Letramento informacional e dispositivos móveis como instrumentos de combate à desinformação na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jonas Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1859
Resumo: Esta pesquisa tratou da análise do uso de dispositivos móveis no processo de letramento informacional, letramento que envolve as tecnologias digitais nas práticas de localização, comunicação, construção, colaboração e análise crítica de informações, ultrapassando os limites pessoais, sociais, econômicas, políticas e culturais. O que impulsionou a realização deste trabalho foi a nossa inquietação, enquanto docente, quanto às possibilidades de uso das tecnologias digitais na construção do conhecimento e a necessidade da investigação das possibilidades e limites de uso dos dispositivos digitais móveis de comunicação no processo de letramento informacional de alunos e alunas da educação básica, a partir do problema da desinformação, práticas de disseminação de informações falsas, fenômeno que afeta tanto o ambiente social como educacional. O objetivo principal dessa pesquisa foi analisar formas de uso dos dispositivos digitais móveis de comunicação que podem contribuir no processo de letramento informacional na educação básica em uma escola de Senhor do Bonfim/BA. Para tanto, tomamos como referenciais teóricas os estudos sobre tecnologias educacionais de Kenski (2012), o pensamento sobre a educação na era digital de Gómez (2015) e as discussões sobre letramentos e letramentos digitais de Soares (2016), Coscarelli (2016) e Dudeney (2016). A pesquisa em questão, de abordagem qualitativa e teve como estratégia metodológica o estudo de caso, sendo os instrumentos de construção dos dados: entrevistas semiestruturadas e observação participante. O local da pesquisa será no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, no município de Senhor do Bonfim/BA, e os colaboradores dessa pesquisa foram os docentes que atuam no Ensino Fundamental II do referido colégio. Para análise de dados, utilizamos análise de conteúdo, adotando as estratégias de Bardin (2016). Os principais resultados dessa pesquisa foram que os professores ainda não estabeleceram relação entre as tecnologias digitais e a sua prática educativa. Os professores não perceberam a dimensão do problema do crescimento da desinformação e que isso poderia interferir no âmbito educacional. Os professores contemplaram possibilidades de uso dos smartphones nas atividades de letramento informacional, mas ainda não tinham desenvolvido nenhuma metodologia específica para tal atividade. Consideramos no final que o caminho é árduo e delicado para os envolvidos no processo de letramento informacional, sejam eles usando recursos tradicionais ou mesmo recursos mais modernos como os da tecnologia móvel.
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O que impulsionou a realização deste trabalho foi a nossa inquietação, enquanto docente, quanto às possibilidades de uso das tecnologias digitais na construção do conhecimento e a necessidade da investigação das possibilidades e limites de uso dos dispositivos digitais móveis de comunicação no processo de letramento informacional de alunos e alunas da educação básica, a partir do problema da desinformação, práticas de disseminação de informações falsas, fenômeno que afeta tanto o ambiente social como educacional. O objetivo principal dessa pesquisa foi analisar formas de uso dos dispositivos digitais móveis de comunicação que podem contribuir no processo de letramento informacional na educação básica em uma escola de Senhor do Bonfim/BA. Para tanto, tomamos como referenciais teóricas os estudos sobre tecnologias educacionais de Kenski (2012), o pensamento sobre a educação na era digital de Gómez (2015) e as discussões sobre letramentos e letramentos digitais de Soares (2016), Coscarelli (2016) e Dudeney (2016). A pesquisa em questão, de abordagem qualitativa e teve como estratégia metodológica o estudo de caso, sendo os instrumentos de construção dos dados: entrevistas semiestruturadas e observação participante. O local da pesquisa será no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, no município de Senhor do Bonfim/BA, e os colaboradores dessa pesquisa foram os docentes que atuam no Ensino Fundamental II do referido colégio. Para análise de dados, utilizamos análise de conteúdo, adotando as estratégias de Bardin (2016). Os principais resultados dessa pesquisa foram que os professores ainda não estabeleceram relação entre as tecnologias digitais e a sua prática educativa. Os professores não perceberam a dimensão do problema do crescimento da desinformação e que isso poderia interferir no âmbito educacional. Os professores contemplaram possibilidades de uso dos smartphones nas atividades de letramento informacional, mas ainda não tinham desenvolvido nenhuma metodologia específica para tal atividade. Consideramos no final que o caminho é árduo e delicado para os envolvidos no processo de letramento informacional, sejam eles usando recursos tradicionais ou mesmo recursos mais modernos como os da tecnologia móvel.This research deals with the analysis of the use of mobile devices in the process of informational literacy, literacy that involves digital technologies in the practices of localization, communication, construction, collaboration and critical analysis of information, beyond personal, social, economic, political and cultural limits . What propelled this work was our concern, as a teacher, about the possibilities of using digital technologies in the construction of knowledge and the need to investigate the possibilities and limits of the use of digital mobile communication devices in the process of informational literacy of students and students of basic education, from the problem of disinformation, practices of dissemination of false information, a phenomenon that affects both the social and educational environment. The main objective of this research was to analyze ways of using digital mobile communication devices that can contribute to the process of information literacy in basic education in a school in Senhor do Bonfim / BA. In order to do so, we take as theoretical references the studies on educational technologies of Kenski (2012), thinking about education in the digital age of Gómez (2015) and the discussions on digital literacy of Soares (2016), Coscarelli (2016) and Dudeney (2016). The research in question, with a qualitative approach, had as its methodological strategy the case study, the instruments of data construction being: semi-structured interviews and participant observation. The research site will be in the Senhor do Bonfim State College, in the municipality of Senhor do Bonfim / BA, and the collaborators of this research were the teachers who work in Elementary School II of said college. For data analysis, we used content analysis, adopting the strategies of Bardin (2016). The main results of this research were that teachers have not yet established a relationship between digital technologies and their educational practice. Teachers did not realize the extent of the problem of disinformation growth and that this could interfere in the educational field. The teachers contemplated possibilities of using smartphones in information literacy activities, but had not yet developed any specific methodology for such activity. We consider in the end that the path is arduous and delicate for those involved in the process of information literacy, whether using traditional resources or even more modern features such as mobile technology.Amorim, Ricardo José RochaGomes, Antenor RitaRibeiro, Marcelo Silva de SouzaSantos, Jonas Martins2021-08-16T17:09:57Z2021-08-16T17:09:57Z2019info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSANTOS, Jonas Martins. Letramento informacional e dispositivos móveis como instrumentos de combate à desinformação na educação básica. Orientadora: Ricardo José Rocha Amorim. 2019. 74f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas Campus IV. 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