Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintilio, Natália Kohatsu
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferraz, Osvaldo Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166792
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar a influência de um planejamento instrucional baseado nas premissas da aprendizagem significativa, a partir dos princípios da Teoria Educacional de Joseph D. Novak, utilizando mapas conceituais e outros recursos didáticos na aprendizagem de conceitos em aulas de educação física. Os alunos fizeram um mapa conceitual pré e pós-intervenção. A análise dos resultados mostrou que houve melhoria na qualidade dos mapas conceituais e no entendimento de conceitos relacionados aos Jogos Olímpicos, organizados sob os princípios da Teoria Educacional de Novak e que novas ferramentas de ensino e aprendizagem deveriam fazer parte das aulas de educação física.
id USP-35_bf84c024b1ac0d673b3768f8cf340639
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/166792
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos OlímpicosMeaningful learning and the teaching of concepts in Physical Education in school a case study with the Olympic GamesEducational theoryConcept mapsNovak’s Theory of EducationLearning toolsTeoria educacionalMapas conceituaisTeoria Educacional de NovakFerramentas de aprendizagemO objetivo desta pesquisa foi investigar a influência de um planejamento instrucional baseado nas premissas da aprendizagem significativa, a partir dos princípios da Teoria Educacional de Joseph D. Novak, utilizando mapas conceituais e outros recursos didáticos na aprendizagem de conceitos em aulas de educação física. Os alunos fizeram um mapa conceitual pré e pós-intervenção. A análise dos resultados mostrou que houve melhoria na qualidade dos mapas conceituais e no entendimento de conceitos relacionados aos Jogos Olímpicos, organizados sob os princípios da Teoria Educacional de Novak e que novas ferramentas de ensino e aprendizagem deveriam fazer parte das aulas de educação física.The aim of this research was to investigate the influence of an instructional planning based on assumptions of the meaningful learning, from principles of Joseph D. Novak’s Educational Theory, using concept maps and other teaching resources in the learning of concepts in physical education classes. Students made a pre-and post-intervention concept map. The analysis of the results showed that there were improvements in the concept maps’ quality and in the understanding of concepts related to the Olympic Games, organized under the Educational Theory principles of Novak and that new teaching and learning tools should be part of physical education classes.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16679210.11606/1807-5509201800020219Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 2 (2018); 219-232Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 2 (2018); 219-232Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 2 (2018); 219-2321981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166792/159410Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuintilio, Natália KohatsuFerraz, Osvaldo Luiz2020-07-13T01:24:49Zoai:revistas.usp.br:article/166792Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2020-07-13T01:24:49Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos
Meaningful learning and the teaching of concepts in Physical Education in school a case study with the Olympic Games
title Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos
spellingShingle Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos
Quintilio, Natália Kohatsu
Educational theory
Concept maps
Novak’s Theory of Education
Learning tools
Teoria educacional
Mapas conceituais
Teoria Educacional de Novak
Ferramentas de aprendizagem
title_short Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos
title_full Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos
title_fullStr Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos
title_sort Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos
author Quintilio, Natália Kohatsu
author_facet Quintilio, Natália Kohatsu
Ferraz, Osvaldo Luiz
author_role author
author2 Ferraz, Osvaldo Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintilio, Natália Kohatsu
Ferraz, Osvaldo Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Educational theory
Concept maps
Novak’s Theory of Education
Learning tools
Teoria educacional
Mapas conceituais
Teoria Educacional de Novak
Ferramentas de aprendizagem
topic Educational theory
Concept maps
Novak’s Theory of Education
Learning tools
Teoria educacional
Mapas conceituais
Teoria Educacional de Novak
Ferramentas de aprendizagem
description O objetivo desta pesquisa foi investigar a influência de um planejamento instrucional baseado nas premissas da aprendizagem significativa, a partir dos princípios da Teoria Educacional de Joseph D. Novak, utilizando mapas conceituais e outros recursos didáticos na aprendizagem de conceitos em aulas de educação física. Os alunos fizeram um mapa conceitual pré e pós-intervenção. A análise dos resultados mostrou que houve melhoria na qualidade dos mapas conceituais e no entendimento de conceitos relacionados aos Jogos Olímpicos, organizados sob os princípios da Teoria Educacional de Novak e que novas ferramentas de ensino e aprendizagem deveriam fazer parte das aulas de educação física.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166792
10.11606/1807-5509201800020219
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166792
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509201800020219
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166792/159410
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 2 (2018); 219-232
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 2 (2018); 219-232
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 2 (2018); 219-232
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222934062596096