Refletindo sobre o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano na abordagem da Educação Sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Tatiana Isabel de Jesus
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1919
Resumo: O presente relatório, referente à Prática Supervisionada do Mestrado em Ensino de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes: a primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda referente à dimensão investigativa. Na primeira parte é apresentada uma reflexão crítica e fundamentada sobre todo o percurso realizado ao longo do Mestrado com base em experiências vividas, assim como aprendizagens pessoais e académicas construídas, em cada um dos contextos de Prática Pedagógica, perspetivando que professora de 1.º e 2.º Ciclo pretendo ser. Na segunda parte é apresentada a investigação realizada em contexto de Prática Pedagógica, numa turma, de 4.º ano de escolaridade. Teve por base o desenvolvimento de um projeto, inspirado na metodologia de trabalho de projeto, ao nível da Educação para a saúde, nomeadamente, a Educação Sexual. Este estudo apresenta um caráter qualitativo, pois pretendeu-se analisar e compreender as questões dos alunos sobre a temática do amor, as noções e conhecimentos sobre o desenvolvimento pubertário e sentimentos. A questão orientadora de toda a investigação, foi: “Qual o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano de escolaridade na abordagem de temática da Educação Sexual?”. A análise dos dados aponta que a metodologia de trabalho de projeto é essencial para o desenvolvimento de capacidades como o trabalho em equipa e de temas ligados à sexualidade, considerando-se, por isso, fundamental que se desenvolvam nas escolas de forma a que os alunos se conheçam a si e aos outros.
id RCAP_f0bcfadb77cc2b38ce4818dce5226078
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1919
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano na abordagem da Educação SexualEnsino básico do 1º cicloEnsino básico do 2º cicloSaúdeEducação sexualPuberdadeDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório, referente à Prática Supervisionada do Mestrado em Ensino de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes: a primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda referente à dimensão investigativa. Na primeira parte é apresentada uma reflexão crítica e fundamentada sobre todo o percurso realizado ao longo do Mestrado com base em experiências vividas, assim como aprendizagens pessoais e académicas construídas, em cada um dos contextos de Prática Pedagógica, perspetivando que professora de 1.º e 2.º Ciclo pretendo ser. Na segunda parte é apresentada a investigação realizada em contexto de Prática Pedagógica, numa turma, de 4.º ano de escolaridade. Teve por base o desenvolvimento de um projeto, inspirado na metodologia de trabalho de projeto, ao nível da Educação para a saúde, nomeadamente, a Educação Sexual. Este estudo apresenta um caráter qualitativo, pois pretendeu-se analisar e compreender as questões dos alunos sobre a temática do amor, as noções e conhecimentos sobre o desenvolvimento pubertário e sentimentos. A questão orientadora de toda a investigação, foi: “Qual o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano de escolaridade na abordagem de temática da Educação Sexual?”. A análise dos dados aponta que a metodologia de trabalho de projeto é essencial para o desenvolvimento de capacidades como o trabalho em equipa e de temas ligados à sexualidade, considerando-se, por isso, fundamental que se desenvolvam nas escolas de forma a que os alunos se conheçam a si e aos outros.Barata, Clarinda Luísa FerreiraIC-OnlineMendes, Tatiana Isabel de Jesus2016-06-27T14:40:00Z2016-05-252016-05-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1919TID:201200775porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:58Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:24.924767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano na abordagem da Educação Sexual
title Refletindo sobre o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano na abordagem da Educação Sexual
spellingShingle Refletindo sobre o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano na abordagem da Educação Sexual
Mendes, Tatiana Isabel de Jesus
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Saúde
Educação sexual
Puberdade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Refletindo sobre o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano na abordagem da Educação Sexual
title_full Refletindo sobre o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano na abordagem da Educação Sexual
title_fullStr Refletindo sobre o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano na abordagem da Educação Sexual
title_full_unstemmed Refletindo sobre o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano na abordagem da Educação Sexual
title_sort Refletindo sobre o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano na abordagem da Educação Sexual
author Mendes, Tatiana Isabel de Jesus
author_facet Mendes, Tatiana Isabel de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barata, Clarinda Luísa Ferreira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Tatiana Isabel de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Saúde
Educação sexual
Puberdade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Saúde
Educação sexual
Puberdade
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório, referente à Prática Supervisionada do Mestrado em Ensino de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes: a primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda referente à dimensão investigativa. Na primeira parte é apresentada uma reflexão crítica e fundamentada sobre todo o percurso realizado ao longo do Mestrado com base em experiências vividas, assim como aprendizagens pessoais e académicas construídas, em cada um dos contextos de Prática Pedagógica, perspetivando que professora de 1.º e 2.º Ciclo pretendo ser. Na segunda parte é apresentada a investigação realizada em contexto de Prática Pedagógica, numa turma, de 4.º ano de escolaridade. Teve por base o desenvolvimento de um projeto, inspirado na metodologia de trabalho de projeto, ao nível da Educação para a saúde, nomeadamente, a Educação Sexual. Este estudo apresenta um caráter qualitativo, pois pretendeu-se analisar e compreender as questões dos alunos sobre a temática do amor, as noções e conhecimentos sobre o desenvolvimento pubertário e sentimentos. A questão orientadora de toda a investigação, foi: “Qual o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano de escolaridade na abordagem de temática da Educação Sexual?”. A análise dos dados aponta que a metodologia de trabalho de projeto é essencial para o desenvolvimento de capacidades como o trabalho em equipa e de temas ligados à sexualidade, considerando-se, por isso, fundamental que se desenvolvam nas escolas de forma a que os alunos se conheçam a si e aos outros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-27T14:40:00Z
2016-05-25
2016-05-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1919
TID:201200775
url http://hdl.handle.net/10400.8/1919
identifier_str_mv TID:201200775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136959548882944