Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Katia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9854
Resumo: O presente estudo teve como propósito a investigação do curso eLearning, Novas Metodologias e Práticas Pedagógicas, realizado por uma Instituição de Ensino Profissionalizante para formação de 180 professores e 5 participantes da equipe técnica, de 15 estados brasileiros, com o objetivo de discutir a importância de adotar metodologias ativas nas salas de aula. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, quantitativo e qualitativo, tendo como técnicas de pesquisa a análise documental, a análise de conteúdo das interações online nos fóruns de discussão do curso e a entrevista semiestruturada. Para o estudo da identificação e mensuração da colaboração nas discussões online assíncronas foram utilizados o modelo de análise de colaboração, adaptado de Murphy (2004). Para o estudo da moderação online, prática pedagógica do moderador e ferramentas de interação, foram desenvolvidos categorias e indicadores para análise das entrevistas sobre estes tópicos. Os dados mostram um nível elevado de interação e colaboração nas etapas iniciais: Presença social; Articulação das perspectivas individuais; Acomodar ou refletir as perspectivas de outros e Coconstruir perspectivas partilhadas e finalidades e também demonstram que as ferramentas de comunicação assíncronas serviram como meio propulsor para troca, diálogo e aprendizagem, possibilitando que os moderadores assumissem um papel de facilitadores, levando os alunos a refletirem, questionarem e analisarem suas práticas pedagógicas, assumindo assim um papel ativo no percurso da aprendizagem, o que nos faz concluir que se verificou aprendizagem colaborativa, mesmo que os participantes não tenham conseguido avançar para os 2 últimos níveis de colaboração Construir objetivos e finalidades comuns e Produção de materiais partilhados. Tal como em outras investigações, para avançar para o mais alto nível de colaboração seria necessário um conjunto de estratégias no design do curso que garantissem os trabalhos em conjunto.
id RCAP_f0a1be9eba79d3d55c71fc13974456fa
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9854
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no BrasilAprendizagem colaborativaInteraçãoAmbientes virtuaisEnsino-aprendizagemEnsino profissionalElearningBrasilOnline interactionActive methodologyOnline moderationCollaborative learningOnline collaborationODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasO presente estudo teve como propósito a investigação do curso eLearning, Novas Metodologias e Práticas Pedagógicas, realizado por uma Instituição de Ensino Profissionalizante para formação de 180 professores e 5 participantes da equipe técnica, de 15 estados brasileiros, com o objetivo de discutir a importância de adotar metodologias ativas nas salas de aula. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, quantitativo e qualitativo, tendo como técnicas de pesquisa a análise documental, a análise de conteúdo das interações online nos fóruns de discussão do curso e a entrevista semiestruturada. Para o estudo da identificação e mensuração da colaboração nas discussões online assíncronas foram utilizados o modelo de análise de colaboração, adaptado de Murphy (2004). Para o estudo da moderação online, prática pedagógica do moderador e ferramentas de interação, foram desenvolvidos categorias e indicadores para análise das entrevistas sobre estes tópicos. Os dados mostram um nível elevado de interação e colaboração nas etapas iniciais: Presença social; Articulação das perspectivas individuais; Acomodar ou refletir as perspectivas de outros e Coconstruir perspectivas partilhadas e finalidades e também demonstram que as ferramentas de comunicação assíncronas serviram como meio propulsor para troca, diálogo e aprendizagem, possibilitando que os moderadores assumissem um papel de facilitadores, levando os alunos a refletirem, questionarem e analisarem suas práticas pedagógicas, assumindo assim um papel ativo no percurso da aprendizagem, o que nos faz concluir que se verificou aprendizagem colaborativa, mesmo que os participantes não tenham conseguido avançar para os 2 últimos níveis de colaboração Construir objetivos e finalidades comuns e Produção de materiais partilhados. Tal como em outras investigações, para avançar para o mais alto nível de colaboração seria necessário um conjunto de estratégias no design do curso que garantissem os trabalhos em conjunto.The purpose of the present study was to investigate the New Methodologies and Pedagogical Practices eLearning course, performed by a Vocational Education Institute for 180 teachers and 5 participants from a technical team, within 15 Brazilian states, with the objective of discussing the importance of adopting active methodologies in the classrooms. The methodology used in this academic research was the case study, qualitative and quantitative, having as research techniques: document analysis, content analysis of online interactions in the discussion forums of the course and semi-structured interview. To study the identification and measurement of collaboration in the online asynchronous discussions, the indicators of the collaboration model adapted from Murphy (2004) were used. For the study of online moderation, pedagogical practice of the moderator, and interaction tools, were developed categories and indicators to perform