Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sabina Jesus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4011
Resumo: O presente relatório realizou-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas grandes partes, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Tem como principais objetivos dar a conhecer um pouco o que foram as minhas Práticas, sempre com base na reflexão sobre as experiências vivenciadas e apresentar um estudo investigativo desenvolvido num dos contextos da Prática Pedagógica. O estudo investigativo realizado insere-se num plano de investigação-ação e consistiu na implementação de um projeto em torno da consciência emocional junto de um grupo de alunos do 2.º ano de escolaridade. O presente estudo tinha como objetivos específicos: implementar um projeto em torno da consciência emocional; fortalecer e/ou desenvolver a consciência emocional; e, refletir sobre a implementação do projeto Assim, com este estudo era pretendido dar resposta à seguinte questão de investigação: De que forma a sequência pedagógica de atividades promotoras de consciência emocional potencia o conhecimento de emoções em si e no próximo. Para a recolha dos dados recorreu-se à observação direta participante na sala de aula, com recurso a registos em notas de campo; nas produções escritas dos alunos, dos registos fotográficos e ainda das gravações de vídeo. No final deste estudo podemos dizer que o mesmo sugere que as atividades pedagógicas implementadas tiveram um efeito positivo no desenvolvimento das competências emocionais, mais especificamente, na consciência emocional dos alunos em si mesmos e na relação de uns para com os outros.
id RCAP_23dab8bdfea2adbd2517aac2af3c0eea
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4011
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º anoEnsino básico do 1º cicloEnsino básico do 2º cicloEmoçõesEmpatiaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório realizou-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas grandes partes, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Tem como principais objetivos dar a conhecer um pouco o que foram as minhas Práticas, sempre com base na reflexão sobre as experiências vivenciadas e apresentar um estudo investigativo desenvolvido num dos contextos da Prática Pedagógica. O estudo investigativo realizado insere-se num plano de investigação-ação e consistiu na implementação de um projeto em torno da consciência emocional junto de um grupo de alunos do 2.º ano de escolaridade. O presente estudo tinha como objetivos específicos: implementar um projeto em torno da consciência emocional; fortalecer e/ou desenvolver a consciência emocional; e, refletir sobre a implementação do projeto Assim, com este estudo era pretendido dar resposta à seguinte questão de investigação: De que forma a sequência pedagógica de atividades promotoras de consciência emocional potencia o conhecimento de emoções em si e no próximo. Para a recolha dos dados recorreu-se à observação direta participante na sala de aula, com recurso a registos em notas de campo; nas produções escritas dos alunos, dos registos fotográficos e ainda das gravações de vídeo. No final deste estudo podemos dizer que o mesmo sugere que as atividades pedagógicas implementadas tiveram um efeito positivo no desenvolvimento das competências emocionais, mais especificamente, na consciência emocional dos alunos em si mesmos e na relação de uns para com os outros.Barata, Clarinda Luísa FerreiraIC-OnlineFerreira, Sabina Jesus2019-07-22T15:21:04Z2019-05-132019-05-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4011TID:202264408porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:24Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:59.249152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º ano
title Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º ano
spellingShingle Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º ano
Ferreira, Sabina Jesus
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Emoções
Empatia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º ano
title_full Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º ano
title_fullStr Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º ano
title_full_unstemmed Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º ano
title_sort Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º ano
author Ferreira, Sabina Jesus
author_facet Ferreira, Sabina Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barata, Clarinda Luísa Ferreira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sabina Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Emoções
Empatia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Ensino básico do 1º ciclo
Ensino básico do 2º ciclo
Emoções
Empatia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório realizou-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas grandes partes, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Tem como principais objetivos dar a conhecer um pouco o que foram as minhas Práticas, sempre com base na reflexão sobre as experiências vivenciadas e apresentar um estudo investigativo desenvolvido num dos contextos da Prática Pedagógica. O estudo investigativo realizado insere-se num plano de investigação-ação e consistiu na implementação de um projeto em torno da consciência emocional junto de um grupo de alunos do 2.º ano de escolaridade. O presente estudo tinha como objetivos específicos: implementar um projeto em torno da consciência emocional; fortalecer e/ou desenvolver a consciência emocional; e, refletir sobre a implementação do projeto Assim, com este estudo era pretendido dar resposta à seguinte questão de investigação: De que forma a sequência pedagógica de atividades promotoras de consciência emocional potencia o conhecimento de emoções em si e no próximo. Para a recolha dos dados recorreu-se à observação direta participante na sala de aula, com recurso a registos em notas de campo; nas produções escritas dos alunos, dos registos fotográficos e ainda das gravações de vídeo. No final deste estudo podemos dizer que o mesmo sugere que as atividades pedagógicas implementadas tiveram um efeito positivo no desenvolvimento das competências emocionais, mais especificamente, na consciência emocional dos alunos em si mesmos e na relação de uns para com os outros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-22T15:21:04Z
2019-05-13
2019-05-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4011
TID:202264408
url http://hdl.handle.net/10400.8/4011
identifier_str_mv TID:202264408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136973588267008