Reforço positivo na aula de inglês no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29765 |
Resumo: | Numa altura em que a Escola está a ser seriamente repensada em todas as suas vertentes, e entre elas, o que se ensina e como se ensina, surgem oportunidades para, por sua vez, se refletir no modo como os/as docentes interagem com os/as seus/suas alunos/as no contexto de sala de aula. O ensino de Inglês no 1.º Ciclo do ensino básico é um contexto ainda mais especial e sensível no que diz respeito às interações docente-alunos/as, particularmente pela especificidade do ensino de uma língua estrangeira a crianças mais novas. Com efeito, a natureza dessa interação revela ser essencial para o envolvimento continuado na aprendizagem e simultaneamente na motivação e autoestima dos/as alunos/as, fomentando um bem-estar generalizado no contexto escolar. Por conseguinte, o reforço positivo surge como uma estratégia pedagógica com inúmeras potencialidades no âmbito do Inglês no 1.º ciclo do ensino básico. O presente trabalho propõe-se focar em algumas estratégias de reforço positivo utilizadas na aula de Inglês do 1.º ciclo do ensino básico como importantes propulsoras de motivação, autoestima e envolvimento na aprendizagem. Desta forma, este estudo, realizado a partir de um projeto de intervenção didática desenvolvido numa turma de 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básico teve como objetivos identificar que tipos de reforço positivo podem ser utilizados nas aulas de Inglês e conhecer as representações das crianças relativamente a essas práticas de reforço positivo utilizadas nas aulas. A análise dos dados permitiu concluir que há vários tipos de reforço positivo a que se pode recorrer no âmbito do Inglês no 1.º ciclo do ensino básico, e que as crianças mostraram estar recetivas à utilização diversificada de práticas de reforço positivo. Simultaneamente, os resultados obtidos permitiram compreender que essas práticas de reforço positivo contribuiram não só para um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e positivo, mas também para o envolvimento continuado na aprendizagem no contexto da aula de Inglês. |
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Reforço positivo na aula de inglês no 1º CEBReforço positivoReconhecimentoElogioEncorajamentoAutoestimaMotivaçãoFeedbackEnvolvimentoAprendizagemNuma altura em que a Escola está a ser seriamente repensada em todas as suas vertentes, e entre elas, o que se ensina e como se ensina, surgem oportunidades para, por sua vez, se refletir no modo como os/as docentes interagem com os/as seus/suas alunos/as no contexto de sala de aula. O ensino de Inglês no 1.º Ciclo do ensino básico é um contexto ainda mais especial e sensível no que diz respeito às interações docente-alunos/as, particularmente pela especificidade do ensino de uma língua estrangeira a crianças mais novas. Com efeito, a natureza dessa interação revela ser essencial para o envolvimento continuado na aprendizagem e simultaneamente na motivação e autoestima dos/as alunos/as, fomentando um bem-estar generalizado no contexto escolar. Por conseguinte, o reforço positivo surge como uma estratégia pedagógica com inúmeras potencialidades no âmbito do Inglês no 1.º ciclo do ensino básico. O presente trabalho propõe-se focar em algumas estratégias de reforço positivo utilizadas na aula de Inglês do 1.º ciclo do ensino básico como importantes propulsoras de motivação, autoestima e envolvimento na aprendizagem. Desta forma, este estudo, realizado a partir de um projeto de intervenção didática desenvolvido numa turma de 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básico teve como objetivos identificar que tipos de reforço positivo podem ser utilizados nas aulas de Inglês e conhecer as representações das crianças relativamente a essas práticas de reforço positivo utilizadas nas aulas. A análise dos dados permitiu concluir que há vários tipos de reforço positivo a que se pode recorrer no âmbito do Inglês no 1.º ciclo do ensino básico, e que as crianças mostraram estar recetivas à utilização diversificada de práticas de reforço positivo. Simultaneamente, os resultados obtidos permitiram compreender que essas práticas de reforço positivo contribuiram não só para um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e positivo, mas também para o envolvimento continuado na aprendizagem no contexto da aula de Inglês.In a time where School is seriously being put to the test and rethought in all its dimensions and, among them, what is taught and how it is taught, opportunities show up in order to reflect upon the ways teachers interact with theirs students in a classroom context. Primary English Teaching embodies a more special and sensitive context as far as teacher-student interactions are concerned, particularly due to the specificity of teaching of a foreign language to young learners. The nature of that interaction reveals itself crucial for the continued learning engagement and, simultaneously, for the students’ motivation and self-esteem, allowing an overall well-being in the school context. Thus, positive reinforcement appears as a pedagogic strategy with several potentialities in the context of Primary English Teaching. This report aims to focus on some positive reinforcement strategies used in the Primary English class as important triggers of motivation, self-esteem and engagement in learning. This way, this report, designed from a didactic research project developed in a 3rd grade class, aimed to identify the types of positive reinforcement which can be used in the Primary English class and to get to know the children’s opinions on the practices of positive reinforcement put into practice. The data analysis allowed us to conclude that there are several types of positive reinforcement that can be used in Primary English Teaching, and that children were receptive towards the diverse use of such strategies. At the same time, the results allowed us to understand that the use of these positive reinforcement practices have contributed not only to a more dynamic and positive learning environment, but also to the continued learning engagement in the Primary English class.2020-11-11T09:38:03Z2019-07-19T00:00:00Z2019-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29765porAndrade, Carla Susana dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:36Zoai:ria.ua.pt:10773/29765Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:01.376498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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