Os fatores influenciadores da intenção de procura online por hospedagem alternativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11506 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
id |
RCAP_f172b8a25c4f0ce2e2f7197057546f7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11506 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os fatores influenciadores da intenção de procura online por hospedagem alternativaEconomia de partilhaComércio electrónicoIndústria hoteleiraConsumidor onlineHospedagem onlineHospedagem alternativaShared economyE-commerceHotel industryOnline consumerOnline accommodationAlternative accommodationDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.A incorporação da Internet mudou a forma como as pessoas se relacionam, comunicam e consomem e, consequentemente, a relação entre empresas e consumidores mudou. A Internet passou a ser valorizada como uma ferramenta indispensável para a busca de novas informações e os avanços tecnológicos impulsionaram a criação de novos modelos de negócios, muitos deles baseados no fenômeno da economia compartilhada. Neste novo ambiente digital, a indústria do turismo encontrou espaço para expandir suas atividades, especialmente no que diz respeito ao setor de hospedagem. A necessidade de inovação na indústria hoteleira tornou-se inerente à vida cotidiana e necessária para garantir a competitividade, uma vez que o hóspede está cada vez mais informado e seletivo e os tradicionais hotéis passaram a competir com novas formas de hospedagem, abordadas ao longo desta investigação como hospedagem alternativa, meios de hospedagem alternativos, acomodações alternativas ou acomodações peer-to-peer. Entende-se por hospedagem alternativa todo o tipo de alojamento consolidado no contexto da economia compartilhada, à exceção dos hotéis. Por conseguinte, esta investigação explorou o mercado do comércio eletrónico, mais especificamente o setor de hospedagem, para compreender quais são os fatores que influenciam a procura online de acomodação alternativa e a eventual reserva. Dito isto, expõe-se a questão de partida desta pesquisa: Quais são os fatores que influenciam a procura online de hospedagem alternativa? Para conhecer a opinião dos inquiridos sobre a intenção de adquirir alojamento alternativo através da internet, foi disponibilizado um questionário online no qual foi obtida uma amostra de conveniência de 632 inquiridos. Os resultados dos entrevistados confirmaram todas as hipóteses da pesquisa e, assim, pode-se dizer que a oferta, a conveniência, as reviews online em páginas especializadas, o cancelamento de uma reserva, a possibilidade de socialização com os anfitriões, o ambiente social, o preço, as redes sociais, a confiança depositada nos websites, a experiência adquirida nas compras online, o word-of-mouth e o electronic-word-of-mouth influenciam a intenção do consumidor de pesquisar e, consequentemente, reservar hospedagem alternativa online.ABSTRACT: The incorporation of the Internet has changed the way how people interact, communicate and consume and, consequently, the relationship between businesses and consumers has changed. The Internet has come to be valued as an indispensable tool for the search for new information and the technological progress has driven the creation of new business models, many of them based on the phenomenon of the shared economy. In this new digital environment, the tourism industry has found the opportunity to expand its activities, especially in relation to the accommodation sector. The need for innovation in the hotel industry has become inherent to daily life and necessary to ensure competitiveness, since the guest is increasingly informed and selective and traditional hotels have begun to compete with new forms of accommodation, addressed throughout this research as alternative accommodation, alternative types of accommodation or peer-to-peer accommodations. Alternative accommodation is understood as all types of accommodation consolidated in the context of the shared economy, except hotels. Therefore, this investigation explored the e-commerce market, more specifically the hosting sector, to understand what factors influence the online demand for alternative accommodation and the possible booking. That said, the starting question for this research is: What are the factors that influence the online demand for alternative accommodation? In order to know the respondents' opinion about the intention of acquiring alternative accommodation through the Internet, an online questionnaire was published in which a convenience sample of 632 respondents was obtained. The results of the interviewees confirmed all the hypotheses of the survey and, thus, it can be said that the offer, the convenience, the online reviews on specialized pages, the cancellation of a reservation, the possibility of socializing with the hosts, the social environment, the price, the social networks, the trust placed on the websites, the experience acquired in online shopping, the word-of-mouth and the electronic-word-of-mouth influence the consumer's intention to search and, consequently, book alternative accommodation online.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialRosário, João Carlos Vinagre Ferreira doRCIPLChiarelli, Marina Cardoso2020-04-23T12:04:52Z2019-12-122019-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11506TID:202352129porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:44.888460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os fatores influenciadores da intenção de procura online por hospedagem alternativa |
title |
Os fatores influenciadores da intenção de procura online por hospedagem alternativa |
spellingShingle |
Os fatores influenciadores da intenção de procura online por hospedagem alternativa Chiarelli, Marina Cardoso Economia de partilha Comércio electrónico Indústria hoteleira Consumidor online Hospedagem online Hospedagem alternativa Shared economy E-commerce Hotel industry Online consumer Online accommodation Alternative accommodation |
title_short |
Os fatores influenciadores da intenção de procura online por hospedagem alternativa |
title_full |
Os fatores influenciadores da intenção de procura online por hospedagem alternativa |
title_fullStr |
Os fatores influenciadores da intenção de procura online por hospedagem alternativa |
title_full_unstemmed |
Os fatores influenciadores da intenção de procura online por hospedagem alternativa |
title_sort |
Os fatores influenciadores da intenção de procura online por hospedagem alternativa |
author |
Chiarelli, Marina Cardoso |
author_facet |
Chiarelli, Marina Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira do RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chiarelli, Marina Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia de partilha Comércio electrónico Indústria hoteleira Consumidor online Hospedagem online Hospedagem alternativa Shared economy E-commerce Hotel industry Online consumer Online accommodation Alternative accommodation |
topic |
Economia de partilha Comércio electrónico Indústria hoteleira Consumidor online Hospedagem online Hospedagem alternativa Shared economy E-commerce Hotel industry Online consumer Online accommodation Alternative accommodation |
description |
Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-12 2019-12-12T00:00:00Z 2020-04-23T12:04:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/11506 TID:202352129 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/11506 |
identifier_str_mv |
TID:202352129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133464822284288 |