Conocimiento de futuros profesores sobre espacio muestral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22910 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é avaliar alguns componentes do conhecimento para o ensino de conceitos probabilísticos elementares de futuros professores do Ensino Primário, envolvidos numa tarefa na qual deveriam identificar o acontecimento certo numa experiência aleatória. Para avaliar o conhecimento comum do conteúdo analisaram-se as soluções apresentadas por 283 futuros professores do ensino primário espanhol a um problema aberto. Além disso, a partir do trabalho dos participantes em pequenos grupos inferiram-se duas componentes do conhecimento didáctico: (a) o conhecimento especializado do conteúdo, obtido da análise dos conteúdos matemáticos da tarefa; e (b) o conhecimento do conteúdo e dos estudantes, inferido da classificação de um grupo de respostas, dadas por alunos do Ensino Primário à tarefa, em corretas e incorretas. Os resultados sugerem a necessidade de reforçar a formação dos futuros professores tanto no que respeita ao conhecimento matemático como ao conhecimento pedagógico do conteúdo. |
id |
RCAP_f139961580ec62349d1f9e0b2303b501 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22910 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conocimiento de futuros profesores sobre espacio muestralConocimiento de futuros profesores sobre espacio muestralArtigosO objetivo deste trabalho é avaliar alguns componentes do conhecimento para o ensino de conceitos probabilísticos elementares de futuros professores do Ensino Primário, envolvidos numa tarefa na qual deveriam identificar o acontecimento certo numa experiência aleatória. Para avaliar o conhecimento comum do conteúdo analisaram-se as soluções apresentadas por 283 futuros professores do ensino primário espanhol a um problema aberto. Além disso, a partir do trabalho dos participantes em pequenos grupos inferiram-se duas componentes do conhecimento didáctico: (a) o conhecimento especializado do conteúdo, obtido da análise dos conteúdos matemáticos da tarefa; e (b) o conhecimento do conteúdo e dos estudantes, inferido da classificação de um grupo de respostas, dadas por alunos do Ensino Primário à tarefa, em corretas e incorretas. Os resultados sugerem a necessidade de reforçar a formação dos futuros professores tanto no que respeita ao conhecimento matemático como ao conhecimento pedagógico do conteúdo.The aim of this paper is to assess some components in the probabilistic knowledge for teaching of pre-service primary school teachers. These teachers were given a task in which they must identify the certain event in a random experiment. Common knowledge of content is assessed through the responses given by 283 spanish pre-service primary school teachers to an open-problem. In addition, two components of didactic knowledge are inferred trough the participants analyses, when working in small groups: (a) specialized knowledge of content is assessed from their analyses of the tasks’ mathematical content; and (b) knowledge of content and students is assessed from their assessment of responses provided by primary school students. Results suggest the need to reinforce the training of pre-service teachers both in the mathematical and the didactic knowledge.APM - Associação de Professores de Matemática2014-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22910por2183-28380872-3915Ortiz, Juan JesúsMohamend , Nordininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:59Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:26.569216Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conocimiento de futuros profesores sobre espacio muestral Conocimiento de futuros profesores sobre espacio muestral |
title |
Conocimiento de futuros profesores sobre espacio muestral |
spellingShingle |
Conocimiento de futuros profesores sobre espacio muestral Ortiz, Juan Jesús Artigos |
title_short |
Conocimiento de futuros profesores sobre espacio muestral |
title_full |
Conocimiento de futuros profesores sobre espacio muestral |
title_fullStr |
Conocimiento de futuros profesores sobre espacio muestral |
title_full_unstemmed |
Conocimiento de futuros profesores sobre espacio muestral |
title_sort |
Conocimiento de futuros profesores sobre espacio muestral |
author |
Ortiz, Juan Jesús |
author_facet |
Ortiz, Juan Jesús Mohamend , Nordin |
author_role |
author |
author2 |
Mohamend , Nordin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortiz, Juan Jesús Mohamend , Nordin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O objetivo deste trabalho é avaliar alguns componentes do conhecimento para o ensino de conceitos probabilísticos elementares de futuros professores do Ensino Primário, envolvidos numa tarefa na qual deveriam identificar o acontecimento certo numa experiência aleatória. Para avaliar o conhecimento comum do conteúdo analisaram-se as soluções apresentadas por 283 futuros professores do ensino primário espanhol a um problema aberto. Além disso, a partir do trabalho dos participantes em pequenos grupos inferiram-se duas componentes do conhecimento didáctico: (a) o conhecimento especializado do conteúdo, obtido da análise dos conteúdos matemáticos da tarefa; e (b) o conhecimento do conteúdo e dos estudantes, inferido da classificação de um grupo de respostas, dadas por alunos do Ensino Primário à tarefa, em corretas e incorretas. Os resultados sugerem a necessidade de reforçar a formação dos futuros professores tanto no que respeita ao conhecimento matemático como ao conhecimento pedagógico do conteúdo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22910 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130479646998528 |