A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Manuel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22932
Resumo: Neste artigo parte-se do legado de Pólya (1945), realçando a importância da resolução de problemas sob o ponto de vista matemático e escolar. Faz-se, em seguida, uma síntese e uma reflexão sobre o que foi escrito no CERME 2015 acerca da resolução de problemas. É feita uma incursão pela relevância da descoberta de uma ideia chave da solução, pelo resolvedor, associada à atenção e à sua mudança. Identificam-se características dos bons resolvedores de problemas não rotineiros e aborda-se, ainda, o papel mediador desempenhado pelo professor, nomeadamente na análise e comparação de resoluções de outros colegas, promovendo a capacidade autorreguladora nos alunos.
id RCAP_f1306ba17eccfa1dde314042283528fe
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22932
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015ArtigosNeste artigo parte-se do legado de Pólya (1945), realçando a importância da resolução de problemas sob o ponto de vista matemático e escolar. Faz-se, em seguida, uma síntese e uma reflexão sobre o que foi escrito no CERME 2015 acerca da resolução de problemas. É feita uma incursão pela relevância da descoberta de uma ideia chave da solução, pelo resolvedor, associada à atenção e à sua mudança. Identificam-se características dos bons resolvedores de problemas não rotineiros e aborda-se, ainda, o papel mediador desempenhado pelo professor, nomeadamente na análise e comparação de resoluções de outros colegas, promovendo a capacidade autorreguladora nos alunos.This text starts with the legacy of Pólya (1945), highlighting the importance of problem solving in school and from the mathematical point of view. It presents, afterwards, a summary and a reflection on what was written in CERME 2015 about problem solving. It makes an incursion on the relevance of the discovery of a key solution idea, by the solver, associated with the attention and its change. There are identified good features of the solvers of non-routine problems and also it is referred the mediating role played by the teacher, namely in the analysis and comparison of others resolutions, promoting self-regulatory capacity in students.APM - Associação de Professores de Matemática2016-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22932por2183-28380872-3915Saraiva, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:01Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:28.544631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015
A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015
title A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015
spellingShingle A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015
Saraiva, Manuel
Artigos
title_short A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015
title_full A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015
title_fullStr A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015
title_full_unstemmed A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015
title_sort A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015
author Saraiva, Manuel
author_facet Saraiva, Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste artigo parte-se do legado de Pólya (1945), realçando a importância da resolução de problemas sob o ponto de vista matemático e escolar. Faz-se, em seguida, uma síntese e uma reflexão sobre o que foi escrito no CERME 2015 acerca da resolução de problemas. É feita uma incursão pela relevância da descoberta de uma ideia chave da solução, pelo resolvedor, associada à atenção e à sua mudança. Identificam-se características dos bons resolvedores de problemas não rotineiros e aborda-se, ainda, o papel mediador desempenhado pelo professor, nomeadamente na análise e comparação de resoluções de outros colegas, promovendo a capacidade autorreguladora nos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22932
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130479700475905