Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166792 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi investigar a influência de um planejamento instrucional baseado nas premissas da aprendizagem significativa, a partir dos princípios da Teoria Educacional de Joseph D. Novak, utilizando mapas conceituais e outros recursos didáticos na aprendizagem de conceitos em aulas de educação física. Os alunos fizeram um mapa conceitual pré e pós-intervenção. A análise dos resultados mostrou que houve melhoria na qualidade dos mapas conceituais e no entendimento de conceitos relacionados aos Jogos Olímpicos, organizados sob os princípios da Teoria Educacional de Novak e que novas ferramentas de ensino e aprendizagem deveriam fazer parte das aulas de educação física. |
id |
USP-35_bf84c024b1ac0d673b3768f8cf340639 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/166792 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos OlímpicosMeaningful learning and the teaching of concepts in Physical Education in school a case study with the Olympic GamesEducational theoryConcept mapsNovak’s Theory of EducationLearning toolsTeoria educacionalMapas conceituaisTeoria Educacional de NovakFerramentas de aprendizagemO objetivo desta pesquisa foi investigar a influência de um planejamento instrucional baseado nas premissas da aprendizagem significativa, a partir dos princípios da Teoria Educacional de Joseph D. Novak, utilizando mapas conceituais e outros recursos didáticos na aprendizagem de conceitos em aulas de educação física. Os alunos fizeram um mapa conceitual pré e pós-intervenção. A análise dos resultados mostrou que houve melhoria na qualidade dos mapas conceituais e no entendimento de conceitos relacionados aos Jogos Olímpicos, organizados sob os princípios da Teoria Educacional de Novak e que novas ferramentas de ensino e aprendizagem deveriam fazer parte das aulas de educação física.The aim of this research was to investigate the influence of an instructional planning based on assumptions of the meaningful learning, from principles of Joseph D. Novak’s Educational Theory, using concept maps and other teaching resources in the learning of concepts in physical education classes. Students made a pre-and post-intervention concept map. The analysis of the results showed that there were improvements in the concept maps’ quality and in the understanding of concepts related to the Olympic Games, organized under the Educational Theory principles of Novak and that new teaching and learning tools should be part of physical education classes.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16679210.11606/1807-5509201800020219Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 2 (2018); 219-232Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 2 (2018); 219-232Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 2 (2018); 219-2321981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166792/159410Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuintilio, Natália KohatsuFerraz, Osvaldo Luiz2020-07-13T01:24:49Zoai:revistas.usp.br:article/166792Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2020-07-13T01:24:49Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos Meaningful learning and the teaching of concepts in Physical Education in school a case study with the Olympic Games |
title |
Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos |
spellingShingle |
Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos Quintilio, Natália Kohatsu Educational theory Concept maps Novak’s Theory of Education Learning tools Teoria educacional Mapas conceituais Teoria Educacional de Novak Ferramentas de aprendizagem |
title_short |
Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos |
title_full |
Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos |
title_fullStr |
Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos |
title_sort |
Aprendizagem significativa e o ensino de conceitos na Educação Física escolar: um estudo de caso com os jogos Olímpicos |
author |
Quintilio, Natália Kohatsu |
author_facet |
Quintilio, Natália Kohatsu Ferraz, Osvaldo Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Ferraz, Osvaldo Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintilio, Natália Kohatsu Ferraz, Osvaldo Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educational theory Concept maps Novak’s Theory of Education Learning tools Teoria educacional Mapas conceituais Teoria Educacional de Novak Ferramentas de aprendizagem |
topic |
Educational theory Concept maps Novak’s Theory of Education Learning tools Teoria educacional Mapas conceituais Teoria Educacional de Novak Ferramentas de aprendizagem |
description |
O objetivo desta pesquisa foi investigar a influência de um planejamento instrucional baseado nas premissas da aprendizagem significativa, a partir dos princípios da Teoria Educacional de Joseph D. Novak, utilizando mapas conceituais e outros recursos didáticos na aprendizagem de conceitos em aulas de educação física. Os alunos fizeram um mapa conceitual pré e pós-intervenção. A análise dos resultados mostrou que houve melhoria na qualidade dos mapas conceituais e no entendimento de conceitos relacionados aos Jogos Olímpicos, organizados sob os princípios da Teoria Educacional de Novak e que novas ferramentas de ensino e aprendizagem deveriam fazer parte das aulas de educação física. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166792 10.11606/1807-5509201800020219 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166792 |
identifier_str_mv |
10.11606/1807-5509201800020219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166792/159410 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 2 (2018); 219-232 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 2 (2018); 219-232 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 2 (2018); 219-232 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222934062596096 |