Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Ana Isabel da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5851
Resumo: Este estudo foi elaborado no âmbito nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Integra uma argumentação teórica e uma análise reflexiva acerca da área temática investigada, “Estratégias a Desenvolver a Concentração, com Recurso à Expressão Dramática, para Melhorar os Níveis de Compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico”. No Ensino de Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico é fundamental uma análise reflexiva na atuação do professor/educador, nomeadamente na elaboração de atividades de ensino. Esta deve valorizar a área da Expressão Dramática e o seu contributo, de forma que estas atividades/jogos, tendo em conta o interesse e necessidades do grupo de crianças/alunos, estimulem o desenvolvimento da concentração e a evolução na aprendizagem. O presente estudo nasce com o propósito de compreender e analisar a valorização da Expressão Dramática na prática, assim como a importância curricular atribuída a este domínio e de que forma os jogos dramáticos surgem e são trabalhados, tendo em conta os interesses e necessidades do grupo de crianças/alunos. A metodologia utilizada advém de uma abordagem e intervenção qualitativa, por se tratar de uma metodologia baseada na modalidade investigação sobre a ação e para a ação, visto que se trata de uma investigação em educação que procura dar resposta e refletir sobre a própria prática pedagógica. Delineou-se um plano de intervenção, através de um conjunto de intenções e ações a desenvolver, no sentido de tentar colmatar as fragilidades identificadas na problemática, recorrendo a técnicas de recolha e registo de dados, entrevista à educadora e à professora titular da turma, diário semanal e grelha de observação. Desta forma, as atividades que integraram o plano de ação, foram sendo sempre refletidas, adaptadas e avaliadas para compreender o seu impacto, com o propósito de melhorar sempre o plano de ação. Os objetivos desta investigação permitem-nos refletir acerca da importância da concentração através de atividades de Expressão Dramática/Teatro, assim como o seu impacto no grupo de crianças/alunos, trabalhando a arte de forma dinâmica e envolvente, valorizando os interesses das crianças/alunos, proporcionando-lhes um papel ativo, desempenhando um papel determinante na elaboração deste estudo. Este pretende, deste modo, melhorar o plano de ação, integrando atividades que foram adaptadas e refletivas para proporcionar as crianças/alunos atividades que promovam aprendizagens para um melhor desenvolvimento da concentração, recorrendo a jogos da expressão dramática, considerando o interesse das crianças, proporcionando um papel ativo e autónomo.
id RCAP_7ac9e74d44282a7f10f5beb85aae73f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5851
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino BásicoConcentraçãoExpressão dramáticaJogo dramáticoAprendizagemEste estudo foi elaborado no âmbito nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Integra uma argumentação teórica e uma análise reflexiva acerca da área temática investigada, “Estratégias a Desenvolver a Concentração, com Recurso à Expressão Dramática, para Melhorar os Níveis de Compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico”. No Ensino de Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico é fundamental uma análise reflexiva na atuação do professor/educador, nomeadamente na elaboração de atividades de ensino. Esta deve valorizar a área da Expressão Dramática e o seu contributo, de forma que estas atividades/jogos, tendo em conta o interesse e necessidades do grupo de crianças/alunos, estimulem o desenvolvimento da concentração e a evolução na aprendizagem. O presente estudo nasce com o propósito de compreender e analisar a valorização da Expressão Dramática na prática, assim como a importância curricular atribuída a este domínio e de que forma os jogos dramáticos surgem e são trabalhados, tendo em conta os interesses e necessidades do grupo de crianças/alunos. A metodologia utilizada advém de uma abordagem e intervenção qualitativa, por se tratar de uma metodologia baseada na modalidade investigação sobre a ação e para a ação, visto que se trata de uma investigação em educação que procura dar resposta e refletir sobre a própria prática pedagógica. Delineou-se um plano de intervenção, através de um conjunto de intenções e ações a desenvolver, no sentido de tentar colmatar as fragilidades identificadas na problemática, recorrendo a técnicas de recolha e registo de dados, entrevista à educadora e à professora titular da turma, diário semanal e grelha de observação. Desta forma, as atividades que integraram o plano de ação, foram sendo sempre refletidas, adaptadas e avaliadas para compreender o seu impacto, com o