A influência das novas tecnologias no processo de distribuição turística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4925 |
Resumo: | O objecto deste trabalho é estudar o impacto das tecnologias de informação e comunicação no processo de distribuição turística, dando particular relevo ao papel e à situação das agências de viagens, operadores turísticos e sistemas de distribuição global. A primeira parte, investiga o problema do ponto de vista teórico, relevando, desde logo, a importância das tecnologias de informação e comunicação, especialmente a Internet, no processo de distribuição turística. A segunda parte, a investigação empírica, procura, com base num questionário enviado para a totalidade das agências de viagens, operadores turísticos e sistemas de distribuição global da zona norte, avaliar a opinião dos intervenientes relativamente às novas tecnologias e às repercussões que a sua adopção poderão ter neste sector de actividade. Com o trabalho de campo procura-se averiguar qual é, neste momento, a avaliação que estas fazem da situação actual, procurando indagar igualmente quais as estratégias que as agências de viagens, os operadores turísticos e os sistemas de distribuição global estão a adoptar para enfrentar os problemas do presente e aqueles que poderão colocar-se no futuro. |
id |
RCAP_3c69d84300aedb8d2ede0ba7a66fe5e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/4925 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência das novas tecnologias no processo de distribuição turísticaGestão do turismoDesenvolvimento do turismoIndústria do turismo - Tecnologias da informaçãoActividades turísticasAgências de viagensOperadores turísticosO objecto deste trabalho é estudar o impacto das tecnologias de informação e comunicação no processo de distribuição turística, dando particular relevo ao papel e à situação das agências de viagens, operadores turísticos e sistemas de distribuição global. A primeira parte, investiga o problema do ponto de vista teórico, relevando, desde logo, a importância das tecnologias de informação e comunicação, especialmente a Internet, no processo de distribuição turística. A segunda parte, a investigação empírica, procura, com base num questionário enviado para a totalidade das agências de viagens, operadores turísticos e sistemas de distribuição global da zona norte, avaliar a opinião dos intervenientes relativamente às novas tecnologias e às repercussões que a sua adopção poderão ter neste sector de actividade. Com o trabalho de campo procura-se averiguar qual é, neste momento, a avaliação que estas fazem da situação actual, procurando indagar igualmente quais as estratégias que as agências de viagens, os operadores turísticos e os sistemas de distribuição global estão a adoptar para enfrentar os problemas do presente e aqueles que poderão colocar-se no futuro.The present dissertation focuses the importance of the Information and Communication Technologies in the distribution process of the tourism sector, focusing specially the paper and situation of the travel agencies, tour operators and global distribution systems. The first part deals conceptually with the subject, trying to determine the importance of the new information and communication technologies, especially Internet, and the influence they have in the tourism distribution process. The second part, the empirical investigation, concerns about the adaptation and realisation of a questionnaire send to all travel agencies, tour operators and global distribution systems situated on north zone, to determine their opinions regarding the adoption of the new technologies and the repercussions they might have or not in the distribution process. This fieldwork tries to determine wich is the present situation, trying to find wich are the strategies that travel agencies, tour operators and global distribution systems are adopting to face the present problems and those wich can appear in the future.Universidade de Aveiro2011-12-28T14:58:36Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4925porPizarro, José Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:06:07Zoai:ria.ua.pt:10773/4925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:45.591761Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência das novas tecnologias no processo de distribuição turística |
title |
A influência das novas tecnologias no processo de distribuição turística |
spellingShingle |
A influência das novas tecnologias no processo de distribuição turística Pizarro, José Manuel Gestão do turismo Desenvolvimento do turismo Indústria do turismo - Tecnologias da informação Actividades turísticas Agências de viagens Operadores turísticos |
title_short |
A influência das novas tecnologias no processo de distribuição turística |
title_full |
A influência das novas tecnologias no processo de distribuição turística |
title_fullStr |
A influência das novas tecnologias no processo de distribuição turística |
title_full_unstemmed |
A influência das novas tecnologias no processo de distribuição turística |
title_sort |
A influência das novas tecnologias no processo de distribuição turística |
author |
Pizarro, José Manuel |
author_facet |
Pizarro, José Manuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pizarro, José Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do turismo Desenvolvimento do turismo Indústria do turismo - Tecnologias da informação Actividades turísticas Agências de viagens Operadores turísticos |
topic |
Gestão do turismo Desenvolvimento do turismo Indústria do turismo - Tecnologias da informação Actividades turísticas Agências de viagens Operadores turísticos |
description |
O objecto deste trabalho é estudar o impacto das tecnologias de informação e comunicação no processo de distribuição turística, dando particular relevo ao papel e à situação das agências de viagens, operadores turísticos e sistemas de distribuição global. A primeira parte, investiga o problema do ponto de vista teórico, relevando, desde logo, a importância das tecnologias de informação e comunicação, especialmente a Internet, no processo de distribuição turística. A segunda parte, a investigação empírica, procura, com base num questionário enviado para a totalidade das agências de viagens, operadores turísticos e sistemas de distribuição global da zona norte, avaliar a opinião dos intervenientes relativamente às novas tecnologias e às repercussões que a sua adopção poderão ter neste sector de actividade. Com o trabalho de campo procura-se averiguar qual é, neste momento, a avaliação que estas fazem da situação actual, procurando indagar igualmente quais as estratégias que as agências de viagens, os operadores turísticos e os sistemas de distribuição global estão a adoptar para enfrentar os problemas do presente e aqueles que poderão colocar-se no futuro. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01T00:00:00Z 2005 2011-12-28T14:58:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/4925 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/4925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137476148723712 |