analysis of the interviews of these topics. The data shows a high level of interaction and collaboration in the early stages of the course: Social presence; Articulating individual perspectives; Accommodating or reflecting the perspectives of others, and Co-constructing shared perspectives and meanings and the results also point out that asynchronous communication tools served as a driving force for exchange, dialogue and learning, enabling moderators to assume the role of facilitators, leading students to reflect, questioning and analyzing their pedagogical practices, thus assuming an active role in learning path, leading us to conclude that we had collaborative learning, even though participants were unable to advance to the last 2 levels of collaboration Building shared goals and purposes and Producing shared artefacts. As well as other investigations, advancing to the highest level of collaboration would require a set of course design strategies that would ensure joint work.Paz, JoãoRepositório AbertoRamos, Katia2020-07-15T10:49:54Z2020-04-282020-07-152020-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9854TID:202501590porRamos, Katia - Aprendizagem colaborativa online [Em linha]: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no Brasil. Lisboa: [s.n.], 2020. 177 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:50Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:31.386883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no Brasil
title Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no Brasil
spellingShingle Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no Brasil
Ramos, Katia
Aprendizagem colaborativa
Interação
Ambientes virtuais
Ensino-aprendizagem
Ensino profissional
Elearning
Brasil
Online interaction
Active methodology
Online moderation
Collaborative learning
Online collaboration
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no Brasil
title_full Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no Brasil
title_fullStr Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no Brasil
title_full_unstemmed Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no Brasil
title_sort Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no Brasil
author Ramos, Katia
author_facet Ramos, Katia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paz, João
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Katia
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa
Interação
Ambientes virtuais
Ensino-aprendizagem
Ensino profissional
Elearning
Brasil
Online interaction
Active methodology
Online moderation
Collaborative learning
Online collaboration
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Aprendizagem colaborativa
Interação
Ambientes virtuais
Ensino-aprendizagem
Ensino profissional
Elearning
Brasil
Online interaction
Active methodology
Online moderation
Collaborative learning
Online collaboration
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description O presente estudo teve como propósito a investigação do curso eLearning, Novas Metodologias e Práticas Pedagógicas, realizado por uma Instituição de Ensino Profissionalizante para formação de 180 professores e 5 participantes da equipe técnica, de 15 estados brasileiros, com o objetivo de discutir a importância de adotar metodologias ativas nas salas de aula. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, quantitativo e qualitativo, tendo como técnicas de pesquisa a análise documental, a análise de conteúdo das interações online nos fóruns de discussão do curso e a entrevista semiestruturada. Para o estudo da identificação e mensuração da colaboração nas discussões online assíncronas foram utilizados o modelo de análise de colaboração, adaptado de Murphy (2004). Para o estudo da moderação online, prática pedagógica do moderador e ferramentas de interação, foram desenvolvidos categorias e indicadores para análise das entrevistas sobre estes tópicos. Os dados mostram um nível elevado de interação e colaboração nas etapas iniciais: Presença social; Articulação das perspectivas individuais; Acomodar ou refletir as perspectivas de outros e Coconstruir perspectivas partilhadas e finalidades e também demonstram que as ferramentas de comunicação assíncronas serviram como meio propulsor para troca, diálogo e aprendizagem, possibilitando que os moderadores assumissem um papel de facilitadores, levando os alunos a refletirem, questionarem e analisarem suas práticas pedagógicas, assumindo assim um papel ativo no percurso da aprendizagem, o que nos faz concluir que se verificou aprendizagem colaborativa, mesmo que os participantes não tenham conseguido avançar para os 2 últimos níveis de colaboração Construir objetivos e finalidades comuns e Produção de materiais partilhados. Tal como em outras investigações, para avançar para o mais alto nível de colaboração seria necessário um conjunto de estratégias no design do curso que garantissem os trabalhos em conjunto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15T10:49:54Z
2020-04-28
2020-07-15
2020-04-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9854
TID:202501590
url http://hdl.handle.net/10400.2/9854
identifier_str_mv TID:202501590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ramos, Katia - Aprendizagem colaborativa online [Em linha]: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no Brasil. Lisboa: [s.n.], 2020. 177 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135080264761344