A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22932 |
Resumo: | Neste artigo parte-se do legado de Pólya (1945), realçando a importância da resolução de problemas sob o ponto de vista matemático e escolar. Faz-se, em seguida, uma síntese e uma reflexão sobre o que foi escrito no CERME 2015 acerca da resolução de problemas. É feita uma incursão pela relevância da descoberta de uma ideia chave da solução, pelo resolvedor, associada à atenção e à sua mudança. Identificam-se características dos bons resolvedores de problemas não rotineiros e aborda-se, ainda, o papel mediador desempenhado pelo professor, nomeadamente na análise e comparação de resoluções de outros colegas, promovendo a capacidade autorreguladora nos alunos. |
id |
RCAP_f1306ba17eccfa1dde314042283528fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22932 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015ArtigosNeste artigo parte-se do legado de Pólya (1945), realçando a importância da resolução de problemas sob o ponto de vista matemático e escolar. Faz-se, em seguida, uma síntese e uma reflexão sobre o que foi escrito no CERME 2015 acerca da resolução de problemas. É feita uma incursão pela relevância da descoberta de uma ideia chave da solução, pelo resolvedor, associada à atenção e à sua mudança. Identificam-se características dos bons resolvedores de problemas não rotineiros e aborda-se, ainda, o papel mediador desempenhado pelo professor, nomeadamente na análise e comparação de resoluções de outros colegas, promovendo a capacidade autorreguladora nos alunos.This text starts with the legacy of Pólya (1945), highlighting the importance of problem solving in school and from the mathematical point of view. It presents, afterwards, a summary and a reflection on what was written in CERME 2015 about problem solving. It makes an incursion on the relevance of the discovery of a key solution idea, by the solver, associated with the attention and its change. There are identified good features of the solvers of non-routine problems and also it is referred the mediating role played by the teacher, namely in the analysis and comparison of others resolutions, promoting self-regulatory capacity in students.APM - Associação de Professores de Matemática2016-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22932por2183-28380872-3915Saraiva, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:01Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:28.544631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015 A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015 |
title |
A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015 |
spellingShingle |
A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015 Saraiva, Manuel Artigos |
title_short |
A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015 |
title_full |
A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015 |
title_fullStr |
A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015 |
title_full_unstemmed |
A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015 |
title_sort |
A Resolução de Problemas: o legado de Pólya e uma leitura do CERME 2015 |
author |
Saraiva, Manuel |
author_facet |
Saraiva, Manuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Neste artigo parte-se do legado de Pólya (1945), realçando a importância da resolução de problemas sob o ponto de vista matemático e escolar. Faz-se, em seguida, uma síntese e uma reflexão sobre o que foi escrito no CERME 2015 acerca da resolução de problemas. É feita uma incursão pela relevância da descoberta de uma ideia chave da solução, pelo resolvedor, associada à atenção e à sua mudança. Identificam-se características dos bons resolvedores de problemas não rotineiros e aborda-se, ainda, o papel mediador desempenhado pelo professor, nomeadamente na análise e comparação de resoluções de outros colegas, promovendo a capacidade autorreguladora nos alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22932 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130479700475905 |