Cenários de aprendizagem inovadores com utilização de tecnologias móveis : um projeto no 3º ciclo do ensino básico numa turma de percursos curriculares alternativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Dany Francisco de Freitas de, 1982-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/26556
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
id RCAP_f15a0c8ffad9dbc20e7785d4c46487ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/26556
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cenários de aprendizagem inovadores com utilização de tecnologias móveis : um projeto no 3º ciclo do ensino básico numa turma de percursos curriculares alternativosDispositivos móveisEnsino-aprendizagemTecnologias da informação e da comunicaçãoTrabalhos de projeto de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016Nos últimos anos temos assistido a um amplo desenvolvimento tecnológico dos dispositivos móveis, acompanhado de uma marcada diminuição do seu custo o que os tornou acessíveis à grande maioria dos estudantes de hoje, independentemente do seu estatuto socio-económico. Esses equipamentos fornecem atualmente aos seus utilizadores, um leque alargado de funcionalidades, amplificadas pelo acesso à internet e pela possibilidade de instalação de diversas apps disponíveis online. Os adolescentes de hoje, por associarem os seus dispositivos móveis ao entretimento e interação social, raramente se apercebem dos poderosos equipamentos que carregam nos seus bolsos. Mas não são só os alunos, também a maioria das escolas e dos professores têm dificuldade em compreender e tirar proveito dos dispositivos móveis para as suas próprias atividades de ensino. Tomando consciência da relevância que estes equipamentos assumem hoje para os estudantes, foi desenvolvido um projeto de utilização de tecnologias móveis com um conjunto de 13 alunos de uma turma de Percursos Curriculares Alternativos, do 3º ciclo do ensino básico. Este projeto envolveu o design e implementação de cenários de aprendizagem que foram planificados tendo em conta o toolkit do Future Classroom Lab. Este estudo teve assim como objetivo observar e avaliar o impacto da utilização dos dispositivos móveis dos alunos, enquanto ferramenta de suporte à aprendizagems, tanto pela perspetiva dos alunos como dos docentes envolvidos no projeto durante o ano letivo 2015/2016. A análise dos dados obtidos após a implementação do projeto permitiu concluir que se registaram favoráveis modificações na conceções dos alunos acerca do valor associado à utilização deste tipo de equipamentos em contexto de sala de aula. A apreciação dos docentes revelou-se igualmente positiva.In recent years we have witnessed a broad technological evolution of mobile devices that allows relatively low cost access to this type of equipment, making them accessible to the vast majority of todays' students, regardless of their socio-economic status. These devices provide its users with a wide range of functionalities, amplified by the internet access and the possibility of installing several other mobile applications. Students associate their mobile devices to entertainment and social interaction, are rarely aware of the powerful equipment they carry out in their pockets. But it’s not only our teens who do not realize the potential of this equipment, most schools and teachers have difficulties in understanding and taking advantage of mobile devices of support their teaching activities. Being aware of the importance that mobile devices have for todays’ students, a project using mobile technology was developed with a class of 13 students of ‘Percursos curriculares alternativos’- 3rd cycle. This project involved the design and implementation of learning scenarios that have been planned taking into account the Future Classroom Lab toolkit. This study had the aim of observing and assessing the impact of the use of students’ mobile phones as tools for learning support, through the perspective of both students and teachers involved in the project during the 2015/2016 school year. The analysis of the data provided the conclusion that favorable changes ocurred in students conceptions about the pedagogical value of such devices in the classroom context. Teachers’ assessment of the project was also positive .Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaBarros, Dany Francisco de Freitas de, 1982-2017-02-17T09:58:40Z20162016-10-132016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26556TID:201912570porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:16:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26556Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:11.828349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cenários de aprendizagem inovadores com utilização de tecnologias móveis : um projeto no 3º ciclo do ensino básico numa turma de percursos curriculares alternativos
title Cenários de aprendizagem inovadores com utilização de tecnologias móveis : um projeto no 3º ciclo do ensino básico numa turma de percursos curriculares alternativos
spellingShingle Cenários de aprendizagem inovadores com utilização de tecnologias móveis : um projeto no 3º ciclo do ensino básico numa turma de percursos curriculares alternativos
Barros, Dany Francisco de Freitas de, 1982-
Dispositivos móveis
Ensino-aprendizagem
Tecnologias da informação e da comunicação
Trabalhos de projeto de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Cenários de aprendizagem inovadores com utilização de tecnologias móveis : um projeto no 3º ciclo do ensino básico numa turma de percursos curriculares alternativos
title_full Cenários de aprendizagem inovadores com utilização de tecnologias móveis : um projeto no 3º ciclo do ensino básico numa turma de percursos curriculares alternativos
title_fullStr Cenários de aprendizagem inovadores com utilização de tecnologias móveis : um projeto no 3º ciclo do ensino básico numa turma de percursos curriculares alternativos
title_full_unstemmed Cenários de aprendizagem inovadores com utilização de tecnologias móveis : um projeto no 3º ciclo do ensino básico numa turma de percursos curriculares alternativos
title_sort Cenários de aprendizagem inovadores com utilização de tecnologias móveis : um projeto no 3º ciclo do ensino básico numa turma de percursos curriculares alternativos
author Barros, Dany Francisco de Freitas de, 1982-
author_facet Barros, Dany Francisco de Freitas de, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Dany Francisco de Freitas de, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivos móveis
Ensino-aprendizagem
Tecnologias da informação e da comunicação
Trabalhos de projeto de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Dispositivos móveis
Ensino-aprendizagem
Tecnologias da informação e da comunicação
Trabalhos de projeto de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-10-13
2016-01-01T00:00:00Z
2017-02-17T09:58:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/26556
TID:201912570
url http://hdl.handle.net/10451/26556
identifier_str_mv TID:201912570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134349085376512