A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/87601 |
Resumo: | O artigo visa caracterizar a atividade comunicativa da criança como inerentemente multimodal, num contexto de educação pré-escolar em Portugal; nele se apresentam os resultados de uma pesquisa- ação, informada e sustentada pela abordagem da multimodalidade, fazendo algumas associações com a teoria das multiliteracias, apontando os dados para a relevância de reconceptualizar o desenvolvimento da comunicação na educação de infância, de modo a abraçar o desenvolvimento de repertórios semióticos multimodais e não exclusivamente os modos oral e escrito da linguagem verbal. |
id |
RCAP_f0de7b0a04b13032fd66b30c47f6eb58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87601 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodalCriançasEducação de infânciaMultimodalidadeRepertórios semióticos multimodaisMultiliteraciasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO artigo visa caracterizar a atividade comunicativa da criança como inerentemente multimodal, num contexto de educação pré-escolar em Portugal; nele se apresentam os resultados de uma pesquisa- ação, informada e sustentada pela abordagem da multimodalidade, fazendo algumas associações com a teoria das multiliteracias, apontando os dados para a relevância de reconceptualizar o desenvolvimento da comunicação na educação de infância, de modo a abraçar o desenvolvimento de repertórios semióticos multimodais e não exclusivamente os modos oral e escrito da linguagem verbal.Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI)Universidade do MinhoDomingues, Ana Isabel de AzevedoPereira, Íris Susana20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87601porDomingues, A. I. de A., & Pereira, I. S. P. (2023) A teoria da multimodalidade e a educação de infância em Portugal: transformação prática e aprendizagem profissional de uma educadora. Cadernos de Educação de Infância, 128, 34-43.2182-8369info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:30:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87601Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:40.377798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal |
title |
A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal |
spellingShingle |
A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal Domingues, Ana Isabel de Azevedo Crianças Educação de infância Multimodalidade Repertórios semióticos multimodais Multiliteracias Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal |
title_full |
A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal |
title_fullStr |
A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal |
title_full_unstemmed |
A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal |
title_sort |
A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal |
author |
Domingues, Ana Isabel de Azevedo |
author_facet |
Domingues, Ana Isabel de Azevedo Pereira, Íris Susana |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Íris Susana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Ana Isabel de Azevedo Pereira, Íris Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Educação de infância Multimodalidade Repertórios semióticos multimodais Multiliteracias Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Crianças Educação de infância Multimodalidade Repertórios semióticos multimodais Multiliteracias Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
O artigo visa caracterizar a atividade comunicativa da criança como inerentemente multimodal, num contexto de educação pré-escolar em Portugal; nele se apresentam os resultados de uma pesquisa- ação, informada e sustentada pela abordagem da multimodalidade, fazendo algumas associações com a teoria das multiliteracias, apontando os dados para a relevância de reconceptualizar o desenvolvimento da comunicação na educação de infância, de modo a abraçar o desenvolvimento de repertórios semióticos multimodais e não exclusivamente os modos oral e escrito da linguagem verbal. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/87601 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/87601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Domingues, A. I. de A., & Pereira, I. S. P. (2023) A teoria da multimodalidade e a educação de infância em Portugal: transformação prática e aprendizagem profissional de uma educadora. Cadernos de Educação de Infância, 128, 34-43. 2182-8369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136442850476032 |