio uma vez que, tal como Sousa (2003) refere a Expressão Dramática, “ajuda no desenvolvimento bio-psico-sócio-motor, pondo em jogo a expressividade, a criatividade e a consciência de valores ético-morais e estéticos, ao mesmo tempo que ajuda a criança na sua relacionação social (…)” (p. 33) A fundamentação teórica deste estudo e a análise reflexiva sobre a atuação do professor/educador abordam as aprendizagens no domínio da Expressão Dramática / Teatro num Grupo de Educação Pré-Escolar e num Grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico. A partir da observação realizada nestes contextos, foi analisado o papel do educador/professor como promotor de estímulos para o desenvolvimento da criança, através da realização de atividades e jogos práticos de Expressão Dramática. Estes dados conduziram à realização de um conjunto de atividades que pretendiam facultar diferentes possibilidades e opções no âmbito da Expressão Dramática/Teatro e enriquecer as experiências dramáticas das crianças/alunos através de sessões de Expressão Dramática/Teatro intencionalmente organizadas. A opção metodológica centrou-se na investigação sobre a ação e para a ação, que na perspetiva de Halsey (1972), citado por Máximo-Esteves (2008), “é um processo de articulação simultânea da prática e da teoria (…) tem a necessidade de avaliar não só o processo como também as próprias mudanças geradas pela referida intervenção” (p. 19). Assim, recorreu-se à utilização de algumas técnicas de recolha e registo de dados, tais como a observação participante, a análise documental, o diário de formação, as grelhas de registo e as entrevistas aplicadas à educadora titular de turma e à professora titular de turma. Através deste estudo, pretende-se dar a conhecer o processo de elaboração e implementação do plano de ação e as atividades que o integram, assim como a sua planificação e avaliação. A atuação educativa na área da Expressão Dramática/Teatro, realizada durante o estágio, foi sustentada neste plano e pretendeu proporcionar às crianças/alunos atividades que promovessem aprendizagens no domínio da Expressão Dramática / Teatro. |
id |
RCAP_f05e72b512195f67e704a2f424aba382 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5535 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino BásicoExpressão DramáticaJogo dramáticoExpressividadeAprendizagens.A Expressão Dramática é uma área que deve integrar as aprendizagens a realizar na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na atuação educativa do educador/professor, deverão ser contempladas experiências de aprendizagem inseridas neste domínio uma vez que, tal como Sousa (2003) refere a Expressão Dramática, “ajuda no desenvolvimento bio-psico-sócio-motor, pondo em jogo a expressividade, a criatividade e a consciência de valores ético-morais e estéticos, ao mesmo tempo que ajuda a criança na sua relacionação social (…)” (p. 33) A fundamentação teórica deste estudo e a análise reflexiva sobre a atuação do professor/educador abordam as aprendizagens no domínio da Expressão Dramática / Teatro num Grupo de Educação Pré-Escolar e num Grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico. A partir da observação realizada nestes contextos, foi analisado o papel do educador/professor como promotor de estímulos para o desenvolvimento da criança, através da realização de atividades e jogos práticos de Expressão Dramática. Estes dados conduziram à realização de um conjunto de atividades que pretendiam facultar diferentes possibilidades e opções no âmbito da Expressão Dramática/Teatro e enriquecer as experiências dramáticas das crianças/alunos através de sessões de Expressão Dramática/Teatro intencionalmente organizadas. A opção metodológica centrou-se na investigação sobre a ação e para a ação, que na perspetiva de Halsey (1972), citado por Máximo-Esteves (2008), “é um processo de articulação simultânea da prática e da teoria (…) tem a necessidade de avaliar não só o processo como também as próprias mudanças geradas pela referida intervenção” (p. 19). Assim, recorreu-se à utilização de algumas técnicas de recolha e registo de dados, tais como a observação participante, a análise documental, o diário de formação, as grelhas de registo e as entrevistas aplicadas à educadora titular de turma e à professora titular de turma. Através deste estudo, pretende-se dar a conhecer o processo de elaboração e implementação do plano de ação e as atividades que o integram, assim como a sua planificação e avaliação. A atuação educativa na área da Expressão Dramática/Teatro, realizada durante o estágio, foi sustentada neste plano e pretendeu proporcionar às crianças/alunos atividades que promovessem aprendizagens no domínio da Expressão Dramática / Teatro.2022-06-08T12:01:01Z2021-04-20T00:00:00Z2021-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5535porFigueiredo, Maria José Magalhães da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-20T09:41:26Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-20T09:41:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico Figueiredo, Maria José Magalhães da Silva Expressão Dramática Jogo dramático Expressividade Aprendizagens. |
title_short |
Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática/teatro num grupo de Educação Pré-Escolar e num grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Figueiredo, Maria José Magalhães da Silva |
author_facet |
Figueiredo, Maria José Magalhães da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Maria José Magalhães da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expressão Dramática Jogo dramático Expressividade Aprendizagens. |
topic |
Expressão Dramática Jogo dramático Expressividade Aprendizagens. |
description |
A Expressão Dramática é uma área que deve integrar as aprendizagens a realizar na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na atuação educativa do educador/professor, deverão ser contempladas experiências de aprendizagem inseridas neste domínio uma vez que, tal como Sousa (2003) refere a Expressão Dramática, “ajuda no desenvolvimento bio-psico-sócio-motor, pondo em jogo a expressividade, a criatividade e a consciência de valores ético-morais e estéticos, ao mesmo tempo que ajuda a criança na sua relacionação social (…)” (p. 33) A fundamentação teórica deste estudo e a análise reflexiva sobre a atuação do professor/educador abordam as aprendizagens no domínio da Expressão Dramática / Teatro num Grupo de Educação Pré-Escolar e num Grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico. A partir da observação realizada nestes contextos, foi analisado o papel do educador/professor como promotor de estímulos para o desenvolvimento da criança, através da realização de atividades e jogos práticos de Expressão Dramática. Estes dados conduziram à realização de um conjunto de atividades que pretendiam facultar diferentes possibilidades e opções no âmbito da Expressão Dramática/Teatro e enriquecer as experiências dramáticas das crianças/alunos através de sessões de Expressão Dramática/Teatro intencionalmente organizadas. A opção metodológica centrou-se na investigação sobre a ação e para a ação, que na perspetiva de Halsey (1972), citado por Máximo-Esteves (2008), “é um processo de articulação simultânea da prática e da teoria (…) tem a necessidade de avaliar não só o processo como também as próprias mudanças geradas pela referida intervenção” (p. 19). Assim, recorreu-se à utilização de algumas técnicas de recolha e registo de dados, tais como a observação participante, a análise documental, o diário de formação, as grelhas de registo e as entrevistas aplicadas à educadora titular de turma e à professora titular de turma. Através deste estudo, pretende-se dar a conhecer o processo de elaboração e implementação do plano de ação e as atividades que o integram, assim como a sua planificação e avaliação. A atuação educativa na área da Expressão Dramática/Teatro, realizada durante o estágio, foi sustentada neste plano e pretendeu proporcionar às crianças/alunos atividades que promovessem aprendizagens no domínio da Expressão Dramática / Teatro. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-20T00:00:00Z 2021-04-20 2022-06-08T12:01:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/5535 |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/5535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817542897807917056 |