Avaliação Formativa das aprendizagens mediada pelas TIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/6530 |
Resumo: | Em Portugal, os dados publicados mostram que a taxa de não progressão por insucesso ou desistência aumenta ao longo do ensino básico e secundário. Para além disso, a não recuperação das aprendizagens atempadamente é um potencializador do insucesso escolar. A motivação para este projeto reside na melhoria dessas aprendizagens através da realização de testes formativos configurados na plataforma Moodle, online ou presencialmente, de forma síncrona. Apesar da literatura indicar que os testes no Moodle são ferramentas potencialmente valiosas no processo de aprendizagem, não se encontram estudos empíricos equivalentes ao nível do ensino básico. Assim, o realce no desenho pedagógico centra-se na construção e na configuração do teste formativo. A amostra é não probabilística e de conveniência, num universo que corresponde a indivíduos em idade escolar, do terceiro ciclo do ensino básico, no oitavo ano de escolaridade e na mesma instituição de ensino. A amostra de 51 alunos é formada por dois grupos, o da professora investigadora e o das professoras participantes com 20 e 31 alunos respetivamente, em que cada grupo compreende duas turmas. A aplicação dos testes formativos configurados no Moodle, do questionário e a recolha do grau de satisfação dos estudantes foram feitas pelas respetivas professoras, nas suas turmas. Em virtude do confinamento determinado em consequência da pandemia, este projeto teve início presencialmente e desenvolveu-se em regime de ensino online, em sessões síncronas. Foram aplicados dois testes formativos configurados no Moodle a cada turma, em momentos espaçados de cerca de quinze dias, com conteúdos distintos e em sequência programática. O projeto desenvolveu-se utilizando uma estratégia de investigação de métodos mistos - projeto incorporado. Foi aplicada uma questão aberta com o objetivo de registar o grau de satisfação dos estudantes, imediatamente no final de cada teste formativo, e um questionário global no final de todo o processo. Adicionalmente, realizou-se uma entrevista de perguntas abertas com as professoras participantes. Os resultados permitem concluir que os testes formativos configurados no Moodle foram uma mais-valia para estudantes e professores, tanto pela diversidade do feedback que proporcionam, como pela melhoria das aprendizagens e pelo elevado grau de satisfação dos estudantes e dos professores. |
id |
RCAP_f126572b18d851fda4957aba5c8c9149 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6530 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação Formativa das aprendizagens mediada pelas TICAvaliação onlineB-learningEnsino híbridoMoodleTestes no MoodleHybrid educationOnline evaluationB-learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEm Portugal, os dados publicados mostram que a taxa de não progressão por insucesso ou desistência aumenta ao longo do ensino básico e secundário. Para além disso, a não recuperação das aprendizagens atempadamente é um potencializador do insucesso escolar. A motivação para este projeto reside na melhoria dessas aprendizagens através da realização de testes formativos configurados na plataforma Moodle, online ou presencialmente, de forma síncrona. Apesar da literatura indicar que os testes no Moodle são ferramentas potencialmente valiosas no processo de aprendizagem, não se encontram estudos empíricos equivalentes ao nível do ensino básico. Assim, o realce no desenho pedagógico centra-se na construção e na configuração do teste formativo. A amostra é não probabilística e de conveniência, num universo que corresponde a indivíduos em idade escolar, do terceiro ciclo do ensino básico, no oitavo ano de escolaridade e na mesma instituição de ensino. A amostra de 51 alunos é formada por dois grupos, o da professora investigadora e o das professoras participantes com 20 e 31 alunos respetivamente, em que cada grupo compreende duas turmas. A aplicação dos testes formativos configurados no Moodle, do questionário e a recolha do grau de satisfação dos estudantes foram feitas pelas respetivas professoras, nas suas turmas. Em virtude do confinamento determinado em consequência da pandemia, este projeto teve início presencialmente e desenvolveu-se em regime de ensino online, em sessões síncronas. Foram aplicados dois testes formativos configurados no Moodle a cada turma, em momentos espaçados de cerca de quinze dias, com conteúdos distintos e em sequência programática. O projeto desenvolveu-se utilizando uma estratégia de investigação de métodos mistos - projeto incorporado. Foi aplicada uma questão aberta com o objetivo de registar o grau de satisfação dos estudantes, imediatamente no final de cada teste formativo, e um questionário global no final de todo o processo. Adicionalmente, realizou-se uma entrevista de perguntas abertas com as professoras participantes. Os resultados permitem concluir que os testes formativos configurados no Moodle foram uma mais-valia para estudantes e professores, tanto pela diversidade do feedback que proporcionam, como pela melhoria das aprendizagens e pelo elevado grau de satisfação dos estudantes e dos professores.Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesFrancisco, Maria Manuela Amado SilvaIC-OnlineSantos, Maria Helena Lança da Encarnação Rodrigues dos2022-01-27T14:56:34Z2021-11-122021-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6530TID:202909115porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:53:14Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:42.810619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Formativa das aprendizagens mediada pelas TIC |
title |
Avaliação Formativa das aprendizagens mediada pelas TIC |
spellingShingle |
Avaliação Formativa das aprendizagens mediada pelas TIC Santos, Maria Helena Lança da Encarnação Rodrigues dos Avaliação online B-learning Ensino híbrido Moodle Testes no Moodle Hybrid education Online evaluation B-learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Avaliação Formativa das aprendizagens mediada pelas TIC |
title_full |
Avaliação Formativa das aprendizagens mediada pelas TIC |
title_fullStr |
Avaliação Formativa das aprendizagens mediada pelas TIC |
title_full_unstemmed |
Avaliação Formativa das aprendizagens mediada pelas TIC |
title_sort |
Avaliação Formativa das aprendizagens mediada pelas TIC |
author |
Santos, Maria Helena Lança da Encarnação Rodrigues dos |
author_facet |
Santos, Maria Helena Lança da Encarnação Rodrigues dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues Francisco, Maria Manuela Amado Silva IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Helena Lança da Encarnação Rodrigues dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação online B-learning Ensino híbrido Moodle Testes no Moodle Hybrid education Online evaluation B-learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Avaliação online B-learning Ensino híbrido Moodle Testes no Moodle Hybrid education Online evaluation B-learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Em Portugal, os dados publicados mostram que a taxa de não progressão por insucesso ou desistência aumenta ao longo do ensino básico e secundário. Para além disso, a não recuperação das aprendizagens atempadamente é um potencializador do insucesso escolar. A motivação para este projeto reside na melhoria dessas aprendizagens através da realização de testes formativos configurados na plataforma Moodle, online ou presencialmente, de forma síncrona. Apesar da literatura indicar que os testes no Moodle são ferramentas potencialmente valiosas no processo de aprendizagem, não se encontram estudos empíricos equivalentes ao nível do ensino básico. Assim, o realce no desenho pedagógico centra-se na construção e na configuração do teste formativo. A amostra é não probabilística e de conveniência, num universo que corresponde a indivíduos em idade escolar, do terceiro ciclo do ensino básico, no oitavo ano de escolaridade e na mesma instituição de ensino. A amostra de 51 alunos é formada por dois grupos, o da professora investigadora e o das professoras participantes com 20 e 31 alunos respetivamente, em que cada grupo compreende duas turmas. A aplicação dos testes formativos configurados no Moodle, do questionário e a recolha do grau de satisfação dos estudantes foram feitas pelas respetivas professoras, nas suas turmas. Em virtude do confinamento determinado em consequência da pandemia, este projeto teve início presencialmente e desenvolveu-se em regime de ensino online, em sessões síncronas. Foram aplicados dois testes formativos configurados no Moodle a cada turma, em momentos espaçados de cerca de quinze dias, com conteúdos distintos e em sequência programática. O projeto desenvolveu-se utilizando uma estratégia de investigação de métodos mistos - projeto incorporado. Foi aplicada uma questão aberta com o objetivo de registar o grau de satisfação dos estudantes, imediatamente no final de cada teste formativo, e um questionário global no final de todo o processo. Adicionalmente, realizou-se uma entrevista de perguntas abertas com as professoras participantes. Os resultados permitem concluir que os testes formativos configurados no Moodle foram uma mais-valia para estudantes e professores, tanto pela diversidade do feedback que proporcionam, como pela melhoria das aprendizagens e pelo elevado grau de satisfação dos estudantes e dos professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-12 2021-11-12T00:00:00Z 2022-01-27T14:56:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/6530 TID:202909115 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/6530 |
identifier_str_mv |
TID:202909115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136989270769664 |