Amazon vs Comissão Europeia : uso abusivo de dados?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38929 |
Resumo: | A rápida penetração da Internet e a digitalização conduziram ao surgimento de gigantes da tecnologia, como a Google e a Amazon, que têm cada vez mais controlo sobre os mercados digitais. Por esse motivo, estes mercados estão, cada vez mais, sobre o escrutínio das autoridades da concorrência, tendo em vista a proteção dos interesses dos consumidores e a garantia duma concorrência justa. A 17 de Julho de 2019, a Comissão Europeia abriu um processo antitrust contra a Amazon. O processo diz respeito à utilização pela Amazon de informações comercialmente sensíveis obtidas nas suas operações de marketplace. Em particular, refere-se ao uso de informação recolhida através de terceiros vendedores, produtos registados por terceiros vendedores ou transações com vendedores no mercado da Amazon, nomeadamente nas atividades de retalho da Amazon e na seleção da Buy Box, no Espaço Económico Europeu. A Comissão Europeia questiona o facto da Amazon se basear sistematicamente em dados não públicos de vendedores independentes que vendem através da sua plataforma, em benefício do próprio negócio de retalho, que concorre diretamente com esses terceiros vendedores. Esta dissertação consiste no estudo do caso, de forma a perceber em que medida a abertura deste processo contra a Amazon faz sentido e refletir acerca dos possíveis caminhos de ação que a Comissão Europeia poderá tomar no seguimento deste processo. Conclui-se que a Comissão Europeia deverá repensar a sua abordagem relativamente à economia digital, de forma a fornecer uma estrutura adequada para salvaguardar mercados digitais abertos e justos. |
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Amazon vs Comissão Europeia : uso abusivo de dados?AmazonPolítica de concorrênciaAbuso de posição dominanteMulti-sided platformsCompetition policyAbuse of dominant positionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA rápida penetração da Internet e a digitalização conduziram ao surgimento de gigantes da tecnologia, como a Google e a Amazon, que têm cada vez mais controlo sobre os mercados digitais. Por esse motivo, estes mercados estão, cada vez mais, sobre o escrutínio das autoridades da concorrência, tendo em vista a proteção dos interesses dos consumidores e a garantia duma concorrência justa. A 17 de Julho de 2019, a Comissão Europeia abriu um processo antitrust contra a Amazon. O processo diz respeito à utilização pela Amazon de informações comercialmente sensíveis obtidas nas suas operações de marketplace. Em particular, refere-se ao uso de informação recolhida através de terceiros vendedores, produtos registados por terceiros vendedores ou transações com vendedores no mercado da Amazon, nomeadamente nas atividades de retalho da Amazon e na seleção da Buy Box, no Espaço Económico Europeu. A Comissão Europeia questiona o facto da Amazon se basear sistematicamente em dados não públicos de vendedores independentes que vendem através da sua plataforma, em benefício do próprio negócio de retalho, que concorre diretamente com esses terceiros vendedores. Esta dissertação consiste no estudo do caso, de forma a perceber em que medida a abertura deste processo contra a Amazon faz sentido e refletir acerca dos possíveis caminhos de ação que a Comissão Europeia poderá tomar no seguimento deste processo. Conclui-se que a Comissão Europeia deverá repensar a sua abordagem relativamente à economia digital, de forma a fornecer uma estrutura adequada para salvaguardar mercados digitais abertos e justos.The fast penetration of the Internet and digitalization has led to the emergence of tech giants, such as Google and Amazon, that have increasingly more control over digital markets. For this reason, digital markets are becoming more and more under the scrutiny of competition authorities, which aim to ensure the protection of consumers’ interests and fair competition. On July 17, 2019, the European Commission opened an antitrust case against Amazon. The case concerns Amazon's use of commercially sensitive information obtained in its marketplace operations. It refers to information collected by third-party sellers, products registered by third-party sellers, or transactions with sellers on Amazon’s marketplace, for retail activities and in the selection of the Buy Box’s product. The European Commission is investigating whether Amazon systematically relies on non-public data from independent sellers who sell through its platform for the benefit of its retail business, which competes directly with these third-party sellers. This dissertation studies Amazon’s case, aiming to understand to what extent the opening of this process by the European Commission makes sense and to think about the possible course of action that the European Commission may take in this process. We conclude that the European Commission should rethink its approach to the digital economy to provide an adequate framework to safeguard open and fair digital markets.Silva, Joana Patrícia Neves Vaz de Pinho Correia daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPimenta, Maria João Gomes2022-09-19T15:20:34Z2022-07-152022-042022-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38929TID:203043073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:48.087222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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