propósito de melhorar sempre o plano de ação. Os objetivos desta investigação permitem-nos refletir acerca da importância da concentração através de atividades de Expressão Dramática/Teatro, assim como o seu impacto no grupo de crianças/alunos, trabalhando a arte de forma dinâmica e envolvente, valorizando os interesses das crianças/alunos, proporcionando-lhes um papel ativo, desempenhando um papel determinante na elaboração deste estudo. Este pretende, deste modo, melhorar o plano de ação, integrando atividades que foram adaptadas e refletivas para proporcionar as crianças/alunos atividades que promovam aprendizagens para um melhor desenvolvimento da concentração, recorrendo a jogos da expressão dramática, considerando o interesse das crianças, proporcionando um papel ativo e autónomo.2023-03-03T12:32:03Z2022-07-25T00:00:00Z2022-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5851TID:203088140porVicente, Ana Isabel da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:17:13Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:56.505948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico
title Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico
Vicente, Ana Isabel da Silva
Concentração
Expressão dramática
Jogo dramático
Aprendizagem
title_short Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Estratégias a desenvolver a concentração, com recurso à expressão dramática / teatro, para melhorar os níveis de compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico
author Vicente, Ana Isabel da Silva
author_facet Vicente, Ana Isabel da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Ana Isabel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Concentração
Expressão dramática
Jogo dramático
Aprendizagem
topic Concentração
Expressão dramática
Jogo dramático
Aprendizagem
description Este estudo foi elaborado no âmbito nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II e III, nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Integra uma argumentação teórica e uma análise reflexiva acerca da área temática investigada, “Estratégias a Desenvolver a Concentração, com Recurso à Expressão Dramática, para Melhorar os Níveis de Compreensão desde a Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico”. No Ensino de Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico é fundamental uma análise reflexiva na atuação do professor/educador, nomeadamente na elaboração de atividades de ensino. Esta deve valorizar a área da Expressão Dramática e o seu contributo, de forma que estas atividades/jogos, tendo em conta o interesse e necessidades do grupo de crianças/alunos, estimulem o desenvolvimento da concentração e a evolução na aprendizagem. O presente estudo nasce com o propósito de compreender e analisar a valorização da Expressão Dramática na prática, assim como a importância curricular atribuída a este domínio e de que forma os jogos dramáticos surgem e são trabalhados, tendo em conta os interesses e necessidades do grupo de crianças/alunos. A metodologia utilizada advém de uma abordagem e intervenção qualitativa, por se tratar de uma metodologia baseada na modalidade investigação sobre a ação e para a ação, visto que se trata de uma investigação em educação que procura dar resposta e refletir sobre a própria prática pedagógica. Delineou-se um plano de intervenção, através de um conjunto de intenções e ações a desenvolver, no sentido de tentar colmatar as fragilidades identificadas na problemática, recorrendo a técnicas de recolha e registo de dados, entrevista à educadora e à professora titular da turma, diário semanal e grelha de observação. Desta forma, as atividades que integraram o plano de ação, foram sendo sempre refletidas, adaptadas e avaliadas para compreender o seu impacto, com o propósito de melhorar sempre o plano de ação. Os objetivos desta investigação permitem-nos refletir acerca da importância da concentração através de atividades de Expressão Dramática/Teatro, assim como o seu impacto no grupo de crianças/alunos, trabalhando a arte de forma dinâmica e envolvente, valorizando os interesses das crianças/alunos, proporcionando-lhes um papel ativo, desempenhando um papel determinante na elaboração deste estudo. Este pretende, deste modo, melhorar o plano de ação, integrando atividades que foram adaptadas e refletivas para proporcionar as crianças/alunos atividades que promovam aprendizagens para um melhor desenvolvimento da concentração, recorrendo a jogos da expressão dramática, considerando o interesse das crianças, proporcionando um papel ativo e autónomo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-25T00:00:00Z
2022-07-25
2023-03-03T12:32:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12207/5851
TID:203088140
url https://hdl.handle.net/20.500.12207/5851
identifier_str_mv TID:203088140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131206767345664